sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PRIMEIRO CICLO DE SEMINÁRIOS DO PROJETO PIBID


Por Taiane de Cássia Costa e Katiane Araújo

No dia 25 de outubro de 2012 foi realizada na Universidade Federal do Pará campus Altamira, o primeiro ciclo de seminários do PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O projeto busca a promoção de ações que visem à qualificação do Ensino de Geografia na rede pública de Educação Básica através da integração da Universidade com as escolas envolvidas no projeto.
O 1º Ciclo de Seminário do PIBID Geografia,  teve como objetivo incentivar a oratória, desinibição dos bolsistas da escola Professora Ducilla  de Almeida, através da criação e apresentação do artigo voltado  para o ensino, sendo este exposto em forma de seminário aberto para a  sociedade e  público acadêmico. O artigo desenvolvido trouxe como  tema: Por que exercer a docência, professor ser ou não ser? Segundo a bolsista Katiane Araújo  a escolha do tema foi devido a observações no ambiente escolar onde visualizaram as dificuldades vividas pelos profissionais da educação já que estes poderiam escolher outra profissão. 
Para desenvolvimento dos dados da pesquisa foram aplicados questionários com os professores da escola supracitada. Verificou-se na pesquisa que a maior parte dos professores permanece na educação devido a motivação pessoal dos professores. 
Os resultados da pesquisa foram:



              Perguntas
Resultados


Ao optar pela docência, você tinha informação suficiente sobre a sua futura carreira?




64%        sim
36%        não
Como você avalia as condições de trabalho oferecidas pelo governo?
64%     regular
22%     ruim
14%     bom
0%       péssimo
0%       ótimo
Quais eram as principais dificuldades encontradas por eles na rede pública de ensino?
43%     desinteresse do aluno
22%     precariedade da estrutura física da escola
14%     não responderam
7%       baixo salário
7%       problemas estruturais e de gestão
7%       dificuldade de acesso ou /       deslocamento.
O que motiva a permanecer na docência?
57%     não responderam
29 %   o amor pela profissão
7%      status associado a carreira
7%      aspecto salarial
0%      a busca pela melhoria da educação







Observa-se com esta pesquisa que há uma grande dificuldade de motivação para futuros docentes o que assusta bastante, principalmente porque essa falta de motivação esta relacionada com a falta de interesse dos estudantes em sala de aula. Destaca-se também a falta de participação do poder público quanto a valorização do docente  visto sua função social  importantíssima para formação de indivíduos formadores de opinião.
Após a apresentação do seminário realizado no auditório da UFPA , houve um numero significante de discentes e docentes que socializaram de forma produtiva a temática abordada pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário