sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOVA PRAÇA DE ALTAMIRA DIVIDE OPINIÕES


por Tainara Malta Acácio

A Praça Pio XII mais conhecida popularmente como “Praça do Mattias”, é um ponto turístico de Altamira, e funciona como pátio para o Instituto Maria de Mattias, sendo referencia cultural e religiosa da Prelazia do Xingu. A praça foi construída sobre administração de José Burlamaqui em 1962 e encontra-se situada próxima a Orla de Altamira. Após investimentos na infraestrutura, a praça foi submetida a reformas e tornou-se uma opção de lazer para a população. 
O Jornal, tentou buscar informações junto ao órgão da Prefeitura responsável pelo referido espaço público para obter maiores informações sobre sua história e condição atual, porém, nenhuma informação foi prestada. 
Diante desse fato, o JORGE- Jornal de Geografia, buscou saber a opinião das pessoas que que costumam frequentar a praça. 
Muitos avaliam de maneira positiva a reforma pela qual a praça passou, como é o caso de  Jaqueline Macedo. "Observei que o ambiente teve melhores mudanças e está mais familiar, antes da reforma era sem vida, e perigoso, assim tá muito bonito e agradável”, avalia Jaqueline.  Já segunda a entrevistada Raiane S. dos Santos, que também frequenta a praça antes e depois da reforma, relatou que não gostou da reforma. “Não gostei da praça depois da reforma. Novas pessoas começaram a frequenta-la nos deixando assim receosas. Retiraram a aspecto natural da praça ao retirar grande parte das árvores. Também faltam lixeiras e limpeza na praça", diz a usuária Raiane Santos.  
Muitos dos entrevistados que não quiseram se identificar, avaliam que o ambiente ficou muito bonito e atraente após a reforma. Ressaltam entretanto, que com a mudança, o local se tornou perigoso em alguns horários. E de forma semelhante a entrevistada anterior destacaram os problemas de limpeza do local. 

Após a reforma da praça é nítida a maior procura pela população à esse espaço público, mesmo porque, são raros os espaço públicos em condições adequadas de uso. Cresce a população de Altamira e os espaços públicos se tornam cada vez mais escassos. Um grande desafio para a próxima administração municipal é criar novos espaços públicos e manter os espaços existentes que hoje em grande parte encontram-se abandonados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário