terça-feira, 31 de julho de 2012

ASTRÔNOMO DA UEPG AJUDA A CALCULAR O DIÂMETRO DO SOL

A medição, a mais precisa já registrada, foi realizada por grupo de cientistas americanos e brasileiros e possui margem de erro de apenas 65 quilômetros. 

Uma parceria entre cientistas americanos e brasileiros conseguiu calcular o diâmetro do Sol com a maior precisão já registrada. Segundo informações do site da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, a margem de erro é de apenas 65 quilômetros. A medição foi realizada com dados de satélite, a partir da observação do trânsito de Mercúrio no espaço. Os resultados da pesquisa serão publicados na revista Astrophysical Journal.

O cientista Marcelo Emílio, diretor do Observatório Astronômico da UEPG, junto a especialistas da Universidade de Stanford e da Universidade do Havaí, ambas nos Estados Unidos, integra o grupo que realizou o cálculo. Eles determinaram o diâmetro solar utilizando o satélite Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) e o instrumento Michelson Doppler Imager (MDI), que está a bordo do primeiro. Os dois possuem como missão estudar o Sol.


As medidas obtidas pela pesquisa — que usou dados do trânsito de Mercúrio de 2003 e de 2006 — revelam o momento em que a trajetória do planeta cruza a borda do Sol, o que forneceu os dados necessários para calcular o raio solar, que é de 696.342 quilômetros. O Sol possui então um diâmetro de 1.392.684 quilômetros, medida que pode ter resolvido inconsistências em outros cálculos realizados por telescópios na Terra.


A alta precisão de 65 quilômetros se deve ao fato de as imagens terem sido tiradas do espaço, não havendo a atmosfera da Terra para causar borrões na borda solar e no disco de Mercúrio. Segundo afirmou Marcelo Emílio ao site da UEPG, a precisão obtida por eles se equivale a calcular a altura da Torre Eiffel, na França, com três centímetros de precisão a uma distância de 70 quilômetros. 


De acordo com o cientista, a importância da medição está no fato de que pode auxiliar os astrônomos a entender melhor o interior do Sol, além de definir linhas de observação do brilho deste astro. Este último fator é capaz de prover dados sobre as alterações no Sol em décadas ou períodos maiores. 


Desde junho de 2011, a equipe está trabalhando para redefinir a pesquisa, mas agora de acordo com o trânsito do planeta Vênus, a fim de aumentar ainda mais a precisão das medidas. 

(Fonte: Revista Veja)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Recadastramento


A UFPA está realizando o recadastramento dos discentes para atualização dos dados cadastrais da comunidade acadêmica.

se você não fez o recadastramento no inicio do ano, o prazo para que possa atualizar seus dados vai até o dia 31 de agosto. acesse o formulário clicando aqui. Após o preenchimento de todos os dados, o discente recebe um comprovante de preenchimento e uma listagem de documentos que tiveram dados alterados, os quais ele precisará entregar como cópia na secretaria de sua Faculdade. O diretor acessará o sistema com a mesma senha que utiliza para ingressar no Portal do Professor e verá uma lista de alunos, por curso, que já efetuaram o recadastramento. Após a homologação, o discente está habilitado para realizar a sua matrícula normalmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA 

PELA NECESSIDADE DE REPENSAR NOSSO MODELO DE DESENVOLVIMENTO

 por Marcel Ribeiro Padinha

Nos Últimos 50 anos, a Amazônia vive um profundo processo de reestruturação sócio-espacial e reordenamento histórico-cultural. Esse processo ocorre, de maneira intensa, a partir da década de 1960, e compõe a política de “integração” e incorporação da região à “nova” divisão territorial do trabalho em escala nacional e internacional. A região consolida-se ao longo desses anos como um espaço estratégico para o projeto de nação que o Estado brasileiro autoritário ou pseudodemocrático projeta para o país.
A prioridade é “modernizar” a Amazônia, livrá-la do abandono. O caminho? A modernização do território por meio de um “sistema de objetos” materializado em uma malha de controle técnico e político, uma “malha programada”, constituída pelo conjunto de programas e planos governamentais que colocaram a Amazônia na condição de uma fronteira de recursos naturais a ser violentamente incorporada pelo grande capital.
Desta forma, o paradigma que norteia esse processo de ocupação da Amazônia é a economia de fronteira, que se fundamenta na idéia de progresso e de desenvolvimento – entenda-se crescimento econômico – e prosperidade INFINITA com base na exploração de recursos naturais, também eles percebidos como de duração INFINITA.
Acompanhando o projeto de modernização da Amazônia tem-se um conjunto de “magmas de significação” responsáveis pela criação de um imaginário em que se atribui uma positividade ao novo, tido como o moderno, o inovador e uma negatividade ao antigo, ao herdado do passado, ao tachado de tradicional. Essa perspectiva de compreensão da história e da realidade está pautada numa “ideologia do progresso” e numa espécie de “fundamentalismo do novo”, presentes em práticas e formas de representações caracterizadas pela violência e pelo colonialismo que ainda servem para justificar a marginalização de populações representativas da Amazônia, quais sejam: índios, ribeirinhos, pequenos agricultores, seringueiros, varzeiros, populações quilombolas.
Essas sociedades que possuem práticas de sociabilidades diferenciadas passam a ser classificadas como tendo modos de vida ultrapassados, por estarem pautadas em outras temporalidades históricas e configuradas em outras formas de TERRITORIALIDADES e por terem modos de vida estruturados a partir de racionalidades econômicas e ambientais com saberes e fazeres DIFERENCIADOS da racionalidade CAPITALISTA.
Esse projeto de modernização autoritária é materializado por meio de um Estado autoritário, e viabilizado através de grandes projetos, grandeza explicada pelo tamanho da desgraça que geram. Isso explica o porquê, de 50 anos pra cá, tais populações junto com suas sociabilidades singulares serem tidas como obstáculos ao “desenvolvimento”, posto que nessa visão se vislumbre um único futuro possível: a modernização ocidental capitalista e a sociedade de consumo urbano-industrial. Aqueles povos que não forem dignos de incorporar-se a esta marcha inexorável da história estão fadados a não mais existir... se assim eles e nós o permitirmos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

ÍNDIGENAS MANTÉM FUNCIONÁRIOS DA NORTE ENERGIA DETIDOS

por Marcelo Salazar 
Instituto Socio-Ambiuental

Hoje teve início um novo movimento indígena em torno de direitos não atendidos e respostas não fornecidas pelo Consórcio Norte Energia (NESA). Após primeira, de 4 reuniões programadas para discussão do mecanismo de transposição da Barragem principal da AHE Belo Monte, os cerca de 90 indígenas das TIs Paquiçamba e Arara da Volta Grande prenderam um grupo de funcionários da Norte Energia, entre eles um engenheiro, Othon, da equipe de planejamento do mecanismo de transposição de uma empresa sub-contratada, ligado a diretoria de contrução da Norte Energia, Carlos Eduardo da gerência Indígena da Norte Energia de Brasilia e Rafael da empresa Leme Engenharia, também sub-contratada da NESA. Estão também na Aldeia 3 servidores da FUNAI que não estão detidos mas permaneceram no local voluntariamente para acompanhar as negociações. A equipe chegou ontem e fez uma reunião com os indígenas e hoje de manha anunciaram a prisão.

Eles não poderão sair da Aldeia até que todas as condições sejam cumpridas. Acompanharam as reuniões as novas procuradoras do MPF, Dra. Thais e Dra. Neliza que já retornaram a Altamira junto com a Coordenadora regional da FUNAI, Estela, que chegaram a Altamira hoje as 16hs. Iriam acontecer 4 reuniões nas aldeias: Moratu, Bacajá, Pukaiako e na Ilha da Fazenda. Só ocorreu na Aldeia Moratu, todas as outras foram suspensas. 

Segundo Marcelo Salazar na pauta indigena estão a supensão das reuniões sobre o mecanismo de transposição, pois a reunião não esclareceu e não deu resposta para nada. Exigem que devem ir para a aldeia pessoas que possam dar as respostas sobre como ficará a navegação. Um segundo ponto seria  a reinvindicação do compromisso do IBAMA, da FUNAI e da Norte Energia de que a obra no rio (ensecadeira 2a fase) não será continuada enquanto não houver clareza e segurança sobre a transposição, enquanto não forem concluídas as estradas e enquanto não forem cumpridas as condionantes que estão pendentes. O terceiro ponto da pauta indigenas seria a reabertura das negociações com a Norte Energia acerca das propostas colocadas pelas aldeias da Volta Grande na reunião com o seu presidente, Carlos Nascimento sobre a desocupação do canteiro. (Indígenas disseram não ter aceitado as propostas da Norte Energia, mas Nascimento pediu um "voto de confiança" para desocuparem o canteiro do Sitio Pimental e se comprometeu a retornar a Altamira no dia 16 para retomar as negociações. Porém, o mesmo não teria comparecido para realizar as negociações. Os índios teriam redigido uma carta, da qual receberam respostas as quais condieram não satisfatória.
Os indigenas querem ainda a conclusão do sistema de abastecimento de água nas aldeias dessas TIs. (Pois essas aldeias não teriam poço, fato que leva os mesmo a utilizarem água do rio, considerada por eles de má qualidade. Marcelo Salazar explica que quando começou a intervenção no Xingu em janeiro de 2012, os índios denunciaram ao MPF que a qualidade da água estava afetada, foi feita uma vistoria em fev/12 e a Norte Energia assumiu o compromisso de fazer já o sistema de abastacimento de água para as Aldeias - perfuração de poços, caixa d'agua, encanamento, etc. Segundo informações dos indigenas, a obra era para ser concluido em 90 dias, porém, atualmente está pela metade. Os poços teriam sido perfurados mas o sistema não está implantado até o momento. E finalmente os indios requerem a definição sobre a ampliação/revisão da TI Paquiçamba.

terça-feira, 24 de julho de 2012

AMIGOS E FAMILIARES PRESTAM HOMENAGEM ÀS VITIMAS DO ACIDENTE NO PARANÁ


Alunos do Centro Acadêmico de Ciência da Computação e de Sistema de Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA) prepararam uma última homenagem aos colegas que faleceram no acidente.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

VIII Semana de Estudos Biológicos

Por: Taiane de Cássia


VIII Semana de Estudos Biológicos - SEBio
Acontece entre os dias 10 e 14 de setembro de 2012 a VIII SEBio – Semana de Estudos Biológicos que tem como tema Amazônia Energia e Meio Ambiente. O evento está sendo promovido pela comissão organizadora da SEBio em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia (CABio) e a Faculdade de Ciências Biológicas (FCB) do Campus de Altamira.
As inscrições poderão ser feitas a partir de  dia 01 de agosto ate 07 de setembro pelo site: www.sebioufpa.com.br e presencial durante o credenciamento no dia 10 de setembro.

O que é a SEBio – Semana de Estudos Biológicos?
A Semana de Estudos Biológicos (SEBio) é um evento institucional realizado por alunos e professores da faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará campus Altamira. O evento envolve a comunidade acadêmica, institutos de pesquisas, escolas técnicas, órgãos públicos, instituições de ensino público e privado e a sociedade de um modo geral, de forma que estimule o conhecimento, discussões e soluções possíveis frente aos novos métodos de desenvolvimento na região evidenciando o papel da universidade como produtora de conhecimento, visando o debate sobre temas atuais de importância para a ciência e abordando assuntos relevantes para a educação básica e superior.
A Escolha do Tema do Evento
Com inicio em 2004, a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas esta em sua oitava realização, com o tema de 2012: Amazônia: Energia e Ambiente, com objetivo de oferecer um conjunto amplo de atividades e conhecimento que agucem o interesse dos estudantes. O objetivo do tema escolhido é fomentar as discussões através do conhecimento científico e de um olhar crítico sobre as perspectivas da sociedade para o futuro, já que o tripé da mesma, saúde, educação e meio ambiente encontram-se em incansáveis discussões, estreitando os laços da própria universidade com os diversos setores da sociedade, disponibilizado um ambiente de debate e discussão considerando o Ano Internacional e a atual conjuntura. O evento acompanhará a temática do ano internacional instituído pela ONU que será abordado em todo e evento. O oitavo encontro está sendo promovido pela comissão organizadora da SEBio em parceria com o Centro Acadêmico de Biologia (CABio) e a Faculdade de Ciências Biológicas (FCB) do Campus de Altamira.
O Exemplo através da prática
Durante o evento, materiais oriundos da divulgação como plásticos e papel, serão enviados para entidades especializadas em reciclar esses resíduos. Essa medida tem por objetivo preservar o meio ambiente e conservar o patrimônio do Campus de Altamira, além de complementar a renda dos que trabalham com esse meio de reciclagem.
Diversidade da programação do evento
A comissão organizadora geral do evento espera através dos minicursos, palestras e mesas redondas ofertadas, alcançar um grande público para que florem alternativas sustentáveis a ser empregadas na região com o mínimo de impactos na biodiversidade e que proporcionem novas mediadas de educação e saúde para a sociedade local.
Expectativa de Público
O público esperado é superior às edições anteriores de forma a alcançar 700 participantes oriundos das mais diversas regiões do Estado do Pará e de outros Estados atraídos pelo teor científico-educacional do evento que trará nomes importantes no meio científico. Confira a programação do evento:
Programação
              DIA
            HORA
        ATIVIDADE
          LOCAL


SEGUNDA-FEIRA (10/set.)


Das 08h00min às 14h00min


       Credenciamento
Entrada do Prédio da Faculdade de Ciências Biológicas
A partir das 19h00minh
Conferência de Abertura
Ano Internacional da Energia Sustentável
Minist. Prof. Dr. Alberto Akama (UFT/TO)
Quadra de Esportes Anexo I
TERÇA-FEIRA (11/set.)
Das 08h00min às 09h45min

Palestra 01
Os recursos Hídricos
Palestrante: Prof. Dr. Yarnel (UFPA/Altamira)
 Auditório
  Anexo I



Das 10h15min às 12h00min
       


 Mesa 01
As Potencialidades Energéticas Brasileiras
Mediador: Prof. Dr. Miquéias (UFPA/Altamira)
Membros: PhD. Rodolfo Salm (UFPA/Altamira), Prof. Dr. Alberto Akama (UFT/TO), Prof. Dr. Yarnel (UFPA/Altamira) e Representante da Norte Energia
Auditório
 Anexo I
Das 14h00min às 18h00min
Das 14h00min às 18h00min
      
                  Minicurso
Prédio da Faculdade de Ciências Biológicas
A partir das 19h30min
Das 14h00min às 18h00min
Abertura da Exposição “Biodiversidade Amazônica
Curador: Prof. Dr. Emil José Ernández Ruz (UFPA/Altamira)
Biblioteca da UFPA Altamira

QUARTA-FEIRA (12/set.)
Palestra 02

Das 08h00min às 09h45min
 Código Florestal Brasileiro: Mudanças, mitos e verdades
Mnist. Paulo Amorim (IFT)
Auditório
Anexo I


Das 10h15min às 12h00min


Mesa 03
Utilização X Conservação do Ambiente
Mediador: Luis Fernando (UFPA/Altamira)
Membros: Paula (FVPP), Prof. Dr.   Sebastião, Dr. Marcelo Salazar (ISA) e Paulo Amorim (IFT)
Auditório Central
Anexo I
Das 14h00min às 18h00min


              Minicurso
Prédio da Faculdade de Ciências Biológicas
A partir das 22h00min

Noite da Cultura Paraense
Participantes: Grupo Folclórico Cisne Branco e Cia Papo Show (Fundação Tocaia)
Cantina Universitária
Quinta-Feira
(13/set.) Das 08h00min às 09h45min
Palestra 03

Darwin e o Surgimento da Biologia como Ciência
Palestrante: Prof. Dr. Mário de Pinna (USP)
Auditório
Anexo I

Das 10h15min às 12h00min
Mesa 04
A Filosofia da Ciência e a Teoria da Evolução
Mediador: Profa. Dra. Magali Gonçalves Garcia (UFPA/Altamira)
Membros: Profa. Dra. Janice Muriel Cunha (UFPA/Bragança), Prof. Dr. Mário de Pinna (USP) e Prof. Dr. Nelson Papavero (USP)
Auditório
Anexo I

Das 14h00min às 18h00min

Enceramento de Minicurso

Prédio da Faculdade de Ciências Biológicas

A partir das 22h00min
            Noite Cultural
Rua Sete de Setembro

Sexta-Feira (14/set.)
Das 08h00min às 12h00min Workshop
Biologia Empresarial
Profa. Dra. Daniella (UFPA/Altamira), BIOTA, LEMI e SEBRAE.
Auditório
Anexo I

Das 14h00min às 16h00minh Palestra 04
Sustentabilidade
Minist. Arcades
Auditório
Anexo I

Das 19h00min às 20h30minh Conferência de encerramento
Sustentabilidade: Existe ou não
Mediador: Dr. Hermes Fonseca de Medeiros (UFPA/Altamira)
Componentes: Ardcades, e (IPAM)
Auditório
Anexo I

A partir das 22h00min

Festa de Encerramento
Cantina Universitária da UFPA/anexo I

LISTA DE MINICURSOS
MINI-CURSOS
DATA
Nº de Vagas
MC 01
Técnicas Básicas de Biologia Molecular
Minist. Prof.ª Dra. Magali Gonçalves Garcia (UFPA/Altamira) e Prof. Dr. José Emil Hernández-Ruz (UFPA/Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10
MC 02
Qualidade do Leite e Legislação
Minist. Consultor Saulo Sabino (SEBRAE/Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
25
MC 03
Análises Clínicas Aplicada
Minist. Prof. MSc. Anderson Barbosa Baptista (UFPA/Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
15
MC 04
Perícia Ambiental
Minist. Prof.ª Andreia (UFPA/Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10
MC 05
Biogeografia de Ilhas
Minist. Prof. Dr. Nelson Papavero (USP/São Paulo)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10
MC 06
Técnica de Cultivo Hidropônico
Minist. Gestor Ambiental Pedro Vitoriano (Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10
MC 07
Elaboração de Mapas de Distribuição Geográfica através de Programas Específicos.
Minist. Prof. Dr. Leandro Melo de Sousa (UFPA/Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10
MC 08
Ornitologia de Campo
Minist. MSc. Luiz Couto (WWF/Brasil)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10
MC 09
Respirometria do Solo como Ferramenta na Comparação de Ambientes
Minist. Prof. Dr. Ulisses Brigatto Albino (UFPA/Altamira)
De 11 a 13 / 09 / 2012
10

Comissão Organizadora da SEBio
Faculdade de Ciências Biológicas – FCB/Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira.

Apoio:
Centro Acadêmico de Ciências Biológicas – CABio;
Faculdade de Ciências Biológicas – FCB;
Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Universitário de Altamira.

A coordenação da 12ª Semana de Integração das ciências Agrárias - SICA informa a comunidade acadêmica em geral que o prazo para o envio de trabalhos científicos foi prorrogado até dia 05 de agosto. O edital com os eixos temáticos e normas para submissão se encontram no endereço eletrônico abaixo, assim como o E-mail para envio de trabalhos.

Universidade Federal do Pará- Campus Altamira
Organização: Engenharia Agronômica e Florestal

site: www.sicaufpa.webnode.com
E-mail: sicaresumos2012@hotmail.com


Sicaufpa
sicaufpa.webnode.com

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ESTUDANTES DA UFPA SOFREM ACIDENTE NO PARANÁ


Imagem: parana-online.com.br

Segundo a policia rodoviária estadual o acidente ocorreu na segunda-feira (16) na rodovia estadual PR-090, no KM-155 da Rodovia PR-090, na localidade de Piraí do Sul (a 184 km de Curitiba, capital do Paraná). O ônibus saiu da pista e caiu numa ribanceira, o veiculo que saiu de Belém levava 52 pessoas, os passageiros iriam participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. A causa provável para o acidente seria que, o ônibus bateu na parte lateral de um caminhão que vinha no sentido contrário e caiu na ribanceira, as causas exatas do acidente vão ser investigadas.

Foram 10 vitimas fatais e 26 ficaram feridas, o governo do estado do Pará enviou representantes para dar apoio às vitimas.  A Universidade Federal do Pará (UFPA) manifestou apoio e se solidarizou as famílias das vítimas, o professor Eduardo Cerqueira da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações da UFPA estar no local para acompanhar e prestar assistência aos estudantes, com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Em nota, a assessoria de Comunicação do Congresso informou que os participantes e organizadores do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação fizeram uma homenagem às dez vítimas da tragédia, que estavam a caminho do evento. Na abertura oficial do Congresso, ocorrida às 19h desta segunda-feira, houve um minuto de silêncio.

Os dez passageiros que morreram no acidente e foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) do Paraná são: Ariane dos Santos Sinimbu, Bruno Azevedo Amaral, Darlyce de Lima Cavalcante, Felipe José Barros Amin, Ivana Dias Rosa, Leonardo Lopes Couto, Renato Iori da Conceição, Sivaldo Miranda do Nascimento Júnior, Thamirys dos Santos Oliveira e Wilson Louzeiro Evangelista.

Feridos
No início da tarde, a Polícia Rodoviária Estadual divulgou uma lista com o nome das 29 pessoas feridas no acidente. Veja a lista abaixo:
Alessandra Batista Santos, 23 anos
André do Rosário Quadros, 20 anos
Antônio André da Cunha Silva, 20 anos
Antônio Marcos Ferreira de Souza, idade não informada
Bárbara Elen Silva de Souza, 20 anos
Camila Araújo da Rocha, 11 anos
Caroline Tapajós Correa Sobral, 18 anos
Cláudio Diego Teixeira de Souza, 20 anos
Daniel Nonato Boga Freire, 25 anos
Derick Eduardo Dias Rosa, 20 anos
Diva Silveira Boulhosa Malato, 26 anos
Elder de Jesus Ferreira da Silva, 20 anos
Fernando Fabio Dias Gama, 24 anos
Frederick Charles Herse Correa Garcia, 19 anos
Iury da Silva Batalha, 21 anos
Jerilson Catique Duarte, 20 anos
João Luis dos Reis Lima, 28 anos
João Malcher da Cunha Neto, 19 anos
José Correia da Silva Junior, 20 anos
Lisandra Duarte Nascimento, 17 anos
Luana Guimarães Gonçalves, 19 anos
Luiz Augusto Monteiro Rosa Danim, 20 anos
Maria Alina Correa Sobrinho, idade não informada
Manoel Maria Lopes de Pina, 55 anos
Otávio de Paula Albuquerque, 19 anos
Peterson Maques Costa, 21 anos
Rafael Mesquita do Mar, 23 anos
Raissa Lorena Silva da Silva, 20 anos
Ricardo Soares da Silva, 18 anos

As vítimas mais graves foram encaminhadas para três hospitais de Ponta Grossa e as demais para um hospital em Castro e outro em Piraí do Sul.