sexta-feira, 25 de março de 2011

Barragens podem romper segundo a Defesa Civil de Altamira

Devido a cheia do Rio Xingu nas ultimas semanas, que atingiu 7 metros acima do nível normal, a defesa civil começa a evacuar moradores de áreas de risco em alguns bairros da cidade. Cerca de 280 famílias devem ser afetadas pela cheia do Rio Xingu. Parte dessas pessoas deve ser levada para abrigos organizados pela Prefeitura. Um desses locais é o Parque de Exposição do Município.
Para o agravamento da situação, segundo a Defesa Civil, algumas barragens correm o risco de romper devido ao grande fluxo de chuva na região, repetindo episódio da enchente ocorrida em 2009.
Enchente de 2009 em Altamira
Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI_Kwm0v9ErnHuzruO60Nb59dMLkU9bXE9lv3NKP6zqNyTD3LEN77VD1JEHxoM_UXdhJ17-z_gj5nud-SAfh-ql5ud-P3jMUzjlFdUYcnDjpGm88_CjYka5GxRYivBzJVxuL6dfn2YiZxP/s320/altamira2.JPG



Segundo informações extra-oficiais, algumas dessas barragens são de propriedades de fazendeiros que utilizam essa água para fornecê-la água ao gado e também para irrigar suas terras.
Cabe lembrar que obstruir ou desviar um curso natural de água sem licença é crime ambiental e que se realmente essa situação se confirmar, fica clara a ineficiência dos órgãos de fiscalização ambiental. E por outro lado, a existência dessas barragens coloca em risco milhares de moradores de Altamira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário