sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SICA - SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFPA - CAMPUS ALTAMIRA

por Tainara Malta Acácio 
Histórico:
No ano de 2000, ainda sendo curso de Licenciatura em Ciências Agrarias, um grupo de alunos teve a ideia de aproximar os agricultores e a comunidade acadêmica, ou seja, com o intuito de fazer com que o conhecimento acadêmico chegasse até os agricultores e vice versa. A SICA foi idealizada pelos próprios docentes e discentes do curso, e veio com a necessidade de novas ideias relacionadas às necessidades em que se encontrava o meio agrário.
O que é a SICA?
É a Semana de Integração das Ciências Agrarias.
SICA 2012
Qual é o tema do evento?
A SICA na sua 12° edição veio com o seguinte tema: Organização Produtiva Para O Desenvolvimento Rural da Amazônia, pensando na problemática atual o tema foi escolhido para a procura de soluções de problemas e para que haja exploração do assunto em toda a sociedade, criando assim futuras perspectivas.
Objetivo do evento:
A Semana tem como objetivo unir o conhecimento Empírico com o conhecimento Acadêmico. Trazendo consigo uma junção de conhecimentos que estabeleça e melhore o conhecimento de ambas as partes, se tornando mais extensa e abrangente vêm fazendo a união de discentes e docentes de outros campus e estados.
Quando ela vai acontecer?
O evento ocorreu entre os dias 5 à 9 de novembro de 2012. Na programação do evento ocorreram mesas redondas e palestras que aconteceram na parte da manha. Já os minicursos foram realizados entre a segunda à quarta-feira na parte da tarde e as apresentações de trabalhos científicos na parte da noite. A quinta-feira ficou reservada para as aulas praticas dos minicursos. Na sexta-feira ocorreu a cerimonia de encerramento e entrega de prêmios para os melhores trabalhadores da Semana. O evento encerrou-se com a entrega de certificados e confraternização dos participantes em uma noite cultural.
Onde ela vai acontecer?
A Semana aconteceu no auditório da ACIAPA e na Universidade Federal do Pará (UFPA), no Município de Altamira.
Quem participou?
A SICA tem como público principal os cursos das Ciências Agrarias, disponibilizando minicursos direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, agricultores, extrativistas, técnicos e profissionais das áreas afins e a sociedade em geral. Os minicursos são são ofertados pela universidade e instituições parceiras.
Organização 
A comissão organizadora tem como responsáveis: IAA, IDEFLOR, IFT, SENAR, ISA, SFB, EMBRAPA, IPAM, UFPA, e FEA.
Novidades da Sica 2012:
O evento trouxe novidade em 2012 trazendo novos cursos como por exemplo, o Minicurso de Fruticultura, que é bem especifico e voltado a realidade da Amazônia. Outro destaque é o minicurso de Elaboração de Projetos que contribuem para que os profissionais e discentes sejam capacitados seja para as demandas do poder público ou privado. 
Produzindo conhecimento:
O evento vem registrando a produtividade do mesmo através das publicações apresentadas no mesmo no formato de Anais, possibilitando que o conhecimento seja disseminado no meio acadêmico e na sociedade em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário