terça-feira, 4 de setembro de 2012

GENTE DA NOSSA TERRA!


 Por Taiane de Cássia Costa e Vandinei S. Nascimento 

Essa é a segunda edição da coluna Gente da Nossa Terra que tem como objetivo divulgar o trabalho de inúmeros personagens no município que contribuem de alguma forma para essa terra chamada Altamira. 
Francisco Pereira de Melo 
Escultura "O leitor" - localizado na UFPA
Francisco Pereira de Melo escultor e pintor é um amante das artes. Nasceu em 1929 em Teresina no Piauí, morou com a família na capital paraense por alguns anos. Chegou a Altamira em 1973, e acabou escolhendo a cidade por acaso,  veio a passeio e acabou tornando-se cidadão de Altamira. A pedido da administração municipal, no ano 2003 o escultor produziu várias obras que hoje compõe a paisagem urbana de Altamira através de monumentos que fazem parte do cotidiano da população da cidade e representam a história do município.
 Francisco Melo sente-se triste ao ver alguma de suas obras depredadas por vândalos: “me sinto triste ao ver uma agressão a algumas de minhas obras. É  como se fosse um filho que sofreu um acidente”! O artista também menciona o descaso do poder publico com as obras de arte do município. Para ele ‘’é uma vergonha a má conservação das obras de artes’’.
Monumento construído pelo autor
Escultura de Francisco Melo
No inicio de 2012 Melo doou uma de suas obras feita em concreto e com textura em bronze, intitulada “O leitor” que encontra-se no pátio de entrada do Campus I da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira em comemoração aos 25 anos do Campus. Entretanto, Melo diz nunca ter recebido um ofício de agradecimento por parte da instituição. 
Melo tem suas obras expostas em seu ateliê inaugurado em março de 2006 localizado na rua Magalhães Barata N° 1292, aberto de segunda a sexta das 09 às 12 horas e de 14 às 17 horas, onde  suas obras estão em exposição e algumas a venda. Para ele: “a arte não tem preço, as pessoas costumam pagar o que acham que devem pagar, geralmente quando alguém vem aqui com interesse de adquirir alguma obra, o preço estipulado é o valor do material usado, as pessoas não costumam pagar muito, é difícil tirar meu sustento da arte, faço isso porque gosto, trabalho em prol do desenvolvimento cultural”   
Obras do ateliê do artista
Outra monumento de autoria do artista
A falta de reconhecimento do trabalho do artista por parte da população da cidade é perceptivelmente notada no livro em que ficam registradas as visitas realizadas ao Centro Cultural. Há muitas assinaturas, entretanto, em algumas paginas estrangeiros deixam mensagens de recordação para Melo, porém são poucas as mensagens dos visitantes da própria cidade.
No Centro Social Cultural Francisco Melo há muitas obras expostas: pinturas, esculturas e bustos. O melhor da visita ao Centro Cultural é que o próprio artista recepciona os visitantes, além de apreciar as obras quem visita o ateliê também poderá se emocionar com a história de vida de um senhor que tem muito carisma e verdade no que faz e que vive para disseminar a arte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário