A principal estratégia
para que um destino possa atrair cada vez mais turistas é o conhecimento, por
parte dos investidores, do perfil dos visitantes. Seguindo esta lógica,
uma pesquisa inédita do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae) em parceria com a Confederação Nacional do Turismo
(CNtur) traçou um perfil dos turistas e das ofertas de segmentos do
turismo no Brasil. O estudo foi realizado nas cidades de São Paulo,
Brasília, Porto Alegre, Salvador e Belém, visando disponibilizar informações
importantes para a elaboração de planos de comunicação, comercialização e
formatação de produtos e serviços turísticos.
Os resultados evidenciaram, por exemplo, que o turista brasileiro
tem a qualidade do atendimento como elemento fundamental para sua satisfação em
uma experiência de viagem. A gastronomia também é pontada como um dos
principais aspectos de diferenciação dos destinos e prazer dos turistas. A
pesquisa mostra, entretanto, que os turistas brasileiros ainda têm percepção
negativa quanto a alguns pontos do turismo no país, como o preço elevado
da viagem, e desejam melhorias na relação com os prestadores de serviços do
setor.
Consciente da importância do conhecimento do perfil dos turistas
que visitam o Pará, que podem chegar a 1 milhão de visitantes em 2012,
superando os 770 mil que estiveram no estado em 2011, a Secretaria de
Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
também utilizam a mesma estratégia. Pelo menos 7 pesquisas subsidiaram o
Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado
ano passado pelo Governo do Estado. Como resultado dessas pesquisas foram
identificados, por exemplo, a avaliação do destino Pará, o grau de
satisfação dos turistas, a situação da comercialização do destino
no mercado nacional e internacional. Na mesma perspectiva também foram
pesquisadas a cor e a palavra que melhor identificam o Pará, o que foi
fundamental para a criação da marca turística do estado, inspirada na cor e derivados
do açaí e em aspectos das culturas marajoara, tapajônica e araguaia, a partir
de grafismos dessas culturas.
Para complementar os dados do Plano Ver-o-Pará, o Governo do
Estado, através da Setur, também vai implantar um novo sistema de estatísticas
do turismo no Pará. A ação de implementação do sistema, que será feita
pela Diretoria de Políticas Públicas Para o Turismo da Setur, envolve
pesquisas de demanda e de mercado, eventos, aplicação de questionários nos PITs
(postos de informações turísticas), observatório do turismo paraense, núcleos
de estudos regionais do turismo, mapeamento dos meios de hospedagem, treinamento
para produção de indicadores da hotelaria com os meios de hospedagem, produção
de um banco de dados do turismo, entre outros dados.
Álvaro do Espírito Santo, diretor de Políticas Públicas para o
Turismo, explica que entre 1980 e 2012 houve uma clara evolução na
percepção do turismo como atividade econômica, já que antes a visão era de
uma atividade de lazer de uma determinada classe social dominante, uma
minoria privilegiada economicamente.
“Isso fazia com que a política pública do turismo não fosse
priorizada com investimentos públicos pelo receio de ser
interpretado pela sociedade erradamente por privilegiar apenas essa classe
social. Hoje a situação é diferente, o turismo é encarado como negócio,
como atividade econômica importante. Um exemplo dessa mudança é o Prodetur
(Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), através do qual o gestor
público pode captar recursos para estradas, saneamento, energia elétrica,
entre outras melhorias que contribuem com o desenvolvimento do turismo”,
diz Álvaro.
Álvaro justifica a pesquisa como um instrumento capaz de mostrar
para a sociedade a importância do setor para o desenvolvimento, inclusive sustentável,
da economia do Brasil. “Para avançar nesse processo, o turismo como
política pública tem a pesquisa como insumo para o gestor demonstrar que é
muito bom para a sociedade ver o turismo como um bom negócio e que por
isso deve receber recursos públicos”.
Leia matéria completa em: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=104448
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