A escolha to tema segundo a comissão organizadora se dá em função "a necessidade de ampliação das discussões envolvendo aspectos conceituais e metodológicos para a diversificação de experiências. Compreender as interfaces do turismo envolvendo o capital social de comunidades apresenta-se como uma necessidade para o planejamento do turismo na atualidade, seja, para o pensar acadêmico, poder público ou iniciativa privada".
Histórico do evento
O Seminário Turismo em Debate é um evento técnico - cientifico que ocorre desde o ano de 2002, organizado pela Faculdade de Turismo, da Universidade Federal do Pará. Surgiu em virtude da necessidade de discutir o turismo de forma crítica e sob diversos olhares: acadêmico, político, mercadológico e social. Até o ano de 2011, foram realizadas 07 edições, nas quais participaram mais de 1.100 pessoas, contando com palestrantes dos âmbitos local, regional, nacional e internacional discutindo diversas temáticas como: Ecoturismo, a Importância da Profissão de Turismólogo, a relação turismo e Cultura, Eventos, Esporte e Lazer, Patrimônio, Políticas Publicas, entre outros. O último Turismo em Debate ocorreu nos dias 05 e 06 de dezembro de 2011 e debateu a produção cientifica e mercadológica ocorrida, durante os 25 anos do Projeto de Extensão Escritório Modelo de Turismo.
Programação
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
· Data para receber os resumos: PRORROGADO ATÉ DIA 09 DE SETEMBRO
· Divulgação dos aprovados: em breve
· Data para receber os artigos completos: 25/09/2012
· Apresentação dos Posters: 23/10/2012
· Apresentação Oral: 23/10/2012
EIXOS TEMÁTICOS/ GRUPOS DE TRABALHO (GT’s)
1: TBC: construção de uma epistemologia;
A construção do saber cientifico sobre o turismo tem conquistado um espaço muito representativo nas discussões acadêmicas. Domínios sobre a interdisciplinaridade, epistemologia, paradigma, são os novos elementos que cercam hoje a apresentação conceitual sobre a atividade turística. Apresentação do turismo e sua produção científica: paradigmas científicos, métodos e metodologias possíveis. Análise de agentes e objetos do fenômeno sócio espacial da atividade turística. O paradigma da complexidade como opção para a reflexão sobre o turismo atual. As vertentes disciplinares de estudo do turismo: inter e/ou transdisciplinaridade? Saber turístico; dos fundamentos teóricos. Possibilidade de visões teóricas diversificadas quanto a configuração do fenômeno turístico na sociedade, permitindo que se aprofunde análise crítica sobre a atividade. Visão ampla da construção do conceito de viagens e turismo. Este GT tem como proposta a investigação do turismo, cujas bases começam a partir da interdisciplinaridade e/ou transdisciplinaridade com as outras ciências. Por fim, procura-se estruturar a epistemologia do turismo visando a sua consolidação.
2: Turismo em Áreas Protegidas ou em Áreas Rurais: do conflito a sustentabilidade;
O ecoturismo é uma atividade nova, sua estruturação enquanto segmento da atividade turística se faz a partir da década de 1980, seu foco foi o turismo voltado para a natureza, sua normatização também é recente, no Brasil e no exterior. Alguns estudiosos o consideram como uma atividade de baixo impacto, mas se for desenvolvido sem levar em conta seus preceitos básicos, uma série de danos ambientais, culturais e sociais poderão ser desencadeados. Desse modo, esse GT pretende discutir as políticas e práticas relacionadas ao turismo em áreas protegidas e sobre a dinamização da sustentabilidade dos recursos naturais com elevado potencial turístico, promovendo a conservação do meio ambiente e a inserção das comunidades locais; a utilização dos recursos naturais pelos diversos setores do turismo; impactos sobre o meio ambiente natural; possibilidades do desenvolvimento de atividades que promovam a proteção de áreas rurais.
3: Turismo e Interdisciplinaridade: experiências (relatos) de pesquisa, docência e gestão (pública e privada);
A partir da configuração da relação do turismo com outras ciências, percebe-se a importância da atividade ser vista sob diferentes óticas, estas em formatos de experiências e relatos que abrangem a pesquisa acadêmica e a gestão do turismo, na área pública e privada. É de suma importância ouvir o que se tem produzido pela pesquisa cientifica, assim como a gestão da atividade turística para se entender, como está sendo feita a sua dinamização, seja ela por iniciativas acadêmicas ou pela administração privada e pública. Assim, propõe-se o debate voltado à compreensão do papel do turismo na gestão publica, privada e cientifica, na promoção da igualdade de oportunidades, da equidade, da solidariedade e do exercício de cidadania por meio de cada relato desses segmentos; da inserção de pessoas, grupos e regiões, que por motivos diversos podem ser considerados excluídos do desfrute do turismo. Para tanto, se apresentam alguns sub itens para o GT: Turismo e inclusão social; deficiência e acessibilidade; grupos sociais de interesse turístico; histórico do turismo de base local; turismo e estratificação social; segmentos populares em situação de vulnerabilidade; pequenos e micro empreendedores do turismo; efeitos multiplicadores do turismo; políticas públicas de turismo e inclusão; Turismo: trabalho formal e informal. Além de destacar o papel de atuação do profissional de turismo, como pesquisador, docente, gestor, consultor, operador, empreendedor de turismo repercute suas vivências e aprendizagens no processo de formação acadêmica.
4: Turismo, patrimônio e sustentabilidade;
O turismo tem no patrimônio uma vertente muito significativa, principalmente relacionada a cultura, no qual esta é um elemento importante para dinâmica da atividade turística. Trabalhar a relação patrimônio e sustentabilidade, também são vertentes que devem ser refletidas na discussão do turismo de base comunitária. Este GT propõe discutir a questão do patrimônio cultural como apoio de identidades sob a perspectiva do patrimônio imaterial e material da cultura, assim como, a valorização turística do patrimônio como elemento simbólico da sociedade. Pretende também, a reflexão sobre a problemática do patrimônio cultural como suporte de processos identitários de base local, levando em consideração a sustentabilidade do patrimônio nas comunidades que trabalham o turismo de base comunitária. Assim, esse GT vem ampliar a discussão sobre as relações do turismo e cultura, trabalhando a construção de novas categorias, que permitam entender o fenômeno da crescente mobilidade nas sociedades contemporâneas, como na reflexão em torno de estudos de caso. Estuda-se o turismo cultural e a sustentabilidade e os impactos do turismo de base comunitária nos processos culturais.
5: TBC: mercado, marketing e produtos;
O mercado turístico é um elemento que movimenta a dinâmica econômica da atividade, e que se faz por meio do marketing, e dos produtos que são criados para serem vendidos nesse mercado. O marketing turístico tem como base a promoção da atividade turística, nesse sentido aqui, a promoção do turismo de base comunitária, e o produto turístico é o elemento central que configura o mercado turístico. Desse modo, esse GT tem como proposta levantar debates acerca dos conceitos de mercado, marketing, produtos e serviços relacionados ou não com o turismo de base comunitária. E como estes estão sendo apresentados a atual demanda turística. O GT pode abranger temas voltados para a discussão sobre o mercado de turismo de base comunitária no Brasil, e principalmente na Amazônia; o marketing desse tipo de turismo para demanda interna e externa; e a formatação atual desse produto recente, que é o turismo de base comunitária, bem como a experiencias/ iniciativas de produtos, roteiros, serviços desenvolvidos pela própria comunidade que possam ser inseridos na perspectiva do TBC.
1 ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES
1.1 PÔSTER:
As propostas devem estar associadas aos eixos temáticos do evento
RESUMO EXPANDIDO
· Identificação do Eixo Temático;
· Título;
· Autores e suas respectivas instituições de origem;¹
· Introdução;
· Objetivos;
· Metodologia;
· Resultados;
· Conclusões, reflexões sobre os resultados, propostas ao debate;
· Principais referências bibliográficas (máximo 5) (ABNT);
· O resumo deverá ter um conteúdo de 2 (duas) laudas em papel A4, letra Arial 12, com espaço simples.
OBS¹: A identificação, dos autores e respectivas instituições de origem, devem ser enviadas somente no corpo do E-mail, no resumo expandido, não deve conter nenhuma identificação do autor.
Formatação:
· Até 05 autores (estudantes de graduação) e orientador;
· Dimensões do pôster são 0.90m de largura x 1.20m de altura;
· Título: escrito em letra com tamanho MÍNIMO de 1,2 cm de altura, correspondendo ao corpo da fonte 48 ou 50;
· Identificação: nome do autor/orientador (ou autores) escrito abaixo do título em letras com tamanho no MÍNIMO de 1 cm de altura (fonte 36); - nome e local da Instituição a que pertence(m) o(s) autor (es) escritos em letras com tamanho MÍNIMO de 1,0 cm de altura (fonte 36);
· Desenvolvimento: Introdução, Metodologia, Resultados e discussão e Conclusão deverão ser redigidos de forma resumida, contendo apenas as informações essenciais;
· Referências: citar somente as principais (ABNT);
· Tabelas e Figuras: deverão ser preparadas de forma concisa e clara, com legendas explicativas;
· Fotos: deverão ter uma legenda explicativa;
· Utilizar impressão que seja legível a uma distância de 2 m.
No dia da exposição um dos autores deverá estar presente no local e turno de sua apresentação para tirar as possíveis dúvidas dos participantes.
1.2 APRESENTAÇÃO ORAL:
Formatação:
Até 05 autores (artigo elaborado por estudantes de graduação, este deverá ser acompanhado de um orientador), sendo obrigatório que um dos autores esteja presente durante o evento. Deverá seguir a estrutura abaixo:
RESUMO EXPANDIDO
· Identificação do Eixo Temático;
· Título;
· Autores e suas respectivas instituições de origem;¹
· Introdução;
· Objetivos;
· Metodologia;
· Resultados;
· Conclusões, reflexões sobre os resultados, propostas ao debate;
· Principais referências bibliográficas (máximo 5) (ABNT);
· O resumo deverá ter um conteúdo de 2 (duas) laudas em papel A4, letra Arial 12, com espaço simples
OBS¹: A identificação, dos autores e respectivas instituições de origem, devem ser enviadas somente no corpo do E-mail, no resumo expandido, não deve conter nenhuma identificação do autor.
OBS¹: A identificação, dos autores e respectivas instituições de origem, devem ser enviadas somente no corpo do E-mail, no resumo expandido, não deve conter nenhuma identificação do autor.
OBS 2: Caso o resumo seja selecionado, os autores deverão enviar o artigo completo até a data estabelecida, seguindo o roteiro abaixo (Formatação do artigo completo).
OBS 3: Cada autor só poderá apresentar até dois trabalhos seja como autor principal ou como co-autor.
OBS 4: O tempo de apresentação será no máximo de 20 minutos; o participante que desejar equipamento didático (data show, computador, DVD) deve solicitar no ato da inscrição, após a aprovação do trabalho.
FORMATAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO
· Tipo de arquivo formato Adobe Acrobat (PDF);
· Configuração das páginas:
· Tamanho do papel: A4
· Margem superior: 2 cm; Margem inferior: 2 cm; Margem esquerda: 2 cm; Margem direita: 2 cm
TEXTO
· Texto completo máximo de 20 páginas (já incluso as referências):
· Fonte arial, tamanho 11, Parágrafo justificado;
· Espaçamento entre caracteres e palavras: simples;
· Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
· Espaçamento parágrafo 6 pt depois,com afastamento na primeira linha;
· Título do trabalho, centralizado, negrito maiúsculo, fonte 13
· Identificação dos autores: abaixo do título, justificado a direita. A formação acadêmica e instituição a qual está vinculado em nota de rodapé;
· Resumo do trabalho, com ate 250 palavras, arial tamanho 11 em um único parágrafo, no mesmo idioma do trabalho;
· Máximo de 5 palavras –chave.
OBS:
· Notas em rodapé fim de página fonte arial tamanho 8 e parágrafo justificado;
· As ilustrações, tabelas e gráficos (Excel ou Power Point), vinculados ao Word, devem ter fonte arial, tamanho 10. Parágrafo justificado;
· Não serão aceitos trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização;
· Regras para as Referências: ABNT em vigor – 14724, 6022, 2023, 2028, 10520
Nenhum comentário:
Postar um comentário