quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AGÊNCIAS BANCÁRIAS SUPERLOTADAS

por Jacylene S. Barbosa
A super lotação nas agências bancárias é uma realidade em Altamira há alguns anos. Com base nessa problemática a redação do Jorge (Jornal da Geografia), procurou o gerente de uma das agências para mais informações a respeito das medidas que estão sendo tomadas. O gerente da agência Caixa Econômica Federal de Altamira, José Antônio foi inquirido sobre como a agência bancaria está se preparando em relação ao grande fluxo de pessoas que necessitam das agências.
Um problema antigo
Segundo José Antônio, “antes mesmo do empreendimento UHE Belo Monte’’, o banco já enfrentava problemas, fato que teria se agravado com a instalação do empreendimento. O gerente reconhece que a ‘’Caixa Econômica Federal não tem estrutura física suficiente para agregar a todos”.
Algumas soluções
O gerente do banco afirma que o banco criou alternativas “para melhorar o acesso do cliente com a agência”, como por exemplo, o serviço “Caixa Aqui” onde algumas lojas associadas fazem serviços bancários, além de três lotéricas que fazem os serviços bancários e mais dois caixas eletrônicos. Mesmo
com esses serviços, José Antônio reconhece que “ainda não está sendo suficiente para melhorar o atendimento”.
Sobrecarga regional
Uma das justificativas apresentadas pelo gerente da sobrecarga dos serviços na agência de Altamira é o atendimento feito aos municípios que não fazem parte da sua área de abrangência como é o caso dos municípios de Placas e Pacajá, que seriam responsabilidade de Santarém ou Itaituba.
Projetos de Novas Agências
Visando suprir as demandas existentes, a superintendência do Caixa Econômica Federal no Estado tem projetos que visam aumentar o número de agencias mais 45 agências até o final de 2012 ou 2015, uma das cidades contempladas com uma nova agência deve ser a cidade de Uruará com a implantação até o final de 2012. José Antônio, afirma ainda que encontra-se em estudo a abertura de uma agência em Vitoria do Xingu que teria como objetivo melhorar diminuir o fluxo na agência de Altamira, melhorando o atendimento da população de Altamira.
Uma nova agência em Altamira
Em 2010 foi estudado um projeto para abertura de uma nova agência em Altamira que ficaria localizada na Av.Djalma Dutra próximo a Delta Veículos.
Sobre a criação de uma nova agência da Caixa Econômica em Altamira, o gerente da caixa Econômica, afirma que “em junho foi fechado com uma terceira empresa onde o processo já se encontra em andamento e ainda
neste mês receberemos a presença do nosso superintendente para abertura da construção dessa nova agência”.
Alternativas de Atendimento
Segundo a opinião de José Antônio, “parte da população ainda tem uma cultura ou hábito de ir direto a agência da Caixa Econômica para realizar um saque, deposito pagamento de conta, etc. Sendo que todos esses serviços são realizados nos correspondentes e lotéricas da caixa econômica o que facilitaria bastante o
atendimento na agência.”
O outro lado da História: os correntistas
Segundo Cristiane Alves Calasco, correntista da Caixa Econômica Federal, o atendimento nas agências bancárias “tem que ser melhorado, pois o espaço é insuficiente”.
Cristiane diz que muitas vezes os clientes procuram a ajuda de estranhos por falta de profissional para orientá-los. Quando questionada sobre o tempo de espera nas agências a entrevistada diz considerar insatisfatório e que por várias ocasiões extrapolou o tempo de espera e “não obteve nenhum respaldo por parte da agência’’. Ela diz saber que existe uma lei que regulamenta o tempo de espera nas agências bancárias, mas que não estaria sendo cumprida. Sobre a greve bancária a cliente apresenta dupla opinião. “Não concordo por que os clientes saem prejudicados, pois deles não têm culpa pelo fato dos profissionais não serem reconhecido pelo seu trabalho .Por outro lado, concordo, pois eles tem que lutar por melhoria só estão fazendo valer seus direitos, mais acredito que poderia ser resolvido em meio a uma reunião de um ou
dois dias não uma greve para que não complicasse ainda mais a vida dos correntistas”.
Cristiane acredita que para melhorar o atendimento seria necessário organização no quadro profissional, qualificar os colaboradores das agências e principalmente ampliar o espaço físico das mesmas. Segundo ela, o número de agências é muito pequeno quando considerado o número de usuários, principalmente agora com a implantação da UHE Belo Monte.
Comentando...
Enquanto não se tem uma data definida para a resolução do problema, em Altamira os usuários enfrentam as filas e a demora no atendimento, seja na própria agência ou nas casas lotéricas. E mesmo quando não existem filas, como no caso dos finais de semana, o usuário poderá se deparar com problemas no mínimo constrangedores como a impossibilidade de saque nos caixas eletrônicos ou não realização de operações simples, por exemplo, o depósito.
Aqueles que se sentirem lesados em seus direitos como consumidores e cidadãos podem ligar para o SAC dos bancos ou ainda procurarem o Ministério Público.

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