terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pesquisa sobre a Divisão do Estado

Pesquisa realizada pelos alunos do Prof. ME. Eder Mileno e alunos buscou saber qual era a opinião das pessoas em relação à divisão do Estado. Foram entrevistadas 44 pessoas da Universidade Federal do Pará.
Pessoas indecisas
O numero de pessoas indecisas que foram pesquisas equivale a 19% do total de entrevistados. Essa pessoa justifica sua indecisão por entenderem que poderia haver um melhor esclarecimento do tema para que assim pudesse conhecer e ter um aprimoramento em seus argumentos não só políticos mais também crítico e técnico cientifico que fundamente a opinião .
Pessoas a favor
O numero de pessoas a favor que foram pesquisadas equivale a 15% do total de entrevistados. O argumento é que coma divisão do estado facilitaria a assistência publica e administrativa, pois com a dimensão do estado se torna impossível fazer uma política publica adequada. Segundo os entrevistados, quem sofre com isso é a população. A infra estrutura, segundo eles, melhoraria e surgiria mais três esferas políticas
Pessoas contra
O numero de pessoas contra que foram pesquisadas equivale a 66% do total de entrevistados. O argumento de maior destaque entre os entrevistados é de que essa divisão é meramente mais uma forma de reforçar as oligarquias locais , onde a população que seria a mais interessada pouco ganharia com isso. Segundo o público pesquisado, um dos estados (Carajás) seria mais beneficiado pelo fato de que na região o qual pertence está concentrado o setor de mineração. A arrecadação que hoje é somente para um estado (Pará) seria dividida com mais dois o que poderia ser ponto negativo e ao invés de dividir arrecadação do estado poderia apenas utilizar melhor o recursos ,onde poderia apenas ser melhor utilizada .
Nível de informação
Os entrevistados quando questionados sobre sua opinião em relação ao nível de conhecimento em relação ao assunto, 59% disseram ter pouco conhecimento, 32% um bom conhecimento e 9% disseram ter excelente nível de conhecimento sobre a temática. Vale lembrar que a pesquisa foi aplicada em um ambiente acadêmico, o que agrava ainda mais a situação e nos faz questionar qual será o nível de conhecimento da população em geral sobre o assunto.
Fonte de informação
Quando questionados sobre qual o meio de comunicação pelo qual obteve as informações a respeito da temática, 71% diz o terem pela televisão; 18% pela internet e 11% por outros meios como jornal, rádio, etc. Interessante observar a maioria da população (59%) diz possuir pouco conhecimento em relação ao assunto e que essa informação geralmente é obtida pela TV (71%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário