quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pesquisa sobre o lazer da população de Altamira

por Luiz Fernando Roscoche

Começou no dia 26 de setembro a pesquisa de “Caracterização do Lazer da População local de Altamira”. Segundo o coordenador da pesquisa, Luiz Fernando Roscoche, o objetivo da pesquisa é saber que tipo de atividades de lazer são praticadas pelos habitantes de Altamira. “Queremos saber quais são essas atividades, onde e como ocorrem e qual a opinião dos entrevistados em relação aos equipamentos e serviços ligados a área de lazer em Altamira”.
Segundo alguns levantamentos já realizados, foi constatado que os balneários é um dos principais tipos de lazer da população local de Altamira. Mas como já foi constatado pelo Relatório de Impacto Ambiental, com a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, as praias que hoje são visitadas no período do verão, ficaram permanentemente submersas, impedindo assim que a população usufrua desses locais de lazer. Desaparecendo essa opção de lazer outras devem surgir em seu lugar. Pensando dessa forma tal demanda
não só afetará o poder público local como também a iniciativa privada que serão chamadas a equalizar e propor soluções para tal processo.
Os pesquisadores
O coordenador da pesquisa, o prof. Luiz Fernando Roscoche, destaca que a pesquisa só é possível graças aos esforços voluntários dos acadêmicos do curso de geografia, uma vez que a pesquisa não possui recursos próprios.
Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Geografia compõe a equipe de pesquisa, são eles: Angélica Azevedo de Matos; Eunice Pessoa de Souza França; Katiane Araújo Souza; Lucilma Braga Castro; Marcelo da Silva Barbosa; Maria do Livramento Cordeiro de Miranda; Patrícia Barbosa Nunes; Taiane de Cassia Costa; Tháis. O professor ressalta a importância de que a população receba os acadêmicos em suas residências e que respondam as questões, pois tais dados embasaram não só estudos científicos como também poderão servir de base para tomada de decisões seja na esfera pública ou privada.
O setor de construção civil não para de crescer em Altamira e as lojas de materiais de construção comemoram as vendas. Porém, não é raro encontrar construções sem a fiscalização dos órgãos competentes. Tal prática pode pôr em risco a vida de muitas pessoas que ocuparão esses novos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário