sexta-feira, 25 de março de 2011

Negligência ao combate a dengue em Altamira

Fonte da imagem: http://carnaubaverdade.com/
Na segunda semana do mês de março, foi veiculada no jornal televisivo local da rede SBT que os órgãos estaduais de combate a Dengue no Estado estão acusando alguns municípios do Pará de estarem sendo negligentes em suas campanhas de Combate a Dengue, inclusive o município de Altamira.
Uma das acusações que se fez é de que muitos municípios realizavam muitas vistorias, mas sem a devida qualidade e cuidado e que, por essa razão, os índices da doença estariam aumentando nessas cidades.
As águas não vão rolar...
Enquanto Estado e município trocam acusações no que se refere a discussão de medidas paliativas em relação ao combate a dengue o município de Altamira parece não existir nenhuma perspectiva de instalação de um sistema de drenagem de águas pluviais ou de um sistema de esgotamento sanitário.
Em quase toda a cidade a água parada é uma realidade não só em terrenos baldios mas também no centro onde a água se acumula nas laterais das vias. Para piorar ainda mais a situação, algumas residências e pontos comerciais despejam parte de seus esgoto juntamente com as águas pluviais, contribuindo assim para a poluição e para a propagação de vetores de doenças.
Nos bairros, aquelas pessoas que não possuem um abastecimento regular de água muitas vezes estocam a água em recipientes sem nenhum tipo de cobertura o que favorece a proliferação da dengue.
A existência de um sistema de abastecimento por rede geral de água tratada, bem como um eficiente sistema de coleta de esgoto certamente reduziria o número de doenças transmitidas através da água.
Com base nessas premissas ficam algumas perguntas:
1) Como cidades com um orçamento bem mais reduzido que do município de Altamira possuem condições de saneamento muito melhores? (Um exemplo disso é o município de Redenção que em 2008 teve uma receita de 63 milhões e atendeu 4.060 domicílios com água tratada por rede geral, já Altamira teve 103 milhões de arrecadação e atendeu 4.391 –Dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE)
2) Para onde estão indo os recursos que deveriam estar sendo aplicados no saneamento básico (que é um direito básico dos cidadãos, diga-se de passagem)?;
3) Porque a população de Altamira age de maneira tão passiva a situações que atentam violentamente contra seus direitos básicos, uma vez que arcam com uma pesada carga de impostos e não possuem retorno algum por parte do poder público?

Os Números da Dengue no Estado.
Segundo matéria realizada por Roberta Vilanova, o informe Epidemiológico nº 2, divulgado dia 9 de fevereiro, foram registrados 3.269 casos de dengue no Pará e identificado o segundo caso de dengue tipo 4 no Estado.
Ainda segundo ela, os municípios com maior número de casos notificados são: Belém (478), Novo Progresso (309), Altamira (227), Santarém (225) e Parauapebas (177).

Nenhum comentário:

Postar um comentário