quinta-feira, 10 de maio de 2012

EGESPA



O II Encontro de Geografia do Sudoeste do Pará – II EGESPA caracteriza o esforço coletivo de elaboração de fóruns ampliados de discussão e compreensão das ciências geográficas e áreas afins.  Com intuito de proporcionar um espaço de construção junto à sociedade do Sudoeste Paraense e integrar as atividades de alunos, professores e pesquisadores de outros Estados e Regiões do país. O evento terá suas atividades didáticas-científicas norteadas pelo tema: Desenvolvimento e transformações socioambientais na Amazônia.  O objetivo é corroborar para a compreensão das transformações socioambientais, discutindo em que media essas ocorrem em função do modelo de desenvolvimento adotado na Amazônia. 

Período: de 25 a 30 de Junho de 2012
Local: Campus de Altamira da UFPA

Programação

SEGUNDA-FEIRA -25/06/2012
Manhã (8:00 às 12:00)
 Credenciamento
Tarde (14:30 às 18:00)
  Apresentação de Trabalhos
Noite (19:00 às 22:00)
  Mesa de Abertura
 Conferência de abertura: Território e Desenvolvimento na Amazônia: desafios teóricos e novas perspectivas de estudo
Dr. Humberto Miranda do Nascimento - IE/UNCAMP
Local: Auditório da ACIAPA

TERÇA-FEIRA - 26/06/2012
Manhã (8:00 Às 12:00)
 Mesa de Debate I - Tendências e desafios da produção familiar na Amazônia
Mediador: Me. Paulo Amorim da Silva – IFT-Xingu
Integrantes da mesa:
Dr. Pedro Ramos - IE/UNICAMP
Dr. João Nahum - PPGEO/UFPA/Campus do Guamá
Me. Marcelo Salazar – ISA-Xingu
Local: Auditório da ACIAPA
Tarde (14:30 às 18:00): Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco de Salas de Aula Letras - Campus I
Noite  (19:00 às 22:00)
 Palestras: Planejamento e Gestão Ambiental: caminhos para sustentabilidade na Amazônia
Dr. Edson Vicente da Silva - UFC
Dr. Yarnel Campos FacGeo - Campus de Altamira
Local: Auditório da ACIAPA

QUARTA -FEIRA - 27/06/2012
Manhã (8:30 às 12:00)
 Mesa de Debate III - Movimentos migratórios e dinâmica urbana em áreas de projetos hidrelétricos
Mediador: Me. Daniel Mallmann Valerius
Integrantes da mesa:
Dr. Gilberto Rocha – NUMA/UFPA
Dr. Roberto Luiz do Carmo - NEPO/UNICAMP
Me. José Queiroz de Miranda Neto –FacGeo/Campus de Altamira
Local: Auditório da ACIAPA
Tarde (14:30 às 18:00): Minicursos
Local: Bloco de Salas de Aula Letras - Campus I
Noite  (19:30 às 22:00)
 Palestra: Desafios e possibilidades da Geografia escolar na atualidade                     
Dr. Ivaine Maria Tonini - UFRGS
Dr. Genylton Odilom Rego da Rocha

QUINTA-FEIRA- 28/06/2012
 Manhã (8:30 às 12:00)
 Mesa de Debate II - Desflorestamento e transformações socioambientais na Amazônia brasileira
 Mediador: Dr. José Antônio Herrera – FacGeo/Campus de Altamira
Integrantes da mesa:
Me. Eder Mileno Silva de Paula – FacGeo/Campus de Altamira
Dr. Marco Aurélio Lentini – IFT-Belém
Doutorando Maurício Torres - USP
Local: Auditório da ACIAPA
Tarde (14:30 às 18:00): Minicursos
Local: Bloco de Salas de Aula Letras - Campus I
Noite  (19:30 às 22:00)
 Palestra: Politicas públicas e desenvolvimento regional                                              
Dr. Eduardo José Monteiro da Costa - PPGE/UFPA
Dra. Maria Goretti da Costa Tavares
Local: Auditório da UFPA

SEXTA-FEIRA- 29/06/2012
Manhã (8:30 às 12:00)
 Mesa de Debate IV - Histórias e memórias de Altamira antiga
Mediadora: Dra. Elizabete de Lemos Vidal - ILC/FALE/Campus do Guamá
Integrantes da mesa:
Antonio Ubirajara Bogea Umbuzeiro – Escritor
Dra. Maria Ivonete Coutinho – UFPA/Campus de Altamira
Me.  Fernando Jorge S. Farias - FALE/Campus de Altamira
Tarde (14:30 às 18:00): Minicursos
Local: Bloco de Salas de Aula Letras - Campus I
Noite (A partir das 19:00)
 Conferência de Encerramento: As transformações socioambientais na Amazônia
Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves
Mesa de encerramento

OPÇÕES DE MINI-CURSOS

1) A onda global de ocupações de praças públicas em 2011 e 2012: uma leitura geográfica
Me. Rafael Zilio – NUPED/UFRJ

2) Licenciamento ambiental em bacias hidrográficas
Me. Abraão Levi dos Santos Mascarenhas - Faculdade de Geografia/Campus de Marabá/UFPA

3) Ensino de Geografia através da imagem
Profª Dra. Ivaine Maria Tonini - PPGEA/ UFRGS
Mestranda Paola Gomes Pereira - PPGEA/ UFRGS

4) Geoecologia da paisagem como instrumento para o planejamento ambiental.
Dr. Edson Vicente da Silva - UFC

5) Tecnologias aplicadas no planejamento de políticas públicas
Dr. Fabrício Corradini - Faculdade de Geografia/Campus de Marabá/UFPA.
Me. Marcus Vinicius Mariano de Souza - Faculdade de Geografia/Campus de Marabá/UFPA

6) Memórias: compreensões e práticas.
Dra. Elizabete Vidal - ILC/FALE/Campus do Guamá            
Me. Fernando Farias - FALE/Campus de Altamira/UFPA

7) Recuperação e revegetação de solos degradados
Dra. Raírys C. Herrera - Faculdade de Ciências Biológicas / Campus de Altamira              
Me. Jaime Barros dos Santos Junior - Faculdade de Eng. Florestal / Campus de Altamira

8) Elaboração de roteiros geoturísticos
Dra. Maria Goretti da Costa Tavares - PPGEO/UFPA
Me. José Carlos da Silva Cordovil - FACGEO/Campus de Altamira
Mestranda Alessandra Lobato - PPGEO/UFPA

Inscrições entre 10/04 a 10/05
Evento
R$ 10,00
Evento e minicurso
R$ 20,00


Inscrições entre  10 a 24/06
Evento
R$ 20,00
Evento e minicurso
R$ 30,00


Inscrições no dia 25/06
Evento
R$ 30,00
Evento e minicurso
R$ 40,00


INSCRIÇÕES E ENVIO DE TRABALHOS
As inscrições podem ser realizadas no Site do evento ou na secretaria do evento, localizada no Centro Acadêmico de Geografia (CAGE): av: Cel. José Porfírio 2515. São Sebastião, anexo à Faculdade de Geografia.
Site do Evento: http://www.encontrogeografia.com/

Período para envio de trabalhos: De 10 de abril a 20 de maio de 2012
Resultado dos trabalhos aceitos: 30 de maio de 2012

Tema gerador “Desenvolvimento e transformações socioambientais na Amazônia”

EIXOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. Diversidade ambiental e análise de ecossistemas;
2. Geotecnologias aplicadas ao planejamento regional;
3. Implicações do desenvolvimento no espaço agrário;
4. Mobilidade populacional e dinâmica urbana na Amazônia;
5. Ensino de geografia e formação de sujeitos;
6. Sociodiversidade, patrimônio e memória;
7. Políticas de turismo e desenvolvimento.

As normas e o formulártio de submissão de trabalhos se encontra no Site do Evento, na aba <<apresentação de trabalhos>>.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Coordenação geral:
Dr. José Antônio Herrera - UFPA /Campus de Altamira

Membros:
Dr. Fabricio Anibal Corradini - UFPA /Campus de Marabá
Dr. João Santos Nahum - UFPA /FGC/Campus do Guamá
Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha - UFPA /ICED/Campus do Guamá
Dra. Elizabete de Lemos Vidal - UFPA /FALE/Campus do Guamá
Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva - UFPA /FALE/Campus de Altamira
Dra. Maria Goretti da Costa Tavares - UFPA /FGC/Campus do Guamá
Dra. Márcia Pimentel - UFPA /FGC/Campus do Guamá
Me. Luciana Martins Freire - UFPA /FACGEO/Campus de Altamira
Me. Rita Denize de Oliveira - UFPA /Campus de Altamira
Me. Eder Mileno de Paula - UFPA /Campus de Altamira
Me. Marcus Vinicius Mariano de Souza
Me. José Antônio Magalhães Marinho - UFPA /Campus de Altamira
Me. Paulo Amorim da Silva - IFT/Altamira
Me. José Queiroz de Miranda Neto - UFPA /Campus de Altamira
Me. Marcel Ribeiro Padinha - UFPA /Campus de Altamira
Me. Daniel Mallmann Vallerius - UFPA /Campus de Altamira
Me. Adolfo Costa de Oliveira Neto - UFPA /Campus do Guamá
Me. Fernando Jorge dos Santos Farias - UFPA /Campus de Altamira
Me. José Carlos Cordovil - UFPA /Campus de Altamira
Me. Luiz Fernando Roscoche - UFPA /Campus de Altamira

COORDENAÇÃO GERAL
Dr. José Antônio Herrera – FacGeo / Altamira
Celso do Nascimento Ferreira – CAGE / Altamira

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES
Me. Luciana Martins Freire – FacGeo/Altamira
Me. Daniel Mallmann Vallerius – FacGeo/Altamira
Me. Eder Mileno Silva de Paula – FacGeo/Altamira
Me. José Queiroz de Miranda Neto – FacGeo/Altamira
Me. Rita Denize de Oliveira – FacGeo/Altamira
Me. José Carlos da Silva Cordovil – FacGeo/Altamira




Nenhum comentário:

Postar um comentário