Por Taiane de Cássia Costa e Katiane Araújo
No dia 25 de outubro de 2012 foi realizada na
Universidade Federal do Pará campus Altamira, o primeiro ciclo de seminários do
PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O projeto
busca a promoção de ações que visem à qualificação do Ensino de Geografia na
rede pública de Educação Básica através da integração da Universidade com as
escolas envolvidas no projeto.
O 1º Ciclo de Seminário do PIBID Geografia, teve como objetivo incentivar a oratória,
desinibição dos bolsistas da escola Professora Ducilla de Almeida, através da criação e apresentação
do artigo voltado para o ensino, sendo
este exposto em forma de seminário aberto para a sociedade e
público acadêmico. O artigo desenvolvido trouxe como tema: Por que exercer a docência, professor
ser ou não ser? Segundo a bolsista Katiane Araújo a escolha do tema foi devido a observações no
ambiente escolar onde visualizaram as dificuldades vividas pelos profissionais
da educação já que estes poderiam escolher outra profissão.
Para desenvolvimento dos dados da pesquisa foram
aplicados questionários com os professores da escola supracitada. Verificou-se na pesquisa que a maior parte dos professores permanece na educação devido a motivação pessoal dos professores.
Os resultados da pesquisa foram:
Perguntas
|
Resultados
|
Ao
optar pela docência, você tinha informação suficiente sobre a sua futura
carreira?
|
64% sim
36% não
|
Como
você avalia as condições de trabalho oferecidas pelo governo?
|
64% regular
22% ruim
14% bom
0% péssimo
0% ótimo
|
Quais
eram as principais dificuldades encontradas por eles na rede pública de
ensino?
|
43% desinteresse do aluno
22% precariedade da estrutura física da
escola
14% não responderam
7% baixo salário
7% problemas estruturais e de gestão
7% dificuldade de acesso ou / deslocamento.
|
O que
motiva a permanecer na docência?
|
57% não responderam
29
% o amor pela profissão
7% status associado a carreira
7% aspecto salarial
0% a busca pela melhoria da educação
|
Observa-se
com esta pesquisa que há uma grande dificuldade de motivação para futuros
docentes o que assusta bastante, principalmente porque essa falta de motivação
esta relacionada com a falta de interesse dos estudantes em sala de aula.
Destaca-se também a falta de participação do poder público quanto a valorização
do docente visto sua função social importantíssima para formação de indivíduos
formadores de opinião.
Após a
apresentação do seminário realizado no auditório da UFPA , houve um numero
significante de discentes e docentes que socializaram de forma produtiva a
temática abordada pelo grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário