domingo, 25 de novembro de 2012

PIBID Geografia seleciona novos bolsistas – Inscrições abertas!

O PIBID Geografia UFPA/Altamira – está selecionando 03 novos bolsistas. Os estudantes selecionados desenvolverão atividades voltadas para o ensino de geografia em ambientes escolares de Altamira e receberão bolsa mensal de R$ 400,00. As inscrições terminam no dia 03 de dezembro.  Podem se inscrever acadêmicos de Geografia da UFPA de qualquer período e o processo seletivo será composto de análise curricular, carta de motivação e entrevista. A ficha de inscrição e o edital estão disponíveis no blog pibidgeografiaatm.blogspot.com e na sala do coordenador do projeto, Prof. Daniel Vallerius.  

Maiores informações podem ser obtidas com o respectivo professor em sua sala ou pelo e-mail daniel.mv@uol.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


por Tainara Malta Acácio
No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ocorreu no campus de Altamira uma série de atividades alusivas ao tema como mesas redondas e lançamento do livro Relações étnico-raciais, Educação e Produção de Conhecimento. A Semana da Consciência Negra, foi realizada pelo GEABI (Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) que desde o dia 14  de novembro tem realizando ações relacionadas à semana.
O evento foi composto por palestras e debates, apresentações culturais, participação de alunos do ensino médio. Dentre as temáticas tratadas no evento, discutiu-se  a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e a entrada de jovens indígenas e negros no Ensino Superior.
Para a professora Vilma Aparecida de Pinho, da Faculdade de Educação de Altamira e uma das responsáveis pela organização do evento, o objetivo foi “debater sobre as populações negras e indígenas que enfrentam ao longo da história brasileira, um processo de expropriação cultural, econômico e social, causado pelas inserções econômicas e culturais eurocêntricas e fundamentalmente baseado no lucro, justificado pelo racismo”. A professora explica que “o dia 20 de novembro, (dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura emblemática da cultura negra no Brasil),  se torna especialmente importante para fortalecer a luta contra a opressão racial que opera em nossa sociedade restringindo o acesso a populações negras e indígenas aos bens públicos e de direitos sociais”.

SICA - SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFPA - CAMPUS ALTAMIRA

por Tainara Malta Acácio 
Histórico:
No ano de 2000, ainda sendo curso de Licenciatura em Ciências Agrarias, um grupo de alunos teve a ideia de aproximar os agricultores e a comunidade acadêmica, ou seja, com o intuito de fazer com que o conhecimento acadêmico chegasse até os agricultores e vice versa. A SICA foi idealizada pelos próprios docentes e discentes do curso, e veio com a necessidade de novas ideias relacionadas às necessidades em que se encontrava o meio agrário.
O que é a SICA?
É a Semana de Integração das Ciências Agrarias.
SICA 2012
Qual é o tema do evento?
A SICA na sua 12° edição veio com o seguinte tema: Organização Produtiva Para O Desenvolvimento Rural da Amazônia, pensando na problemática atual o tema foi escolhido para a procura de soluções de problemas e para que haja exploração do assunto em toda a sociedade, criando assim futuras perspectivas.
Objetivo do evento:
A Semana tem como objetivo unir o conhecimento Empírico com o conhecimento Acadêmico. Trazendo consigo uma junção de conhecimentos que estabeleça e melhore o conhecimento de ambas as partes, se tornando mais extensa e abrangente vêm fazendo a união de discentes e docentes de outros campus e estados.
Quando ela vai acontecer?
O evento ocorreu entre os dias 5 à 9 de novembro de 2012. Na programação do evento ocorreram mesas redondas e palestras que aconteceram na parte da manha. Já os minicursos foram realizados entre a segunda à quarta-feira na parte da tarde e as apresentações de trabalhos científicos na parte da noite. A quinta-feira ficou reservada para as aulas praticas dos minicursos. Na sexta-feira ocorreu a cerimonia de encerramento e entrega de prêmios para os melhores trabalhadores da Semana. O evento encerrou-se com a entrega de certificados e confraternização dos participantes em uma noite cultural.
Onde ela vai acontecer?
A Semana aconteceu no auditório da ACIAPA e na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Município de Altamira.
Quem participou?
A SICA tem como público principal os cursos das Ciências Agrarias, disponibilizando minicursos direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, agricultores, extrativistas, técnicos e profissionais das áreas afins e a sociedade em geral. Os minicursos são são ofertados pela universidade e instituições parceiras.
Organização 
A comissão organizadora tem como responsáveis: IAA, IDEFLOR, IFT, SENAR, ISA, SFB, EMBRAPA, IPAM, UFPA, e FEA.
Novidades da Sica 2012:
O evento trouxe novidade em 2012 trazendo novos cursos como por exemplo, o Minicurso de Fruticultura, que é bem especifico e voltado a realidade da Amazônia. Outro destaque é o minicurso de Elaboração de Projetos que contribuem para que os profissionais e discentes sejam capacitados seja para as demandas do poder público ou privado. 
Produzindo conhecimento:
O evento vem registrando a produtividade do mesmo através das publicações apresentadas no mesmo no formato de Anais, possibilitando que o conhecimento seja disseminado no meio acadêmico e na sociedade em geral. 

BACHARELADO EM ETNODESENVOLVIMENTO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

por Bárbara Duarte Calado. 

A UFPA abriu inscrições para o curso de Bacharelado em Etnodesenvolvimento, o curso tem como princípio básico compreender o respeito à autonomia e a autodeterminação dos Povos Indígenas. O Campus Universitário oferece 45 vagas para a modalidade de regime intensivo. O período de inscrição é a partir do dia 30 de outubro de 2012 ao dia 13 de dezembro de 2012. Inscrições feitas somente pelo site http:/ /www.ceps.ufpa.br.

NOVA PRAÇA DE ALTAMIRA DIVIDE OPINIÕES


por Tainara Malta Acácio

A Praça Pio XII mais conhecida popularmente como “Praça do Mattias”, é um ponto turístico de Altamira, e funciona como pátio para o Instituto Maria de Mattias, sendo referencia cultural e religiosa da Prelazia do Xingu. A praça foi construída sobre administração de José Burlamaqui em 1962 e encontra-se situada próxima a Orla de Altamira. Após investimentos na infraestrutura, a praça foi submetida a reformas e tornou-se uma opção de lazer para a população. 
O Jornal, tentou buscar informações junto ao órgão da Prefeitura responsável pelo referido espaço público para obter maiores informações sobre sua história e condição atual, porém, nenhuma informação foi prestada. 
Diante desse fato, o JORGE- Jornal de Geografia, buscou saber a opinião das pessoas que que costumam frequentar a praça. 
Muitos avaliam de maneira positiva a reforma pela qual a praça passou, como é o caso de  Jaqueline Macedo. "Observei que o ambiente teve melhores mudanças e está mais familiar, antes da reforma era sem vida, e perigoso, assim tá muito bonito e agradável”, avalia Jaqueline.  Já segunda a entrevistada Raiane S. dos Santos, que também frequenta a praça antes e depois da reforma, relatou que não gostou da reforma. “Não gostei da praça depois da reforma. Novas pessoas começaram a frequenta-la nos deixando assim receosas. Retiraram a aspecto natural da praça ao retirar grande parte das árvores. Também faltam lixeiras e limpeza na praça", diz a usuária Raiane Santos.  
Muitos dos entrevistados que não quiseram se identificar, avaliam que o ambiente ficou muito bonito e atraente após a reforma. Ressaltam entretanto, que com a mudança, o local se tornou perigoso em alguns horários. E de forma semelhante a entrevistada anterior destacaram os problemas de limpeza do local. 

Após a reforma da praça é nítida a maior procura pela população à esse espaço público, mesmo porque, são raros os espaço públicos em condições adequadas de uso. Cresce a população de Altamira e os espaços públicos se tornam cada vez mais escassos. Um grande desafio para a próxima administração municipal é criar novos espaços públicos e manter os espaços existentes que hoje em grande parte encontram-se abandonados. 

PRIMEIRO CICLO DE SEMINÁRIOS DO PROJETO PIBID


Por Taiane de Cássia Costa e Katiane Araújo

No dia 25 de outubro de 2012 foi realizada na Universidade Federal do Pará campus Altamira, o primeiro ciclo de seminários do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O projeto busca a promoção de ações que visem à qualificação do Ensino de Geografia na rede pública de Educação Básica através da integração da Universidade com as escolas envolvidas no projeto.
O 1º Ciclo de Seminário do PIBID Geografia,  teve como objetivo incentivar a oratória, desinibição dos bolsistas da escola Professora Ducilla  de Almeida, através da criação e apresentação do artigo voltado  para o ensino, sendo este exposto em forma de seminário aberto para a  sociedade e  público acadêmico. O artigo desenvolvido trouxe como  tema: Por que exercer a docência, professor ser ou não ser? Segundo a bolsista Katiane Araújo  a escolha do tema foi devido a observações no ambiente escolar onde visualizaram as dificuldades vividas pelos profissionais da educação já que estes poderiam escolher outra profissão. 
Para desenvolvimento dos dados da pesquisa foram aplicados questionários com os professores da escola supracitada. Verificou-se na pesquisa que a maior parte dos professores permanece na educação devido a motivação pessoal dos professores. 
Os resultados da pesquisa foram:



              Perguntas
Resultados


Ao optar pela docência, você tinha informação suficiente sobre a sua futura carreira?




64%        sim
36%        não
Como você avalia as condições de trabalho oferecidas pelo governo?
64%     regular
22%     ruim
14%     bom
0%       péssimo
0%       ótimo
Quais eram as principais dificuldades encontradas por eles na rede pública de ensino?
43%     desinteresse do aluno
22%     precariedade da estrutura física da escola
14%     não responderam
7%       baixo salário
7%       problemas estruturais e de gestão
7%       dificuldade de acesso ou /       deslocamento.
O que motiva a permanecer na docência?
57%     não responderam
29 %   o amor pela profissão
7%      status associado a carreira
7%      aspecto salarial
0%      a busca pela melhoria da educação







Observa-se com esta pesquisa que há uma grande dificuldade de motivação para futuros docentes o que assusta bastante, principalmente porque essa falta de motivação esta relacionada com a falta de interesse dos estudantes em sala de aula. Destaca-se também a falta de participação do poder público quanto a valorização do docente  visto sua função social  importantíssima para formação de indivíduos formadores de opinião.
Após a apresentação do seminário realizado no auditório da UFPA , houve um numero significante de discentes e docentes que socializaram de forma produtiva a temática abordada pelo grupo.