sexta-feira, 25 de março de 2011

Pescadores fazem manifestação contra a Belo Monte em Altamira

Cerda de 600 pessoas participaram de mais um protesto conta a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na segunda-feira, 14 de março, na Orla do Cais em Altamira, em frente a Sede da Eletronorte.
Depois de três dias no rio, pescadores de Altamira, Vitória do Xingu, Belo Monte, Senador José Porfírio e Porto de Moz retornaram com aproximadamente 6 toneladas de peixes. Os peixes foram servidos em um almoço no local para indígenas, ribeirinhos, agricultores, pescadores e representantes de movimentos sociais presentes. O restante do pescado foi doado para entidades assistenciais de Altamira.
Durante o evento os pescadores teciam redes de pesca em conjunto para simbolizar a união entre estes contra a luta pela construção da Usina e pela proteção de seus direitos. Outro ato simbólico realizado pelos manifestantes foi jogar parte do lixo do evento na frente da sede da Eletronorte.
Segundo site de noticias rede Brasil Atual, “a pescaria foi mais um protesto contra a construção da hidrelétrica”, pois de acordo comestudos técnicos a construção deve acabar com grande parte do estoque de peixes da região e levar à extinção várias espécies que hoje são a base da alimentação e da economia das comunidades indígenas e ribeirinhas da Bacia do Xingu.”
Já segundo o site EPTV, os manifestante querem “que não haja alterações no percurso do Rio Xingu e a imediata paralisação da obra e o respeito ao direito das populações que sobrevivem dos frutos retirados do Xingu”. Outra reivindicação realizada pelos pescadores é de que se crie um fundo protetor que possibilite a existência natural do rio e ampare as populações que vivem em suas margens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário