terça-feira, 31 de maio de 2011

CNX Promove Workshop sobre Avaliação Técnica das Alternativas para Conservação do Tabuleiro do Embaubal*

O Centro de Conservação da Natureza da Bacia do Xingu (CNX) é um órgão Suplementar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como uma de suas finalidades promover a integração das ações de pesquisa e de intervenções socioeconômicas, conservacionistas e preservacionistas realizadas na bacia hidrográfica do Rio Xingu e áreas adjacentes.
No dia 06 de junho de 2011 o CNX realizará um Workshop intitulado: Avaliação Técnica das Alternativas para Conservação do Tabuleiro do Embaubal. O Evento ocorrerá no auditório do Campus de Altamira da UFPA. Durante o evento será discutido o plano de criação de uma Unidade de Conservação no Tabuleiro do Embaubal. Deverão participar representantes de instituições que tenham papel relevante na condução de ações socioambientais na região do Tabuleiro do Embaubal (Senador José Porfírio – PA), incluindo órgãos governamentais, organizações não governamentais, entidades de classes e pesquisadores.


O Tabuleiro do Embaubal localiza-se na região do Baixo Xingu, no Pará, entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, sendo o último considerado “o maior banco de reprodução de quelônios de água doce das Américas”. Os quelônios utilizam o Tabuleiro do Embaubal para a desova. As espécies de quelônios mais corriqueiras na região são o Tracajá (P. unifilis) e a Tartaruga da Amazônia (P. expansa), as quais vêm diminuindo bruscamente ao longo dos anos. Estas espécies vêm sofrendo ameaças principalmente pela intervenção antrópica através da pesca e caça predatória, tendo em vista que estas espécies são utilizadas no consumo alimentar pelas comunidades ribeirinhas. Outro fator preocupante que ameaça os quelônios são as próprias características e dinâmicas ambientais da região, que também acarretam na perda de grande parte dos ovos no período de desova. Dessa forma, faz-se necessária uma intervenção imediata na região a fim de se promover alternativas para sua conservação e consequente sustentabilidade.

*Geógrafa Msc. Janaina Melo Oliveira, secretária executiva do Centro de Conservação da Natureza da Bacia do Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário