sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


por Tainara Malta Acácio
No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ocorreu no campus de Altamira uma série de atividades alusivas ao tema como mesas redondas e lançamento do livro Relações étnico-raciais, Educação e Produção de Conhecimento. A Semana da Consciência Negra, foi realizada pelo GEABI (Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) que desde o dia 14  de novembro tem realizando ações relacionadas à semana.
O evento foi composto por palestras e debates, apresentações culturais, participação de alunos do ensino médio. Dentre as temáticas tratadas no evento, discutiu-se  a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e a entrada de jovens indígenas e negros no Ensino Superior.
Para a professora Vilma Aparecida de Pinho, da Faculdade de Educação de Altamira e uma das responsáveis pela organização do evento, o objetivo foi “debater sobre as populações negras e indígenas que enfrentam ao longo da história brasileira, um processo de expropriação cultural, econômico e social, causado pelas inserções econômicas e culturais eurocêntricas e fundamentalmente baseado no lucro, justificado pelo racismo”. A professora explica que “o dia 20 de novembro, (dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura emblemática da cultura negra no Brasil),  se torna especialmente importante para fortalecer a luta contra a opressão racial que opera em nossa sociedade restringindo o acesso a populações negras e indígenas aos bens públicos e de direitos sociais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário