sexta-feira, 25 de março de 2011

NAVEGA E PÁRA: UM RETRATO DA INTERNET DO CAMPUS DE ALTAMIRA!

por Luiz Fernando Roscoche

O Rio Xingu sempre está ao lado do Campus da UFPA para quem quiser navegá-lo ininterruptamente, porém, se quiser navegar na internet talvez encontre alguns problemas. É muito comum professores, funcionários e alunos terem que enfrentar quedas do sinal de internet e até mesmo ausência de internet por vários dias consecutivos. Envio de artigos para revistas, inscrições para eventos, recebimento de trabalhos de alunos, realização de pesquisas, elaboração de aulas, realização de cadastros, atualizações de currículos, comunicados de eventos e reuniões são algumas das dezenas de atividades que hoje realizamos através da internet.
A situação é mais grave no Campus de Altamira, uma vez que, a bibliografia disponível em nossa biblioteca, pelo menos na área de geografia é vergonhosamente escassa. Tal situação leva muitos professores a recorrerem a indicação de artigos de revistas científicas da área que são disponibilizadas na internet, além de livros e outros materiais disponíveis na rede.
Existem inúmeros problemas externos, como os casos em que se rompem os cabos de fibra ótica. Outro agravante é que a estrutura física da rede do Campus não suporta mais as demandas crescentes de pontos de conexão solicitados por professores, funcionários e alunos. A estrutura humana também é bastante reduzida, ocasionando uma sobrecarga de trabalho nos funcionários desse setor que além de cumprirem suas funções enfrentam o mal humor e as reclamações de centenas de usuários insatisfeitos com a estrutura.
Segundo o técnico em informática do Campus da UFPA, a instituição conta com dois sistemas de conexão de internet, uma delas a Navega Pará, que seria muito instável, ou seja, pode sofrer algumas interrupções de sinal, mas que por outro lado possui uma velocidade mais alta. Outra conexão seria a da Empresa Embratel, que segundo ele, embora mais estável, quase não sofre queda de sinal e apresenta uma velocidade reduzida.
Os novos prédios do Campus II da UFPA devem receber uma ligação provisória de internet por conexão de cabo de rede e na seqüência receberão equipamentos que compensem a perca da qualidade do sinal.
Por um fio...
É comum o Campus ficar sem internet durante vários dias consecutivos. O ultimo episódio ocorreu entre os dias 18 e 20 de março de 2011.
No dia 18, um caminhão que trafegava pela rua Coronel José Porfírio arrebentou a fiação de internet que liga o Campus I ao Campus II, deixando o primeiro sem internet durante todos esses dias. Na segunda-feira o cabo foi substituído e a conexão de internet reestabelecida.

Números da pesquisa...
Pesquisa recente realizada por Marcos Rogério Ferreira da Silva, apontou que 43% dos alunos não possuem computador. E entre os alunos que possuem computador, 24% possuem notebook. Já entre os professores, técnicos e bolsitas (PTB), cerca de 50% deles possuem notebook. Tal fator demonstra uma grande demanda por computadores pessoais e conexões via wireless.
Sobre o local onde os usuários acessam a internet, entre os alunos, verificou-se que 23,7% dos alunos acessam pelas Lan Houses, seguido pelo acesso da UFPA com 22,4%. Cerca de 20% dos alunos acessam a internet de sua residência. Um dado que chama a atenção é que 19,1% dos alunos não tem nenhum acesso a internet.
Já entre os PTB 50% acessam a internet de seu local de trabalho e 36% de suas residências. Tais números evidenciariam a grande demanda pela internet no Campus de Altamira.
Analise crítica
Segundo Rogério “a rede do Campus de Altamira não foi planejada e estruturada corretamente, durante o rápido crescimento que se deu nos últimos três anos”. O autor da pesquisa alerta ainda que “a ligação entre o Campus I e II ocorre de maneira irregular de forma que os meios de comunicação empregados são inadequados e comprometem o trafego interno de dados, ocasionando por vezes problemas sérios de conectividade”.
Rogério lembra ainda que existem problemas como falta treinamento e insuficiência de equipamentos, e que esses seriam entraves que comprometeriam a qualidade dos serviços.
Segundo Marcos Rogério, existe um enorme contraste entre a demanda dos usuários e os recursos disponíveis. Em sua pesquisa o autor deixa claro que muitas ações estão sendo levadas a cabo para sanar os problemas existentes, melhorando a qualidade do serviço prestado e promovendo uma maior inclusão digital.

Fonte dos dados:
SILVA, Marcos Rogério Ferreira. Inclusão Digital e a Gestão dos Recursos Tecnológicos na UFPA – Campus de Altamira (PA). 61fls 2011 (Monografia – Bacharelado em Administração à Distância) Universidade Federal do Pará, Altamira. 2011.

Um comentário:

  1. Jorge, Infelizmente o navega e pára não é assim só ai em Altamira... em todos os lugaras é a mesma reclamação. O projeto é até simpático, mas não deu muito certo.

    Um abraço

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