sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ALUNOS DA GEOGRAFIA APRESENTAM PRÉ PROJETOS DE TRABAHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Os alunos da turma de 2009 do curso de Licenciatura em Geografia, Campus de Altamira, apresentam no dia 25 e 26 de outubro do auditório do Campus I da UFPA os pré-projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. Os trabalhos são apresentados pelos acadêmicos que são avaliados por uma banca composta pelos professores da Faculdade de Geografia, tendo como objetivo fornecer contribuições para o desenvolvimento dos trabalhos dos acadêmicos.
No primeiro dia das apresentações muitos alunos avaliaram como positiva a oportunidade, uma vez que os aproxima da dinâmica da apresentação de trabalhos acadêmicos e possibilita que recebam sugestões dos professores da banca, ficando a critério do orientador e do próprio alunos acatarem ou não as referidas sugestões.  
Segundo o prof. da Faculdade de Geografia, Daniel Vallerius "...a atividade foi muito feliz. A pluralidade temática apresentada, a consistência dos trabalhos e especialmente, o empenho dos estudantes para atender a proposta foram significativos e merecem nosso aplauso. Será realizada uma avaliação mais detalhada da ação no conselho da Faculdade de Geografia, porém alguns alunos nos procuraram para elogiar a iniciativa e isto ja é um importante retorno. Também é fundamental agradecer a cooperação dos professores que se fizeram presentes e trouxeram contribuições valiosas para a continuidade dos trabalhos. Enfim, creio que a atividade renderá bons frutos para todos os envolvidos."

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O BELO MONTE DE OURO NA VOLTA GRANDE DO XINGU


Como se já não bastassem os impactos ambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte a Volta Grande do Xingu outro mega projeto de extração de ouro ameaça a  vida de ribeirinhos, indígenas e de toda flora e fauna amazônica. Segundo Telma Monteiro, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte viabiliza através do fornecimento de energia a instalação do  mega empreendimento de mineração.   
O local de extração do ouro será na volta grande do Xingu, área diretamente impactada pela construção da Hidrelétrica uma vez que nesse trecho do Rio onde terá a vazão reduzida. Nesse trecho encontram-se duas terras indígenas e centenas de famílias de ribeirinhos que poderão sofrer diretamente os impactos das duas grandes obras. Se Belo Monte será a segunda maior hidrelétrica do mundo a área de mineração de ouro em questão será a maior do Brasil.
BRASIL COLÔNIA – EMPRESA CANADENSE LEVANDO O OURO BRASILEIRO 
O projeto que é da Empresa Belo Sun Mineração, subsidiária brasileira da Belo Sun Mining Corporation, empresa canadense pertencente ao grupo Forbes & Manhattan Inc., banco mercantil de capital privado que desenvolve projetos de mineração em todo o mundo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA?
A primeira “audiência pública”, iniciou de maneira sorrateira no dia 13 de setembro de 2012, muito embora a procuradora do Ministério Público Federal no Pará Thais Santi, presente no evento, não tenha reconhecido tal evento como uma audiência, dizendo não reconhecer a legitimidade do mesmo e afirmando que estaria disposta a “brigar” para levar esse licenciamento para a esfera federal. 
50 TONELADAS DE OURO
A expectativa de inicio das obras, segundo a empresa  é 2013 e o início da extração do outro em 2015. O direito de concessão da empresa é de 12 anos, que espera retirar mais de 50 toneladas de ouro no período. Segundo a empresa Belo Sun Mining, o potencial de produção de ouro na Volta Grande do Xingu é de 4.684 quilos de ouro por ano. Segundo o site Valor Econômico tal produção pode gerar um faturamento anual de R$ 538,6 milhões.
IMPACTOS FÍSICOS E QUIMICOS
Segundo reportagem realizada pelo Instituto Socioambiental (ISA), a mineradora desconsidera os impactos cumulativos que a barragem e da mineração irão causar. Segundo o ISA nem mesmo os técnicos do IBAMA tem real dimensão do impacto que a usina trará para a qualidade da água e soma-se a isso a possível possíveis contaminações por rejeitos tóxicos da mineração que ficaram estocados em barragens próximas ao Rio Xingu. De acordo com o projeto de extração de outro da empresa, esta deve usar uma substancia química conhecida como cianeto que tem como objetivo separar o ouro das rochas. Segundo especialistas a  substância é reconhecidamente perigosa.
EXPLOSÕES PRÓXIMAS A BARRAGEM
O empreendimento pode gerar outros problemas de segurança. Segundo um funcionário da Eletrobrás presente na audiência pública, “a mineração lida com explosivos e eles geram abalos sísmicos e abalos sísmicos podem ter influência no barramento gigantesco que é Belo Monte”.
OS IMPACTOS SOBRE AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
O empreendimento se instalará a menos de 20 quilômetros da barragem e 16 quilômetros das terras indígenas dos Arara da Volta Grande da  Paquiçamba, do povo Juruna. As duas terras indígenas fazem fronteira com o empreendimento porém é mencionada como área de influência indireta do mesmo. Segundo o ISA, “nenhum dos povos da região foi consultado sobre da instalação da mineradora e tampouco foram avaliados os impactos eventuais sobre eles”.

   
Fontes:
http://www.zedudu.com.br/?p=24778 Acesso em 24/10/2012 às 17:17

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PIBID UFPA PROMOVE CURSO DE LIBRAS

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o apoio da Divisão de Extensão (Campus Altamira), promove o Curso de Libras: Teoria e prática para estudantes de licenciatura da UFPA. O curso terá inicio sábado (27/10/2012) às 15 horas, com carga horária total de 25h/aula e tem como público alvo os estudantes de licenciatura da UFPA.  O curso será ministrado pelo acadêmico Daniel Costa dos Santos (PIBID Geografia UFPA) e será gratuito aos discentes. As inscrições se iniciam no dia 25/10 e se encerram dia 26/10 na Faculdade de Geografia. Maiores informações podem ser obtidas com o Prof. M.Sc. Daniel Vallerius pelo e-mail: vallerius@ufpa.br.

Vestibular da UFPA 2013: Enem e o sistema de cotas

A  Universidade Federal do Pará- Campus de Altamira, convida os estudantes e os interessados para a palestra " Vestibular da UFPA  2013: Enem e o sistema de cotas".  Na ocasião ocorrerão esclarecimentos ao público sobre o novo sistema de cotas, ministrado pela Professora Drª. Marilucia Barros de Oliveira Diretora do CEPS (Centro de Processos Seletivos) da Universidade Federal do Pará . O evento será realizado no dia 25 de outubro de 2012 (quinta-feira), no Auditório Central da UFPA/ALTAMIRA, a partir das 15h.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE EXPANSÃO DA UFPA NA REGIÃO


AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE EXPANSÃO DA UFPA NA REGIÃO

 Acontece no dia 25 de outubro de 2012, no Auditório da Casa de Cultura (ao lado do Cinema Lúcio Mauro) a Audiência Pública para discutir os Planos de Expansão da Universidade Federal do Pará na região. O evento se inicia às 8:30 com a mesa de abertura, As 9:00 o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson Maneski e coordenadora do Campus de Altamira, Maria Ivonete Coutinho da Silva realizam uma apresentação do Plano de Expansão da UFPA. Na sequencia o público presente poderá se manifestar. O evento se encerra no periodo da manhã às 12:00 retorno às 14:00 dando continuidade a fala dos participantes. As 16:30 está prevista a assinatura  da Carta de Apoio à Expensão do Campus de Altamira e encerrando o evento às 17:00.