terça-feira, 4 de setembro de 2012

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS FEDERAIS DE ALTAMIRA DESEJAM SAIR DO MUNICÍPIO


por Luiz Fernando Roscoche

É o que revela pesquisa realizada com 40 servidores públicos federais que atuam em Altamira (entre eles professores da Universidade Federal do Pará, Ministério Público Federal, Policia Federal e Instituto Federal de Educação).
A pesquisa revelou que na maioria 55% dos entrevistados residem no município com conjugue, filhos ou ainda com outros parentes. Sendo assim, os custos de vida onera principalmente o chefe do domicílio. 
Os que dividem residência com colegas de trabalho somam 13%. Essa alternativa está sendo adotada principalmente entre funcionários solteiros de forma a minimizar o impacto dos altos custos de aluguéis praticados na cidade. Fato semelhante ocorre com aqueles que residem com amigos totalizam 10%. Os que vivem sozinhos somam 13% e 15% dizem residir em outra forma de acompanhamento. 
Quanto ao Estado Civil dos funcionários federais entrevistados, quase metade dos entrevistados (48%) é casado, 30% se diz solteiro; 18% encontram-se em união estável e 5% diz ser divorciado.  
Quanto questionados sobre o tempo de residência no município, verifica-se que 65% dos entrevistados vivem a menos de 2 anos (sendo que 22% vive a menos de 11 meses e 43% entre 1 e dois anos) 27% entre 3 e 4 anos e apenas 8% reside a mais de 5 anos no município. 
Quando questionados sobre a possibilidade de transferência, 90% dos entrevistados diz ter interesse em realizar transferência do município de Altamira e apenas 10% disseram não ter interesse em fazer tal solicitação. 
Entre os motivos que mais estimula os funcionários públicos federais a pedir transferência estão os altos preços dos produtos alimentícios citados por 93% dos candidatos; seguido do alto preço dos produtos e serviços com 89% e em terceiro lugar a precariedade do sistema de saúde do município apontado em 83% dos registros. Os altos preços dos aluguéis foram a quarta causa (apontada por 81% dos entrevistados) de insatisfação que estimula a transferência dos funcionários federais. Na quinta colocação entre os fatores de maior insatisfação foi a inexistência de produtos e serviços na cidade. Muitos entrevistados dizem não encontrar muitos produtos e serviços na cidade, levando-os a ficar sem esses serviços ou adquiri-los sob encomenda de outras regiões. Fica a dica para as associações comerciais e outros órgãos de orientação de investidores realizarem pesquisas para conhecer a demanda por produtos e serviços em Altamira para que possam repassar essas informações a futuros comerciantes e investidores e assim sanar a demanda existente. 
Para 50% dos entrevistados outro ponto crítico são os problemas de saneamento. 44% apontam a falta de transporte público urbano. Citados por 33% dos entrevistados estão ainda a precariedade do sistema educacional e/ou inexistência de opções educacionais e os problemas de trânsito. Ainda para 33% dos entrevistados, a violência é considerada outro aspecto negativo. A falta de opções culturais é também citada por 31% dos entrevistados. Tais dados apontam a  tão divulgada falta de infra-estrutura urbana do município, que só tende a agravar com a chegada de milhares de imigrantes que aportam diariamente no município.  
Todos os entrevistados são unanimes em afirmar que houve sim um grande aumento do custo de vida em Altamira e também consideram que é necessário o pagamento de algum subsidio ou adicional em seus salários para compensar a elevação do custo de vida no município. 
Quando questionados se é comum que seus colegas que trabalho peçam transferência para outro Estado ou município, 95% os entrevistaram afirmou que tem se tornado comum esse tipo de prática.   
A pergunta final questionava os entrevistados sobre qual o valor necessário para sobreviver em Altamira de acordo com o padrão de consumo que seu salário proporciona a um morador de uma cidade de igual porte em outra região do país. Para mais de 57% dos entrevistados o valor varia de R$5 a R$10 mil. Os entrevistados alegam que só os aluguéis podem atingir entre 4 a 5 mil reais.   
Fica evidente nessa pesquisa a insatisfação dos funcionários públicos federais diante das atuais problemas pelos quais o município de Altamira vem passando e principalmente a defasagem salarial dos servidores federais, frente aos absurdos e abusivos aumentos em vários setores. Tal defasagem prejudica não só a qualidade de vida desses funcionários como conseqüentemente afeta indiretamente o funcionamento das instituições federais no município. 
Revisão: Profa. Ivana de Oliveira Gomes e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário