quarta-feira, 28 de março de 2012

Parceria UFPA e Universia Brasil oferta curso de idiomas para comunidade acadêmica




Uma parceria entre a Universidade Federal do Pará - por meio da UNIVERSITEC, e a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA - com o Projeto Universia Brasil, vai oportunizar aos calouros 2012, doutorandos, docentes e técnico-administrativos de Belém e dos campi do interior o aprendizado a distância de diferentes idiomas. Ao todo, são 5.000 vagas ofertadas gratuitamente, sendo 1.700 para inglês, 1.650 para espanhol e 1.650 para chinês.  Para docentes, estão sendo ofertadas 250 vagas, sendo 90 vagas para inglês e 80 vagas para chinês e espanhol, cada. Já os técnico-administrativos têm disponíveis 500 vagas, sendo 180 vagas para inglês e 160 vagas para chinês e espanhol, cada. Estudantes de doutorado pela UFPA também têm sua cota de 500 vagas, sendo 180 vagas para inglês e 160 vagas para chinês e espanhol, cada. Para o coordenador de Consultorias e Serviços Tecnológicos da UNIVERSITEC, Gabriel Oliveira, o conhecimento básico de idiomas constitui-se um diferencial na eficácia e na eficiência, seja em atividades acadêmicas, seja em atividades administrativas. O objetivo é possibilitar melhorias na comunicação básica dos estudantes nesses idiomas. Os cursos serão ministrados de forma online, por meio de recursos multimídia, como vídeos, jogos e correio eletrônico. O próprio estudante será responsável por programar suas tarefas do curso, de acordo com sua disponibilidade de horário. As inscrições já estão disponíveis no site www.universitec.ufpa.br, até o dia 30 de março.

Para se inscrever nos cursos de idiomas, clique aqui.

XIV ENCUENTRO INTERNACIONAL HUMBOLDT

XIV ENCUENTRO INTERNACIONAL HUMBOLDT

Acontece entre os dias 15 a 19 de outubro de 2012, nas Termas de Río Hondo em Santiago del Estero (Argentina), o    XIV Encuentro Internacional Humboldt, que tem como tema La Hora de la “Desglobalización”.
O evento é organizado pelo Centro de Estudios Alexander von Humboldt com o apoio da Unión Geográfica de América Latina e pela Red Latinoamericana de Estudios Geográficos de la Unión Geográfica Internacional. Maiores informações podem ser obtidas pelos seguintes contatos:

terça-feira, 27 de março de 2012

I CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO E VII ENCONTRO DA REGIÃO NORTE DE HISTORIA ORAL



Acontece em Belém entre os dias 27 a 30 de março o I Congresso Pan-Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral que tem como tema "História do Tempo Presente & Oralidades na Amazônia". O evento, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), será realizado no Campus de Belém da UFPA. Segundo os organizadores do evento o mesmo tem o objetivo de consolidar a importância das fontes orais para os estudos na Amazônia, sendo um espaço de diálogo e formação de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, estreitando parcerias e incrementando colaborações entre pesquisadores do Brasil e países vizinhos.

Segundo o prof. Dr. Pere Petit, (professor da Faculdade de História - UFPA), coordenador geral do evento, a programação do evento  "além das Conferências de Abertura e Encerramento do Congresso-Encontro, serão realizados durante o evento nove Mesas-Redondas, dez minicursos, quinze Simpósios Temáticos (GTs), Grupos de Trabalhos nos quais serão apresentadas cerca de 200 comunicações, três Rodas de Conversa e apresentação de diferentes vídeodocumentários".

Professor e acadêmica da Faculdade de Geografia participam do evento



Prof. Daniel Valerius
 
Prof. Adolfo Oliveira Neto

O prof. da Faculdade de Geografia de Altamira, Daniel Valerius, conjuntamente com a academica Josenilda Araújo e o prof Adolfo Oliveira Neto (Faculdade de Geografia e Cartografia de Belém), participam do evento com o artigo intitulado  Contribuições da História de Vida no ensino de Geografia com alunos indígenas.
O trabalho segundo os autores visa socializar a experiência desenvolvida por professores da Faculdade de Geografia e Cartografia, em Belém, e da Faculdade de Geografia, em Altamira, onde a história oral é utilizada como instrumento metodológico no ensino de geografia com alunos oriundos de comunidades indígenas e que estudam em escolas localizadas na zona urbana do município de Altamira, no estado do Pará.

Explicam ainda que "tal projeto tem por finalidade investigar qual impacto o uso da história de vida pode ter no ensino de alunos indígenas e qual é a sua influência no processo de regate das tradições histórico-culturais e afirmação do território destas comunidades. Nestas, temporalidade, territorialidade, memória coletiva, história, imaginário, relações de trabalho e as disputas pelo domínio territorial são alguns dos elementos que constituem o território."

segunda-feira, 26 de março de 2012

MUNÍCIPIOS RECEBEM INVESTIMENTOS NA ÁREA DE SEGURANÇA.

por Vandinei S.Nascimento 

Viaturas entregues à Secretaria
 Especial de Segurança Pública do Pará.
Fonte:  www.blogbelomonte.com.br 
Em uma cerimônia no dia 06 de março de 2012 foram entregues à Secretaria Especial de Segurança Pública do Pará, 44 novas viaturas, (37 pick-ups, seis caminhonetes e um automóvel), 36 motocicletas, 1 helicóptero e também reforma do alojamento do 16° Batalhão da Polícia Militar em Altamira, o investimento faz parte das condicionantes da área de segurança pública. O helicóptero terá função de auxiliar nas áreas de segurança, saúde e defesa civil, o equipamento é alugado e será substituído por dois modelos novos que estão sendo adquirido pelo consórcio Norte energia. Os equipamentos auxiliaram os 11 munícipios dá área de influencia de Belo Monte, esses investimentos fazem parte do pacote de aproximadamente R$ 170 milhões a serem aplicados durante quatro anos na compra de equipamentos, execução de obras e serviços na região.



Helicóptero alugado pela Norte Energia
Fonte:  www.blogbelomonte.com.br  
Fontes: http://www.blogbelomonte.com.br/ e Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP).  

INVENTARIO TURISTICO DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA É FINALIZADO



Mesa de autoridades do evento
Aconteceu no dia 19/03/2012, na  Sala de Treinamentos e Cursos da Prefeitura Municipal de Altamira (Rua Otaviano Santos nº 2288  Bairro: Sudam I) o lançamento do Inventário da Oferta Turística do Município de Altamira. O evento contou com a participação de empresários, conselheiros de turismo, estudantes, secretários municipais de Altamira e de outros municípios da região, com destaque para os secretários de meio ambiente se Senador José Porfirio e de Brasil Novo. Durante o evento a Secretária Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo, Zelma Luzia da Silva Costa agradeceu as entidades envolvidas na construção do Inventário e falou da importância desse instrumento para o alavancamento do turismo municipal. A secretaria ainda relatou dos problemas enfrentados na realização do trabalho como a não colaboração de empresários que se negaram a prestar informações sobre seus estabelecimentos, prejudicando dessa forma não só o trabalho realizado mas também e principalmente o próprio empresário que não terá as informações sobre seu estabelecimento divulgadas para o grande público. Segundo ela, felizmente os número de empresários que se negaram a prestar informações foi recessivo e que, por outro lado grande parte do empresariado de Altamira foi receptiva a cooperativa com os pesquisadores.   

Secretaria Zelma Luzia da Silva Costa 
realizando a apresentação do Inventário  

O representante da Defensoria Pública, Dr. Fabio Rangel, também realizou considerações sobre a importância das informações no processo de planejamento do turismo municipal. Ressaltou ainda das transformações quye ocorrerão na geografia no município com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e modo como essa transformação afetará o setor turistico. Segundo o responsável técnico pelo Inventário da Oferta Turística do município de Altamira, prof. Luiz Fernando Roscoche, o instrumento é um marco na história do turismo de Altamira, pois segundo ele a partir de agora o turismo do município será norteado por critérios técnicos e não por suposições especulativas. Falou ainda da necessidade do município realizar um estudo do perfil da demanda turística do município e ainda da elaboração de um planejamento da atividade turística com base nas informações no inventário.  O prof. agradeceu ainda o trabalho realizado pelos estagiários.
No transcorrer do evento registrou-se a presença da Prefeita Municipal que falou sobre a potencialidade turistica do município e a importancia que o turismo terá num futuro próximo. Enalteceu as potencialidades naturais do município e parabenizou a paticipação dos orgãos envolvidos na realização do trabalho.
 
Durante o evento foi realizada a entrega dos certificados para os estágiarios que participaram do trabalho.

Turísmóloga Bruna Sullen apresentando
a metodologia do trabalho.  

A turismóloga Bruna Suellen realizou ainda uma apresentação aos presentes da metodologia aplicada na realização do trabalho, demostrando todas as etapas de produção de documento até sua confecção final.
Na sequencia foi realizado um coquetel onde os presentes puderam se confraternizar e discutir o trabalho realizado.
Aqueles que quiserem consultar o Inventário da Oferta Turística do município podem entrar em contato com a Secretária Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo de Altamira.







terça-feira, 20 de março de 2012

PROJETOS EM ANDAMENTO NA FACGEO - PROFA. M.SC. LUCIANA MARTINS FREIRE

por : Taiane de Cássia e Vandinei S. Nascimento 

Dando continuidade à série de entrevistas com professores da Faculdade de Geografia da UFPA campus Altamira, a equipe do JORGE conversou com a M.Sc Luciana Martins Freire para saber mais sobre os projetos que a professora desenvolve junto a faculdade e a comunidade acadêmica.

Luciana Martins Freire é licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2004) e mestre em Geografia pela mesma instituição(2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Impactos Ambientais, Paisagens de Exceção, Espeleologia, Turismo e Especulação Imobiliária. Além de Geógrafa, é Técnica em Turismo. Atualmente a professora Msc. Luciana Martins Freire possui dois projetos o primeiro e designado: GeoXingu, um projeto de extensão desenvolvido pela faculdade de Geografia do Campus de Altamira sendo que é  um portal de informações da Região do Xingu, que além de fornecer informações relativas ao ensino, pesquisa e extensão o espaço virtual também divulga informações do Campus de Altamira, abrangendo os municípios: Altamira, Anapú, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador Jose Porfírio, Uruará e Vitoria do Xingu. O projeto conta com a participação de dois bolsistas do curso de Geografia Antônio Clébio de Araújo e Cristiana de Souza Zacarias, que são responsáveis pela construção do site e edição de textos relativos ao contexto histórico e geográfico dos municípios.
A professora informa ainda que está iniciando um outro projeto de pesquisa Intitulado de: “Analise Geológica da Província Espeleológica Altamira/Itaituba- PA’’.

segunda-feira, 19 de março de 2012

EVENTOS DE GEOGRAFIA PARA O ANO DE 2012


por : Taiane de Cássia e Vandinei S. Nascimento 



MARÇO/2012

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Uberlândia/MG
7 à 9 de Março/2012.
O I Simpósio Internacional sobre Território e Promoção da Saúde será realizado em Uberlândia - MG, na Universidade Federal de Uberlândia, organizado pelo Observatório da Saúde, com o apoio da Coordenação do Curso de Gestão em Saúde Ambiental e do Laboratório de Geografia Médica e Vigilância em Saúde. O evento será realizado no anfiteatro 3Q do Campus Santa Mônica, Universidade Federal de Uberlândia.
6º COLOQUIO GEOGRÁFICO SOBRE AMÉRICA LATINA FACULTAD DE HUMANIDADES, ARTES Y CIENCIAS SOCIALES
Paraná, Argentina
14 à 17 de março de 2012
O principal objetivo do evento é reunir especialistas na área das ciências geográficas e afins, para discutir os desafios enfrentados pela América Latina na globalização participativa e democratizante do conhecimento, promover o diálogo e a criação de redes de colaboração acadêmica. O Colóquio de Geografia sobre a América Latina é um evento acadêmico internacional tem funcionado por mais de 15 anos e tem como missão ser um espaço de reflexão e análise sobre questões relacionadas à América Latina
MAIORES INFORMAÇÕES:
I CCE- COLÓQUIO CAMPENIENSE DE EDUCAÇÃO
MILTON SANTOS E A EDUCAÇÃO: A TEORIA ESPACIAL CRÍTICA MILTONIANA E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES
CAMPINA GRANDE – PARAÍBA
22 a 24 de março de 2012
A cidade de Campina Grande-PB sediará o I COLÓQUIO CAMPINENSE DE EDUCAÇÃO (I CCE) no período de 22 a 24 de Março de 2012, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica, técnicos e demais profissionais da educação, bem como a comunidade em geral. O propósito fundamental desse evento é promover o desenvolvimento do saber, propiciando aos participantes condições para debaterem e apresentarem suas produções científicas, ideias, experiências profissionais e políticas, bem como fortalecer os laços de intercâmbio, confiabilidade e respeito entre os profissionais da educação capazes de impulsionar o debate teórico, metodológico, político e ideológico, porém garantindo espaço para o comparecimento de divergências; fomentando a pesquisa e a divulgação de seus resultados.
Maiores informações: http://agbcgcce.xpg.uol.com.br/

ABRIL/2012                       

ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL - V EREGEO-Sul
Transgredindo Fronteiras (In)Visíveis do Território: ATUAÇÃO ESTUDANTIL
Universidade Federal da Fronteira Sul/Chapecó/Santa Catarina
6, 7 e 8 de Abril
Na construção dos EREGEOS, buscamos entender que Geografia concebemos para nossa atuação (tema do II EREGEOS), compreendemos que há diversos campos para esta atuação (III EREGEOS) e que é necessário ir além dos muros da universidade (IV e EREGEOS), para conseguir fazer tudo numa coisa só. Agora estamos construindo-as nossas Geografias, transgredindo e recriando os territórios hegemônicos e impostos. Nesse sentindo, o território do Oeste Catarinense possui uma diversidade geográfica desconhecida devido a hegemonia de seus produtores capitalistas, criando fronteiras, sejam elas informacionais, repressivas, territoriais, segregando o espaço e definindo a construção do mesmo. Nossa proposta é apresentar as práticas estudantis na quebra dessa hegemonia, transformando a construção do conhecimento geográfico em práxis e criando oportunidade de barrar os interesses econômicos em prol dos interesses sociais e ambientais.
Maiores informações: http://eregeosul.blogspot.com
SEMINÁRIO GEOPLAN 2012
Com o tema “conflitos ambientais e territoriais, pesca e petróleo no litoral brasileiro”!
O seminário GEOPALAN 2012
Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na cidade São Cristóvão.
11 a 13 de abril de 2012
Em sua primeira edição de âmbito nacional e quarta de cunho local, o SEMINÁRIO GEOPLAN 2012 oportunizará amplas reflexões e debates, pautados sob uma ótica tanto científica quanto de interlocução com a sociedade civil sobre o tema “Conflitos Ambientais e Territoriais: pesca e petróleo no Litoral brasileiro".
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.geoplan.net.br/index.html
III FORUM NACIONAL DE CIDADES HISTORICAS E TURISTICAS
Santa Maria sediará nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2012
o III Fórum Nacional de Cidades Históricas e Turísticas. Após ter ocorrido em Olinda (PE) e Santos (SP), o III Fórum Nacional de Cidades Históricas e Turísticas ocorrerá em Santa Maria (RS). Captado pela Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria, o evento é uma promoção do Ministério do Turismo, do IPHAN e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do RS. O evento ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2012, no Teatro Treze de Maio (Abertura Oficial dia 11 de Abril - 20h) e no Centro de Eventos do Itaimbé Palace Hotel (Programação Técnica nos dias 12 e 13).
MAIORES INFORMAÇÕES: (55) 3217 9415 com Laíse Chaves.
V SEMINÁRIO ESTADUAL DE ESTUDOS TERRITORIAIS
LOCAL: Campus Francisco Beltrão – Paraná
DATA: 19 DE ABRIL DE 2012
Esse seminário tornou-se, no período em questão, um importante espaço para socialização, debates e publicações dos resultados obtidos em pesquisas realizadas pelos professores e discentes membros do Geterr e de outros grupos de estudos congêneres do Paraná e de outros estados do Brasil. Atualmente, é um evento reconhecido regionalmente, sobretudo através das repercussões diretas do evento, como o envolvimento de mais de 400 pessoas na última edição, Convidamos para o V SEET pesquisadores com trajetória de pesquisa em geografia agrária e que são referências no âmbito do Paraná e em outros estados do Brasil, ampliando um debate que é relevante para a geografia e outras ciências sociais, pois é necessário socializar e discutir tanto as abordagens e concepções produzidas no meio acadêmico como as pesquisas que têm um caráter mais empírico. Essa é uma condição necessária para qualificar as pesquisas e mesmo as atividades de ensino que estamos realizando na graduação e nos cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.vseet.tk/

MAIO/2012

XII GEOCRITICA
Bogotá – Colômbia
7 a 11 de maio de 2012
A celebração do bicentenário da independência dos países que agora compõem a América Latina e o Caribe é uma boa oportunidade para discutir a relação entre a independência política, a construção de Estados ea definição das nações, em uma perspectiva ampla que abrange dois séculos da era moderna, incluindo a inércia que se arrastaram até o início do século XXI.
II SIMPÓSIO NACIONAL MARXISMO LIBERTÁRIO
Goiânia –Goiás
09 a 11 de maio  de 2012
Pretende-se aqui discutir a autogestão a partir da perspectiva marxista. Obviamente que lançaremos mão de outras obras e correntes do pensamento comunista-libertário. Desde sempre listamos autores fundamentais para a compreensão da perspectiva marxista-libertária. Nesse sentido, são fundamentais as obras de Karl Korsch, Anton Pannekoek,Paul Mattick, Otho Ruhle,Helmut Wagner, Maurício Tragtenberg, Rosa Luxemburgo, Ernst Bloch, Nildo Viana, Amadeo Bordiga,Eric Fromm dentre tantos outros que contribuíram, e contribuem, para a construção da autogestão social enquanto expressão real da sociedade do futuro.
IX SIMGEO: Simpósio de Geografia Vale do Paranaíba
Quirinópolis  -Goiás
24 a 27 de maio de 2012

I Encontro Regional de Geografia Urbana e Ensino Inclusivo de Geografia na Amazônia – EGUEAM
Universidade do Estado do Amazonas Campus Parintins
PARINTINS – AMAZONAS
28 de maio a 01 de junho de 2012
Amazônia: cidades (in)certezas e possibilidades. O Evento será dividido em oficinas, mesas redondas, palestras, trabalho de campo (a ser definido) e apresentação de trabalhos (oral e pôster) a serem encaixados a partir de cinco eixos temáticos.

JUNHO/2012

5O ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS
Belém - Pará
03 a 06 de junho de 2012,
O 5o Encontro da Rede de Estudos Rurais será realizado no Campus da Universidade Federal do Pará, em Belém, de 03 a 06 de junho de 2012, dando sequencia à construção de uma associação que reune pesquisadores seniores e jovens estudiosos do meio rural brasileiro. O tema geral do Encontro, Desenvolvimento, Ruralidades e ambientalização: atores e paradigmas em conflito, destaca as profundas alterações conceituais que vêm se acentuando e exigindo tratamento diferenciado no que diz respeito à relação entre ciência, sociedade e natureza. Desta vez o evento contará com 13 Grupos de Trabalhos, 7 mesas de debates e 2 conferências, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://rederural5.wordpress.com
VII Seminário Latino-Americano e III Seminário Ibero-Americano De Geografia Física
Universidade Federal do Amazonas -UFAM
MANAUS – AMAZONAS
11 a 16 de Junho de 2012
Promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e com apoio do CNPQ  de outras instituições locais. A composição dos Seminários (Latino e Ibero ), prima pela divulgação não somente pela produção de trabalhos científicos mas, também, pelo espaço á ciência básica, assim como, dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa de identificação, análise critica e reflexão das potencialidades e competências da Geografia nos mais diversos campos de atuação.
6ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TURISMO RESPONSÁVEL
São Paulo – São Paulo
18 a 20 de junho 2012
               
RIO+20
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
20 à 22 junho de 2012
O objetivo da conferência é garantir um compromisso político renovado para o Desenvolvimento Sustentável, analisar o progresso até o momento e as lacunas na implementação dos resultados das grandes cimeiras sobre Desenvolvimento Sustentável, e enfrentar desafios novos e emergentes. A Conferência incidirá sobre dois temas: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável ea erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.uncsd2012.org/rio20
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA
UFAM, Amazonas
24 a 28 de Junho de 2012
O seminário internacional de ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia é uma iniciativa do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas através de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores. É um evento essencialmente acadêmico destinado ao público de alunos de mestrado e doutorado, principalmente, e também pesquisadores e professores com atuação na pós-graduação. Em suas primeiras três edições anuais (2007, 2008 e 2009) o seminário teve uma abrangência nacional. Em 2009, com sua primeira edição internacional, o SICASA passou a ter uma periodicidade bianual.
VIII SEMINÁRIO DO TRABALHO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Marília- São Paulo
25 a 28 DE JUNHO DE 2012

JULHO/2012
15ª CONFERENCIA DO INTERNATIONAL PLANNING HISTORY SOCIETY (IPHS)
São Paulo, São Paulo
15 a 18 de julho de 2012
O tema proposto para a Conferência IPHS 15 é "Cidades, nações e regiões de planejamento na história". Ele aborda a questão persistente de como superar as disparidades territoriais e assimetrias na esfera do planejamento história. É uma tentativa para detectar conexões e descontinuidades, tensões e sobreposições, tanto nos processos de urbanização e no campo de planejamento. Como tal, traz para primeiro plano das práticas, conceitos e significados relacionados com as ligações entre as cidades, da nação e as diferentes escalas regionais.
64ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC
São Luís – Maranhão
22 a 27 de julho de 2012
O tema da nossa RA em 2012 - Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza - encerra a questão da inclusão social, abrindo espaço para incorporarmos, de forma definitiva, ainda que não totalmente completa, a questão da inclusão social em nossos eventos. A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e porque for. As atividades de nossas Reuniões Anuais e Regionais, sempre abertas ao público, já representam ações inclusivas realizadas pela SBPC, mas outras ações devem ser implantadas.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos
Belo Horizonte – 22 a 28 de julho de 2012
UFMG – Campus Pampulha
Segunda Circular
ÁREAS GERAIS: Cidade/Urbano, Campo/Rural, Pensamento Geográfico, Natureza/Meio Ambiente, Educação.
Os Eixos Temáticos constituem diretrizes para a formação das Mesas e dos ESCs.
EIXOS TEMÁTICOS
1 - Reestruturação produtiva do capital: grandes projetos de desenvolvimento e conflitos territoriais, 2 - Geografias, políticas e práticas educacionais, 3 - Brasil – Latinoamérica – Mundo: Estado, territórios e sociedades em movimento, 4 - Movimentos sociais: formas de luta e resistência, 5 - Natureza e sociedade: desenvolvimento e contradições, 6 - Saberes geográficos e lutas sociais: novas questões, novas abordagens, 7 Geografias, linguagens e tecnologias: apropriações e tensões.
XIII WORLD CONGRESSOFRURAL SOCIOLOGY–IRSA
Lisboa (Portugal)
DATA: 29 de julho a 04 de agosto de 2012
O XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural será realizada em dois locais diferentes. Universidade de Lisboa - Aula Magna.  Conferências plenárias no primeiro dia será na Reitoria da Universidade de Lisboa, nomeadamente na sua Aula Magna localizado no Campus Universitário. O Auditório da Universidade de Lisboa, que faz parte da reitoria da universidade na Cidade Universitária, é uma peça nobre da arquitetura oferecendo acústica notável. Ele foi projetado pelo arquiteto e pintor, Daciano da Costa e foi inaugurado em 1961.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://irsa2012.com/event/irsa-2012/

AGOSTO/2012

THE 32ND INTERNATIONAL GEOGRAPHICAL CONGRESS
Cologne, Alemanha
DATA: 26 a 30 agosto de 2012
O 32 Congresso Internacional de Geografia, em Colónia centra a atenção científica sobre os temas fundamentais da humanidade. Pesquisadores de todo o mundo são esperados em Colónia, em 2012. Geógrafos trazer as perspectivas amplas e metodologia de seu sujeito a suportar-se em quatro grandes complexos temáticos e contribuir para a solução dos urgentes questões científicas e sócio-político - trazendo de pesquisa para a Terra: Mudança Global e Globalização. Sociedade e Meio Ambiente. Riscos e conflitos. Urbanização e mudanças demográficas.

SETEMBRO/2012

II CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOLOGIA DA PAISAGEM E II SIMPÓSIO SCGIS-BR:
ECOLOGIA DE PAISAGENS E SUSTENTABILIDADE: CONECTANDO A TEORIA À PRÁTICA DA CONSERVAÇÃO
Salvador, Bahia
10 a 12 de setembro de 2012.
congresso será organizado pela filial brasileira da Sociedade Científica de Ecologia de Paisagens (IALE-Br). Conjuntamente com o II-IALE-BR, ocorrerá o II Simpósio SCGIS-BR, organizado pelo ramo brasileiro da “Society for Conservation Geographic Information Systems”. O simpósio terá como tema “SIG para conservação da biodiversidade: apoiando o planejamento e gestão de paisagens sustentáveis”. Esse simpósio deve atrair, além de pesquisadores das áreas de Ecologia de Paisagens e de Conservação, diversos profissionais interessados nos recentes avanços dos Sistemas de Informações Geográficas aplicados à  conservação ambiental.
O tema do Congresso de 2012 – “Ecologia de paisagens e sustentabilidade: conectando a teoria à prática da conservação”.
VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS
Belém, Pará
DATA: 18 a 21 setembro de 2012.
A cada dois anos a ANPPAS reúne a comunidade interessada em estudos e pesquisas em Ambiente e Sociedade. Os encontros nacionais da ANPPAS são fóruns importantes de discussão e de comunicação entre os pesquisadores, profissionais e estudantes que integram nossa comunidade. Também, é um importante momento para a criação de redes sociais em torno dos assuntos relacionados aos temas de interesse da associação.
46º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA - CBC
Centro de Convenções do Grupo Mendes
Avenida General Francisco Glicério n° 206, CEP 11065-400 Santos (SP).
30 de setembro e 05 de Outubro de 2012
O bem-estar alcançado pelo homem sempre envolveu o uso dos recursos naturais, como minérios, petróleo, gás e água. O uso de seus produtos de transformação tecnológica atingiu um crescimento estupendo nos séculos XX e XXI, a ponto de antecipar as projeções de esgotamento de alguns deles. O uso racional e eficiente dos recursos naturais é uma necessidade premente e uma preocupação compartilhada por toda a sociedade. A proposição de um evento com a temática "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais" significa reconhecer a importância da Geologia e das outras faces das Ciências da Terra para a descoberta e uso conservativo dos recursos naturais, notadamente recursos minerais e energéticos, a fim de alcançar um equilíbrio entre nossas necessidades e possibilidades do ambiente que nos cerca. As Geociências, outrora centradas na procura insaciável por bens minerais, descobrem que têm um papel fundamental na nova etapa de desenvolvimento do Mundo Global - o uso racional dos recursos naturais em prol do bem-estar e da sobrevivência da espécie Homo na face da Terra. Assim, nesta quadragésima sexta edição do Congresso Brasileiro de Geologia, serão criados diversos fóruns para expandir e instigar o debate deste grande desafio que se apresenta para o novo profissional de Geociências, no que diz respeito ao seu papel frente ao futuro da sociedade.
Maiores informações:  www.mendesconventioncenter.com.br

OUTUBRO/2012

XXI ENGA – ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA
Uberlândia – Minas Gerais
15 a 19 de outubro de 2012
UFU sediará o XXI ENGA em 2012
O Instituto de Geografia (IG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que em 1983 realizou o Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), ou seja, 29 anos atrás, terá  a honra de novamente realizar mais uma edição do referido evento. Agora, agregando a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) - campus do Pontal que também será responsável pela organização.
GEOMORFOLOGIA E EVENTOS CATASTRÓFICOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
21 a 24 de outubro de 2012
O tema escolhido para o próximo  SINAGEO 2012  - “Geomorfologia e Eventos Catastróficos: passado, presente e futuro” - foi concebido sob duas perspectivas fundamentais e integradas: uma aliada a demanda  por avanços  do conhecimento teórico no campo da Geomorfologia, e outra a demanda  por maior aplicação do conhecimento geomorfológico frente aos desastres induzidos por excesso ou escassez de chuvas que podem alcançar magnitude catastrófica.  O recente evento catastrófico  de chuvas  que atingiu  uma grande extensão da região serrana do Rio de Janeiro, em Janeiro de 2011, evidenciou a necessidade de maiores reflexões sobre o papel dos eventos extremos na dinâmica dos processos geomorfológicos e na evolução da paisagem nos Trópicos Úmidos.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.sinageo.org.br/

domingo, 18 de março de 2012

LANÇAMENTO DO INVENTÁRIO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA

Acontece no dia 19/03/2012, às 19 horas na  Sala de Treinamentos e Cursos da Prefeitura Municipal de Altamirao (Rua Otaviano Santos nº 2288  Bairro: Sudam I) o lançamento do Inventário da Oferta Turística do Município de Altamira, que foi realizado pela Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Universidade Federal do Pará. O documento de mais de 500 páginas é resultado de cerca de 6 meses de trabalho e contou inúmeros estagiários da UFPA, que foram capacitados pelo professor Luiz Fernando Roscoche (Faculdade de Geografia) e tiveram seus trabalhos de campo coordenados pela turismóloga Bruna Suellen. O documento possui informações detalhadas dos atrativos turísticos do municipio, além de sua infra-estrutura e serviços. Todos os atrativos bem como hotéis e restaurantes e demais elementos foram fotografados, georeferenciados, além de possuirem informações quantitativas e qualitativas que descrevem as caracteristicas de cada elemento.    
Com o Inventário Turístico concluido e com o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo, o município começa a se tornar apto e pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo. Um dos passos subsequentes a conclusão do INventário da Oferta Turística deve ser a realização do Plano Municipal de Turismo, visando dar um melhor aproveitramento dos recursos disponíveis do município.     

sábado, 17 de março de 2012

HOTÉIS EM ALTAMIRA - PARÁ

Com o intuito de sanar a deficiência de informações a respeito de Altamira na internet e ao mesmo tempo auxiliar aqueles que visitam ou mudam-se para a cidade de Altamira, o JORNAL DE GEOGRAFIA - JORGE, disponibiliza as informações sobre os meios de hospadagem existentes na cidade. As informações contidas aqui fazem parte do Inventário da Oferta Turistica do Muicípio de Altamira - 2012, realizado em parceria pela Prefeitura Municipal de Altamira, através da SEMAT e em parceria com a Universidade Federal do Pará. 
Deixem seus comentários em nosso Blog.


1.1 PÂMELA HOTEL
Endereço: Alameda Polivalente, 2649 – Bairro: Uirapuru.
Coordenadas: s: 3o12’40,1” e w: 52o13’3,6”
Telefone: (93) 3515 – 0400
E-mail: não possui
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: Demutran e hospital Santo Agostinho.
Nº de unidades habitacionais: 12
Nº de leitos: 60
Início das atividades: 2003
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã no refeitório com capacidade para 10 pessoas sentadas.
Formas de pagamento: somente dinheiro
Voltagem: 110/220
Valor médio da diária: R$ 70,00
Restrições: não é permitida a presença de animais e menores de idade sem os responsáveis.

1.2 MARIAH HOTEL
Endereço: Rua Coronel José Porfírio Alto, 3448 – Recreio.
Coordenadas: s: 3o13’15,9” e w: 52o13’03,9”
Telefone: (93) 3515 – 4297
E-mail: hotelmariah@hotmail.com
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: próximo ao IBAMA.
Nº de unidades habitacionais: 16
Nº de leitos: 16
Início das atividades: 2011
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, tv por assinatura, ar condicionado, internet, telefone e frigobar nos quartos dos hospedes. Esta
Inclusa na diária o café da manhã. Dispõe de um serviço bilíngüe e ar condicionado na área social.
Formas de pagamento: somente dinheiro
Voltagem: 110
Valor médio da diária: R$ 200,00 (mais simples) a R$ 300,00 (luxuoso).
Restrições: menor de idade sem os responsáveis.

1.3 HOTEL BELO MONTE
Endereço: Rua Comandante Castilho, 369 – Bairro: Centro.
Coordenadas: s: 3o12’12,9” e w: 52o12’28,8”
Telefone: (93) 9118 – 8017
E-mail: não possui
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: Supermercado Anchieta e Farmácia Fais.
Nº de unidades habitacionais: 13
Nº de leitos: 18
Início das atividades: 1990
Infraestrutura e serviços: os quartos possuem ventiladores, o café da manhã esta incluso na diária. O local dispõe de uma sala de vídeo.
Formas de pagamento: dinheiro.
Voltagem: 110
Valor médio da diária: R$ 35,00 a 45,00
Restrições: não especificado

1.4 BELA VISTA II
Endereço: AV. Tancredo Neves, 3840 – Bairro: Independente I.
Coordenadas: s: 3o13’13,4” e w: 52o13’23,2”
Telefone: (93) 3515 - 3284
Localização: urbano
E-mail: não possui
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Ponto de referência: SEMAT
Nº de unidades habitacionais: 19
Nº de leitos: 30
Início das atividades: 1996
Infraestrutura e serviços: o hotel disponibiliza TV, TV por assinatura, internet, telefone e ar condicionado, está incluso o café da manhã. Possui garagem para 4 carros, lavanderia e uma varanda.
Formas de pagamento: somente dinheiro
Voltagem: 110
Valor médio da diária: R$ 50,00 a 200,00
Restrições: fumar nos quartos.
                              
1.5 HOTEL ORINOCO
Endereço: AV. Tancredo Neves, 2263 – Centro.
Coordenadas: s: 3o12’32,8” e w: 52o12’52,9”
Telefone: (93) 3515 – 1326
E-mail: hotelorinoco@hotmail.com
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: mercado municipal.
Nº de unidades habitacionais: 31
Nº de leitos: 72
Início das atividades: 1999
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, TV, internet, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã.
Formas de pagamento: somente dinheiro
Voltagem: 110
Valor médio da diária: R$ 100,00
Restrições: as previstas na lei.

1.6 AMAZON XINGU HOTEL
Endereço: AV. Djalma Dutra, 2081 - Centro
Coordenadas: s: 3o12’29,1” e w: 52o12’50,2”
Telefone: (93) 3515 – 3425
Site: www.amazonxinguhotel.com
E-mail: amazonxinguhotel@gmail.com
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: banco Itaú e HSBC
Nº de unidades habitacionais: 38
Nº de leitos: 73
Início das atividades: 2009
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, internet, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma área social com ar condicionado, guarda bagagem, lavanderia e internet. Possui uma ilha (extensão do hotel) que esta sempre disponível para os hóspedes.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões e cheque faturado.
Voltagem: 110 v
Valor médio da diária: R$ 190,00 a R$320,00
Restrições: proibido animais e crianças menores sem acompanhante.

1.7 HOTEL CASA NOVA
Endereço: Rua Anchieta, 2296 - Centro
Coordenadas: s: 3o12’28,2” e w: 52o12’59,5”
Telefone: (93) 3515 – 2964
Site: não possui
E-mail: casanova_hotel@hotrmail.com
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: correios
Nº de unidades habitacionais: 12
Nº de leitos: 20
Início das atividades: 2011
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, TV, internet, ar condicionado e frigobar nos quartos dos hóspedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui um restaurante na área social com capacidade para 300 pessoas, churrasqueiras e estacionamento. O local ainda possui um auditório com capacidade para 100 pessoas sentadas.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões.
Voltagem: 110 v
Valor médio da diária: R$ 100,00 a R$300,00
Restrições: Proibido animais, fumar e beber.

1.8 PLAZA HOTEL
Endereço: Trav. Comandante Castilho, 235 - Centro
Coordenadas: s: 3o12’16,1” e w: 52o12’25,8”
Telefone: (93) 9153 – 7077
E-mail: não possui
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Nº de unidades habitacionais: 6
Nº de leitos: 12
Nome jurídico: PAULA CARMINA OLIVEIRA DE AQUINO MOURA
Início das atividades: 1981
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de tv, ar condicionado e ventiladores. Na área social possui uma churrasqueira e lavanderia
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110 e 220 v
Valor médio da diária: R$ 40,00
Restrições: proibido animais e fumar.
                              

1.9 HOTEL LISBOA
Endereço: Trav. Lindolfo aranha, 403 - centro
Coordenadas: s: 3o12’18,2” e w: 52o12’34,3”
Telefone: (93) 3515 – 7892
E-mail: hotel.lisboa@bol.com.br
Período de funcionamento: 24hs
Site: não possui
Localização: urbano
Ponto de referência: rua 7 de setembro
Nº de unidades habitacionais: 27
Nº de leitos: 81
Início das atividades: 1986
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, tv por assinatura na recepção e ar condicionado para os hospedes. Possui uma área social com churrasqueira e lavanderia.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110 e 220
Valor médio da diária: R$ 30,00
Restrições: proibido animais e crianças; não é permitido levar mulheres para os quartos; restrito: musica alta e bebida alcoólica.

1.10 HOTEL SOLAR
Endereço: Trav. Comandante Castilho, 345- Centro
Coordenadas: s: 3o12’13,8”          w: 52o12’27,9”
Telefone: (93) 3515 – 1515
E-mail: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Site: não possui
Localização: urbano
Nº de unidades habitacionais: 11
Nº de leitos: 16
Início das atividades: 1981
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de ventiladores nos quartos para os hóspedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma área social com sala de vídeo.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões e cheque faturado.
Voltagem: 110 v
Valor médio da diária: R$ 25,00
Restrições: proibido animais e crianças menores sem acompanhante.

1.11 HOTEL NITEROI
Endereço: Av. João Rodrigues, 1355 - uirapuru
Coordenadas: s: 3o12’22,4” e w: 52o13’15,0”
Telefone: (93) 3515 – 7706
E-mail: hotelniteroialtamira@gmail.com
Período de funcionamento: 24hs
Site: não possui
Localização: urbano
Ponto de referência: próximo à rodoviária municipal.
Nº de unidades habitacionais: 38
Nº de leitos: 60
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, internet, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma área social com ar condicionado e internet. Garagem para os hóspedes.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110 v
Valor médio da diária: R$ 60,00
Restrições: proibido animais e crianças menores sem acompanhante.

1.12 DALLAS HOTEL
Endereço: Rua Luiz NE da silva, 1002 – Sudam I
Coordenadas: s: 03o12’22,0” e w: 52o13’14,1”
Telefone: (93) 3515 – 4940
E-mail: dallashotelatm@gmail.com
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: em frente ao terminal rodoviário.
Nº de unidades habitacionais: 45
Nº de leitos: 68
Início das atividades: 2009
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, internet, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma área social com guarda bagagem e lavanderia. Estacionamento e manobrista.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões.
Voltagem: 110 e 220
Valor médio da diária: R$ 85,00 a 180,00
Restrições: proibido animais e a entrada de pessoas que não estejam cadastradas no hotel.

1.13 PALACE HOTEL
Endereço: Av. Tancredo Neves, 3093
Coordenadas: s: 3o12’56,8” e w: 52o13’08,3”
Telefone: (93) 3515 – 2057
Site: www.palacehotelaltamira.com.br
E-mail: palaceatm@hotmail.com
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: fábrica do guaraná Xingu
Nº de unidades habitacionais: 32
Nº de leitos: 60
Início das atividades: 2005
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, TV, internet, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Está incluso na diária, o café da manhã. Possui uma área social com ar condicionado, guarda bagagem, lavanderia e internet. Estacionamento com 15 a 20 vagas para carro e circuito interno de TV.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões.
Voltagem: 110 e 220
Valor médio da diária: R$ 175,00
Restrições: proibido animais, crianças menores sem acompanhante e fumar.

1.14 REQUINTE HOTEL
Endereço: Av. Tancredo Neves, 2229 - Centro
Coordenadas: s: 3o12’31,7” e w: 52o12’52,0”
Telefone: (93) 3515 – 2005/2832
Site: www.requintehotel.tur.br
E-mail: reservas@requintehotel.tur.br
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: mercado municipal
Nº de unidades habitacionais: 16
Nº de leitos: 26
Início das atividades: 1991
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, TV, internet, ar condicionado e frigobar para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui um restaurante na área social com capacidade de 100 a 200 pessoas e circuito interno. O local dispõe de área de segurança com iluminação e esgoto tratado. Informações turísticas e lavanderia compõem a área social.
Formas de pagamento: dinheiro.
Voltagem: 110 e 127
Valor médio da diária: apartamento simples R$ 125,00; duplo R$ 175,00 e triplo R$ 225,00.
Número de empregados:
Restrições: proibido animais e crianças menores sem acompanhante.

1.15 HOTEL BELA VISTA
Endereço: av. João pessoa, 1156 - catedral
Coordenadas: s: 3o12’16,5” e w: 52o12’16,8”
Telefone: (93) 3515 – 9058
Site: não possui.
E-mail: não possui.
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: na orla do cais, perto da escola instituto Maria de Mattias em frente ao Rio Xingu
Nº de unidades habitacionais: 20
Nº de leitos: 43
CNPJ: 05.973.645/0001 - 24
Nome jurídico: M.A. ROCHA HOTEL
Início das atividades: 1997
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv e internet para os hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma área social com lavanderia onde calça custa r$ 2,50; camisa e short r$ 1,50. Os quartos possuem TV, internet, frigobar, ar condicionado e ventiladores.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões e cheque faturado.
Voltagem: 110 v (tomadas) e 220/340
Valor médio da diária: R$ 25,00 a 120,00
Restrições: proibido animais, crianças e bebidas.

1.16 GLOBO HOTEL
Endereço: Trav. Pedro Gomes, 825 – Sudam I
Coordenadas: s: 3o12’33,9” e w: 52o12’31,7”
Telefone: (93) 3515 – 1690/ 4836
Site: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: complexo globo
Nº de unidades habitacionais: 51
Nº de leitos: 89
Início das atividades: 1999
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de telefone, tv, internet, ar condicionado e frigobar nos quartos dos hóspedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma área social com ar condicionado e internet. Possui um estacionamento com capacidade para 30 carros e um auditório. Na lavanderia o preço das calças é de R$ 3,00; camisas R$ 2,50 e peças íntimas R$ 1,00.
Formas de pagamento: a vista, todos os cartões e cheque faturado.
Voltagem: 110v.
Valor médio da diária: R$ 120,00 quarto de solteiro; R$ 160,00 quarto de casal; R$ 160,00 quarto duplo com duas camas de solteiro; R$ 200,00 quarto triplo com 03 camas de solteiro e R$ 250 quarto quadruplo com quatro camas de casal.
Restrições: proibido animais, andar sem camisa, não pendurar roupas na sacada e nem fumar na sala de espera.

1.17 HOTEL XINGU
Endereço: Rua 1o de Janeiro, 1586 – Catedral.
Coordenadas: s: 3o12’21,4” e w: 52o12’29,1”
Telefone: (93) 3515 – 0659
Site: não possui
E-mail: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: ao lado da igreja Assembléia de Deus, em frente ao posto cidade.
Nº de unidades habitacionais: 30
Nº de leitos: 60
Início das atividades: 2000
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de tv, ventilador, ar condicionado e frigobar nos quartos dos hospedes. Esta inclusa na diária o café da manhã. Possui uma lavanderia na área social.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110 e 220
Valor médio da diária: R$ 40,00 a R$ 150,00 com ventilador e R$ 80,00 a R$ 200,00 com ar condicionado.
Restrições: proibido animais, fumar e bebidas alcoólicas.


1.18 HOTEL MORAIS
Endereço: Trav. Salim Mauad, 20 – Sudam I
Coordenadas: s: 3o12’27,6” e w: 52o13’01,8”
Telefone: (93) 3515 – 2505
Site: não possui
E-mail: henrriquemorais05@hotmail.com
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: próximo ao restaurante casa nova
Nº de unidades habitacionais: 55
Nº de leitos: 55
Início das atividades: 1986
Infraestrutura e serviços: o estabelecimento dispõe de tv, internet, ventilador, ar condicionado e frigobar nos quartos dos hospedes. O café da manhã não incluso. Possui uma área social com bar e lanchonete com capacidade para 20 pessoas, sala de TV e vídeo, estacionamento e garagem e uma lavanderia.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110/220
Valor médio da diária: R$ 40,00 a R$ 150,00.
Restrições: não possui.

1.19 AUGUSTU’S HOTEL
Endereço: Avenida João Rodrigues Nº 555 BAIRRO: Esplanada do Xingu
Coordenadas: s 03013’12.4  w 0520 13’23.6”
Telefone: (93) 3515-4505
Site: www.altamiranet.com.br/augustushotel
Período de funcionamento: segunda a segunda (24 horas)
Localização: urbano
Ponto de referência: próximo ao Restaurante do Gilmar Nº de unidades habitacionais: 39
Nº de leitos: 61
Início das atividades: 2000
Infraestrutura e serviços: restaurante, bar, lanchonete, lavanderia, internet.
Formas de pagamento: dinheiro; a vista, aceita cartões de crédito e débito ( visa, mastercard, e american express)
Voltagem: 110 v e 220 v.
Valor médio da diária: R$180,00
Restrições: não é permitida entrada de animais.

B.2 POUSADAS

2.1 POUSADA O TUCUNARÉ
Endereço: Avenida João Pessoa nº 1128 bairro: Centro
Coordenadas: s 03012’16.0”w 052012’ 16.7”
Telefone: (93)3515-0507
Site: não possui
E-mail: não possui
Período de funcionamento: segunda a segunda das 06h00min às 23h00min
Localização: urbano
Ponto de referência: próximo ao INSTITUTO MARIA DE MATTIAS
Nº de unidades habitacionais: 05.
Nº de leitos: 10
Início das atividades: 15/07/2011
Infraestrutura e serviços: os quartos possuem TV e ar condicionado e restaurante com capacidade para 50 pessoas
Formas de pagamento: à vista e no cheque (qualquer banco)
Voltagem: 110v
Valor médio da diária: de R$ 80,00 para uma pessoa e R$ 100,00 para 2 pessoas
Restrições: os hóspedes não podem sair depois das 23 horas; não é permitida a entrada de animais; não é permitido fumar, beber e ouvir músicas.

2.2 POUSADA RIO XINGU – LODGE
Natureza da Entidade: Privada
Início da Atividade: desde 1998
Endereço: Localizada a 80 km de Altamira, no trecho da Bahia do Xingu, próximo a Belo Monte no Sítio Pesqueiro Estadual Volta Grande do Xingu
Telefone: 93 – 3515-5127 e 93 – 9976-2097
Coordenadas: S03o14’58” ; W051o43’21”
Descrição dos Arredores: No coração da Amazônia
Pontos de Referencia: Próximo a Belo Monte, Sítio Pesqueiro Estadual Volta Grande do Xingu
Localização: Rural
Período de Funcionamento: Ano inteiro
Mês de maior ocupação: Período de veraneio.
Unidades Habitacionais: 08 suítes avarandadas com capacidade total para 20 pescadores
Facilidades nas UHs: TV, TV por assinatura, rádio, internet, telefone, frigobar, ar-condicionado, ventilador, cofre
Outros: Serviço de lavanderia
Restaurante: Capacidade para 32 pessoas, culinária regional, bar, estacionamento, serviço bilíngue, sala de TV e vídeo, serviço de copa
Área Social: informações turísticas, guarda-bagagem, lavanderia, internet
Recreação e lazer: Piscina, mirante, campo para acampamento e churrasqueira, equipamentos para pesca, pingue-pongue
Observações: A estadia é feita por “pacotes” de no mínimo 5 dias com translado, pensão completa, bebidas(consumo livre), lavanderia, barcos e guia de pesca
Restrição aos hospedes: Para ser praticada a pesca esportiva na modalidade “pesque-solte” é necessário que o cliente possua a carteira de pescador esportivo emitida pelo IBAMA
Informações Complementares: A pousada possui pista para aeronaves de pequeno porte.

2.3 L.M. BORGES POUSADA
Endereço: Trav. Newton Miranda, 442
Coordenadas:
Telefone: (93) 9139-8408
Site: não possui
E-mail: lmborges.pousada@hotmail.com
Período de funcionamento: Segunda a Segunda das 06h00min às 23h00min
Localização: Urbano
Ponto de referência: A pousada está localizada em uma rua atrás do restaurante Feijão de Corda. Próxima a loja maçônica situada na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.
Apartamentos com banheiro privativo: 03.
Quartos (sem banheiro privativo): 07
Início das atividades: 15/07/2011
Infraestrutura e serviços: Os quartos possuem TV e ar condicionado.
Formas de pagamento: à vista e no cheque (qualquer banco)
Voltagem: 110v
Tipo de diária: com café da manhã
Serviços e equipamentos: estacionamento, garagem, música ambiente.


3 MOTÉIS

3.1 C Q SABE MOTEL
Endereço: Rodovia Ernesto Acioly s/n   bairro: colina 
Coordenadas: s 03010’ 56.1”  w 052011’ 10.7”
Telefone: (93) 3515-4534
Site: não possui
E-mail: cardosoecosta1@hotmail.com
Período de funcionamento: segunda a segunda 24horas
Localização: urbano
Ponto de referência: Em frente ao Parque de Exposição Antônio Inácio de Lucena
Nº de unidades habitacionais: não informado
Nº de leitos: não informado
CNPJ: 02833569/0001-63
Nome jurídico: COSTA E PINHO LTDA.
Início das atividades: 02/01/1998
Infraestrutura e serviços: TV; ar condicionado; tv por assinatura; calefação; internet; telefone. Possui ainda piscina, sauna a seco e banheiras de hidromassagem.
Formas de pagamento: à vista ou nos cartões de crédito (visa, matercard)
Voltagem:
Valor médio da diária: R$ 35,00
Restrições: proibido a entrada de menores de 18 anos.
                                              

3.2 LK MOTEL
Endereço: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes nº 2832 bairro: esplanada do Xingu
Coordenadas: s 03013’ 03”03.1” w 0520 13’ 01.0”
Telefone: (93) 3515-4029
Site: não possui
E-mail: não possui
Período de funcionamento: segunda a segunda  - 24 horas
Localização: urbano
Ponto de referência: próximo a horta da avenida.
Nº de unidades habitacionais: 08
Nº de leitos: 08
Início das atividades: 01/07/1996
Infraestrutura e serviços: possui estacionamento; ar condicionado; tv por assinatura; telefone; frigobar.
Voltagem: 110v
Valor médio da diária: R$ 30,00 por 2 horas apartamento simples e R$ 35,00 por 2 horas apartamento luxo. 24 horas custa R$ 120,00. Café da manhã opcional, não incluso no valor da diária.
Número de empregados: 04
Restrições: proibido a entrada de menores de 18 anos

3.3 KISS ME MOTEL
Endereço: Avenida Tancredo Neves s/n                Bairro: Independente II
Coordenadas: s 03013’ 13.1” w 0520 13’ 23.7”
Telefone: (93) 3515-1475
Site: não possui
E-mail: cardosoecosta@hotmail.com
Período de funcionamento: segunda a segunda - 24 horas
Localização: urbano
Ponto de referência: estrada do aeroporto e loja maçônica.
Nº de unidades habitacionais: 20
Nº de leitos: 20
Início das atividades: 19/12/1986
Infraestrutura e serviços: piscina; piscina aquecida; hidromassagem; bar/lanchonete; estacionamento; sala de tv/vídeo; boate; música ambiente; garagem; ar condicionado; TV por assinatura; lareira; telefone; frigobar
Formas de pagamento: á vista; Cartão débito e crédito: Visa e Master.
Voltagem: 220 v
Valor médio da diária: o apartamento simples custa R$ 25,00 por 2 horas, a suíte custa R$ 100,00 por 02 horas.
Número de empregados: 22
Restrições: só podem se hospedar 02 pessoas por apartamentos e não é permitida a entrada de menores de 18 anos.

3.4 STATUS MOTEL
Endereço: Rodovia Ernesto Acioly s/n
Coordenadas: s 03011’ 24.4”    w 052011’ 30.1”
Telefone/fax: 93-3515-1426
Site: não existe
E-mail: não existe
Natureza da entidade: privada
Inicio da atividade: 25/05/2004
Descrição dos arredores e distância dos principais pontos: próximo ao parque de exposições e quase em frente à AABB
Pontos de referência: parque de exposições; AABB.
Localização: urbana
Nº de empregados: 09       permanentes: 09
Período de funcionamento: segunda a segunda (24 horas)
Mês de maior ocupação: dezembro
Mês de menor ocupação: março
Valor médio das diárias: de R$ 30,00 a R$ 50,00 (2 horas)
Nº de UHS: 18.
Apartamentos com banheiro privativo: 18
Facilidades nas UHS: TV, ar condicionado, TV por assinatura, telefone, frigobar.
Voltagem: 110 v a 220 v
Tipo de diárias: café da manhã e refeições disponíveis
Serviços e equipamentos
Área social: não existe
Recreação e lazer: não existe
Instalações para eventos: não existe
Restrições aos hóspedes: não existe

4 DORMITÓRIOS

4.1 DORMITÓRIO PEDREIRAS
Endereço: Av. João Rodrigues, 1361 - Uirapuru
Coordenadas: s: 3o12’21,8” e w: 52o13’15,9”
Telefone: (93) 8136 - 0832
Site: não possui
E-mail: não possui
Localização: urbano
Ponto de referência: terminal rodoviário
Nº de unidades habitacionais: 16
Nº de leito: 30
Início das atividades: 1977
Serviços: o café da manhã esta incluso na diária. Possui um restaurante com capacidade para 25 pessoas e uma churrasqueira.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110
Valor médio da diária: R$ 25,00 a R$ 50,00.
Restrições: proibido animais e pessoas alcoolizadas


4.2 DORMITÓRIO NACIONAL
Endereço: Av. João Rodrigues, 1367 - uirapuru
Coordenadas: s: 3o12’21,6” e w: 52o13’5”
Telefone: (93) 9126 - 0419
Site: não possui
E-mail: não possui
Localização: urbano
Ponto de referência: terminal rodoviário
Nº de unidades habitacionais: 06
Nº de leito: 06
Início das atividades: 1984
Serviços: o café da manhã não esta incluso na diária. Possui um restaurante com capacidade para 25 pessoas e uma churrasqueira. Banheiro coletivo.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110
Valor médio da diária: R$ 30,00
Restrições: não possui.


4.3 DORMITÓRIO LOURA MORENA
Endereço: Rua Luiz Né da silva, 2405 – Sudam I
Coordenadas: s: 3o12’20” e w: 52o12,9”
Telefone: (93) 3515 - 7515
Site: não possui
E-mail: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência: terminal rodoviário
Nº de unidades habitacionais: 24
Nº de leito: 60
Início das atividades: 2003
Serviços: o café da manhã esta incluso na diária, pensão completa. Possui tv no quarto de casal.
Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110/220
Valor médio da diária: R$ 30,00 a R$ 90,00
Restrições: animais, menor sem acompanhante e pessoas alcoolizadas.

4.4 DORMITÓRIO SANTOS
Endereço: Trav. 10 de novembro, 899 – Sudam I
Coordenadas: s: 3o12’14,9” e w: 52o12’52,2”
Telefone: (93) 9135 – 8549/1828
Site: não possui
E-mail: não possui
Período de funcionamento: 24hs
Localização: urbano
Ponto de referência:
Nº de unidades habitacionais: 10
Nº de leito: 26
Início das atividades: 2008
Serviços: possui um restaurante com capacidade para 15 pessoas, sala de vídeo e ventilador nos quartos. Possui uma lavanderia onde custa R$ 1,50 cada peça de roupa.
.Formas de pagamento: a vista.
Voltagem: 110/220
Valor médio da diária: R$ 15,00
Restrições: não fumar e beber e nem música alta.