segunda-feira, 19 de março de 2012

EVENTOS DE GEOGRAFIA PARA O ANO DE 2012


por : Taiane de Cássia e Vandinei S. Nascimento 



MARÇO/2012

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Uberlândia/MG
7 à 9 de Março/2012.
O I Simpósio Internacional sobre Território e Promoção da Saúde será realizado em Uberlândia - MG, na Universidade Federal de Uberlândia, organizado pelo Observatório da Saúde, com o apoio da Coordenação do Curso de Gestão em Saúde Ambiental e do Laboratório de Geografia Médica e Vigilância em Saúde. O evento será realizado no anfiteatro 3Q do Campus Santa Mônica, Universidade Federal de Uberlândia.
6º COLOQUIO GEOGRÁFICO SOBRE AMÉRICA LATINA FACULTAD DE HUMANIDADES, ARTES Y CIENCIAS SOCIALES
Paraná, Argentina
14 à 17 de março de 2012
O principal objetivo do evento é reunir especialistas na área das ciências geográficas e afins, para discutir os desafios enfrentados pela América Latina na globalização participativa e democratizante do conhecimento, promover o diálogo e a criação de redes de colaboração acadêmica. O Colóquio de Geografia sobre a América Latina é um evento acadêmico internacional tem funcionado por mais de 15 anos e tem como missão ser um espaço de reflexão e análise sobre questões relacionadas à América Latina
MAIORES INFORMAÇÕES:
I CCE- COLÓQUIO CAMPENIENSE DE EDUCAÇÃO
MILTON SANTOS E A EDUCAÇÃO: A TEORIA ESPACIAL CRÍTICA MILTONIANA E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES
CAMPINA GRANDE – PARAÍBA
22 a 24 de março de 2012
A cidade de Campina Grande-PB sediará o I COLÓQUIO CAMPINENSE DE EDUCAÇÃO (I CCE) no período de 22 a 24 de Março de 2012, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica, técnicos e demais profissionais da educação, bem como a comunidade em geral. O propósito fundamental desse evento é promover o desenvolvimento do saber, propiciando aos participantes condições para debaterem e apresentarem suas produções científicas, ideias, experiências profissionais e políticas, bem como fortalecer os laços de intercâmbio, confiabilidade e respeito entre os profissionais da educação capazes de impulsionar o debate teórico, metodológico, político e ideológico, porém garantindo espaço para o comparecimento de divergências; fomentando a pesquisa e a divulgação de seus resultados.
Maiores informações: http://agbcgcce.xpg.uol.com.br/

ABRIL/2012                       

ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL - V EREGEO-Sul
Transgredindo Fronteiras (In)Visíveis do Território: ATUAÇÃO ESTUDANTIL
Universidade Federal da Fronteira Sul/Chapecó/Santa Catarina
6, 7 e 8 de Abril
Na construção dos EREGEOS, buscamos entender que Geografia concebemos para nossa atuação (tema do II EREGEOS), compreendemos que há diversos campos para esta atuação (III EREGEOS) e que é necessário ir além dos muros da universidade (IV e EREGEOS), para conseguir fazer tudo numa coisa só. Agora estamos construindo-as nossas Geografias, transgredindo e recriando os territórios hegemônicos e impostos. Nesse sentindo, o território do Oeste Catarinense possui uma diversidade geográfica desconhecida devido a hegemonia de seus produtores capitalistas, criando fronteiras, sejam elas informacionais, repressivas, territoriais, segregando o espaço e definindo a construção do mesmo. Nossa proposta é apresentar as práticas estudantis na quebra dessa hegemonia, transformando a construção do conhecimento geográfico em práxis e criando oportunidade de barrar os interesses econômicos em prol dos interesses sociais e ambientais.
Maiores informações: http://eregeosul.blogspot.com
SEMINÁRIO GEOPLAN 2012
Com o tema “conflitos ambientais e territoriais, pesca e petróleo no litoral brasileiro”!
O seminário GEOPALAN 2012
Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na cidade São Cristóvão.
11 a 13 de abril de 2012
Em sua primeira edição de âmbito nacional e quarta de cunho local, o SEMINÁRIO GEOPLAN 2012 oportunizará amplas reflexões e debates, pautados sob uma ótica tanto científica quanto de interlocução com a sociedade civil sobre o tema “Conflitos Ambientais e Territoriais: pesca e petróleo no Litoral brasileiro".
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.geoplan.net.br/index.html
III FORUM NACIONAL DE CIDADES HISTORICAS E TURISTICAS
Santa Maria sediará nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2012
o III Fórum Nacional de Cidades Históricas e Turísticas. Após ter ocorrido em Olinda (PE) e Santos (SP), o III Fórum Nacional de Cidades Históricas e Turísticas ocorrerá em Santa Maria (RS). Captado pela Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria, o evento é uma promoção do Ministério do Turismo, do IPHAN e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do RS. O evento ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2012, no Teatro Treze de Maio (Abertura Oficial dia 11 de Abril - 20h) e no Centro de Eventos do Itaimbé Palace Hotel (Programação Técnica nos dias 12 e 13).
MAIORES INFORMAÇÕES: (55) 3217 9415 com Laíse Chaves.
V SEMINÁRIO ESTADUAL DE ESTUDOS TERRITORIAIS
LOCAL: Campus Francisco Beltrão – Paraná
DATA: 19 DE ABRIL DE 2012
Esse seminário tornou-se, no período em questão, um importante espaço para socialização, debates e publicações dos resultados obtidos em pesquisas realizadas pelos professores e discentes membros do Geterr e de outros grupos de estudos congêneres do Paraná e de outros estados do Brasil. Atualmente, é um evento reconhecido regionalmente, sobretudo através das repercussões diretas do evento, como o envolvimento de mais de 400 pessoas na última edição, Convidamos para o V SEET pesquisadores com trajetória de pesquisa em geografia agrária e que são referências no âmbito do Paraná e em outros estados do Brasil, ampliando um debate que é relevante para a geografia e outras ciências sociais, pois é necessário socializar e discutir tanto as abordagens e concepções produzidas no meio acadêmico como as pesquisas que têm um caráter mais empírico. Essa é uma condição necessária para qualificar as pesquisas e mesmo as atividades de ensino que estamos realizando na graduação e nos cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.vseet.tk/

MAIO/2012

XII GEOCRITICA
Bogotá – Colômbia
7 a 11 de maio de 2012
A celebração do bicentenário da independência dos países que agora compõem a América Latina e o Caribe é uma boa oportunidade para discutir a relação entre a independência política, a construção de Estados ea definição das nações, em uma perspectiva ampla que abrange dois séculos da era moderna, incluindo a inércia que se arrastaram até o início do século XXI.
II SIMPÓSIO NACIONAL MARXISMO LIBERTÁRIO
Goiânia –Goiás
09 a 11 de maio  de 2012
Pretende-se aqui discutir a autogestão a partir da perspectiva marxista. Obviamente que lançaremos mão de outras obras e correntes do pensamento comunista-libertário. Desde sempre listamos autores fundamentais para a compreensão da perspectiva marxista-libertária. Nesse sentido, são fundamentais as obras de Karl Korsch, Anton Pannekoek,Paul Mattick, Otho Ruhle,Helmut Wagner, Maurício Tragtenberg, Rosa Luxemburgo, Ernst Bloch, Nildo Viana, Amadeo Bordiga,Eric Fromm dentre tantos outros que contribuíram, e contribuem, para a construção da autogestão social enquanto expressão real da sociedade do futuro.
IX SIMGEO: Simpósio de Geografia Vale do Paranaíba
Quirinópolis  -Goiás
24 a 27 de maio de 2012

I Encontro Regional de Geografia Urbana e Ensino Inclusivo de Geografia na Amazônia – EGUEAM
Universidade do Estado do Amazonas Campus Parintins
PARINTINS – AMAZONAS
28 de maio a 01 de junho de 2012
Amazônia: cidades (in)certezas e possibilidades. O Evento será dividido em oficinas, mesas redondas, palestras, trabalho de campo (a ser definido) e apresentação de trabalhos (oral e pôster) a serem encaixados a partir de cinco eixos temáticos.

JUNHO/2012

5O ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS
Belém - Pará
03 a 06 de junho de 2012,
O 5o Encontro da Rede de Estudos Rurais será realizado no Campus da Universidade Federal do Pará, em Belém, de 03 a 06 de junho de 2012, dando sequencia à construção de uma associação que reune pesquisadores seniores e jovens estudiosos do meio rural brasileiro. O tema geral do Encontro, Desenvolvimento, Ruralidades e ambientalização: atores e paradigmas em conflito, destaca as profundas alterações conceituais que vêm se acentuando e exigindo tratamento diferenciado no que diz respeito à relação entre ciência, sociedade e natureza. Desta vez o evento contará com 13 Grupos de Trabalhos, 7 mesas de debates e 2 conferências, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://rederural5.wordpress.com
VII Seminário Latino-Americano e III Seminário Ibero-Americano De Geografia Física
Universidade Federal do Amazonas -UFAM
MANAUS – AMAZONAS
11 a 16 de Junho de 2012
Promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e com apoio do CNPQ  de outras instituições locais. A composição dos Seminários (Latino e Ibero ), prima pela divulgação não somente pela produção de trabalhos científicos mas, também, pelo espaço á ciência básica, assim como, dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa de identificação, análise critica e reflexão das potencialidades e competências da Geografia nos mais diversos campos de atuação.
6ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TURISMO RESPONSÁVEL
São Paulo – São Paulo
18 a 20 de junho 2012
               
RIO+20
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
20 à 22 junho de 2012
O objetivo da conferência é garantir um compromisso político renovado para o Desenvolvimento Sustentável, analisar o progresso até o momento e as lacunas na implementação dos resultados das grandes cimeiras sobre Desenvolvimento Sustentável, e enfrentar desafios novos e emergentes. A Conferência incidirá sobre dois temas: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável ea erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.uncsd2012.org/rio20
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA
UFAM, Amazonas
24 a 28 de Junho de 2012
O seminário internacional de ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia é uma iniciativa do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas através de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores. É um evento essencialmente acadêmico destinado ao público de alunos de mestrado e doutorado, principalmente, e também pesquisadores e professores com atuação na pós-graduação. Em suas primeiras três edições anuais (2007, 2008 e 2009) o seminário teve uma abrangência nacional. Em 2009, com sua primeira edição internacional, o SICASA passou a ter uma periodicidade bianual.
VIII SEMINÁRIO DO TRABALHO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Marília- São Paulo
25 a 28 DE JUNHO DE 2012

JULHO/2012
15ª CONFERENCIA DO INTERNATIONAL PLANNING HISTORY SOCIETY (IPHS)
São Paulo, São Paulo
15 a 18 de julho de 2012
O tema proposto para a Conferência IPHS 15 é "Cidades, nações e regiões de planejamento na história". Ele aborda a questão persistente de como superar as disparidades territoriais e assimetrias na esfera do planejamento história. É uma tentativa para detectar conexões e descontinuidades, tensões e sobreposições, tanto nos processos de urbanização e no campo de planejamento. Como tal, traz para primeiro plano das práticas, conceitos e significados relacionados com as ligações entre as cidades, da nação e as diferentes escalas regionais.
64ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC
São Luís – Maranhão
22 a 27 de julho de 2012
O tema da nossa RA em 2012 - Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza - encerra a questão da inclusão social, abrindo espaço para incorporarmos, de forma definitiva, ainda que não totalmente completa, a questão da inclusão social em nossos eventos. A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e porque for. As atividades de nossas Reuniões Anuais e Regionais, sempre abertas ao público, já representam ações inclusivas realizadas pela SBPC, mas outras ações devem ser implantadas.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos
Belo Horizonte – 22 a 28 de julho de 2012
UFMG – Campus Pampulha
Segunda Circular
ÁREAS GERAIS: Cidade/Urbano, Campo/Rural, Pensamento Geográfico, Natureza/Meio Ambiente, Educação.
Os Eixos Temáticos constituem diretrizes para a formação das Mesas e dos ESCs.
EIXOS TEMÁTICOS
1 - Reestruturação produtiva do capital: grandes projetos de desenvolvimento e conflitos territoriais, 2 - Geografias, políticas e práticas educacionais, 3 - Brasil – Latinoamérica – Mundo: Estado, territórios e sociedades em movimento, 4 - Movimentos sociais: formas de luta e resistência, 5 - Natureza e sociedade: desenvolvimento e contradições, 6 - Saberes geográficos e lutas sociais: novas questões, novas abordagens, 7 Geografias, linguagens e tecnologias: apropriações e tensões.
XIII WORLD CONGRESSOFRURAL SOCIOLOGY–IRSA
Lisboa (Portugal)
DATA: 29 de julho a 04 de agosto de 2012
O XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural será realizada em dois locais diferentes. Universidade de Lisboa - Aula Magna.  Conferências plenárias no primeiro dia será na Reitoria da Universidade de Lisboa, nomeadamente na sua Aula Magna localizado no Campus Universitário. O Auditório da Universidade de Lisboa, que faz parte da reitoria da universidade na Cidade Universitária, é uma peça nobre da arquitetura oferecendo acústica notável. Ele foi projetado pelo arquiteto e pintor, Daciano da Costa e foi inaugurado em 1961.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://irsa2012.com/event/irsa-2012/

AGOSTO/2012

THE 32ND INTERNATIONAL GEOGRAPHICAL CONGRESS
Cologne, Alemanha
DATA: 26 a 30 agosto de 2012
O 32 Congresso Internacional de Geografia, em Colónia centra a atenção científica sobre os temas fundamentais da humanidade. Pesquisadores de todo o mundo são esperados em Colónia, em 2012. Geógrafos trazer as perspectivas amplas e metodologia de seu sujeito a suportar-se em quatro grandes complexos temáticos e contribuir para a solução dos urgentes questões científicas e sócio-político - trazendo de pesquisa para a Terra: Mudança Global e Globalização. Sociedade e Meio Ambiente. Riscos e conflitos. Urbanização e mudanças demográficas.

SETEMBRO/2012

II CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOLOGIA DA PAISAGEM E II SIMPÓSIO SCGIS-BR:
ECOLOGIA DE PAISAGENS E SUSTENTABILIDADE: CONECTANDO A TEORIA À PRÁTICA DA CONSERVAÇÃO
Salvador, Bahia
10 a 12 de setembro de 2012.
congresso será organizado pela filial brasileira da Sociedade Científica de Ecologia de Paisagens (IALE-Br). Conjuntamente com o II-IALE-BR, ocorrerá o II Simpósio SCGIS-BR, organizado pelo ramo brasileiro da “Society for Conservation Geographic Information Systems”. O simpósio terá como tema “SIG para conservação da biodiversidade: apoiando o planejamento e gestão de paisagens sustentáveis”. Esse simpósio deve atrair, além de pesquisadores das áreas de Ecologia de Paisagens e de Conservação, diversos profissionais interessados nos recentes avanços dos Sistemas de Informações Geográficas aplicados à  conservação ambiental.
O tema do Congresso de 2012 – “Ecologia de paisagens e sustentabilidade: conectando a teoria à prática da conservação”.
VI ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS
Belém, Pará
DATA: 18 a 21 setembro de 2012.
A cada dois anos a ANPPAS reúne a comunidade interessada em estudos e pesquisas em Ambiente e Sociedade. Os encontros nacionais da ANPPAS são fóruns importantes de discussão e de comunicação entre os pesquisadores, profissionais e estudantes que integram nossa comunidade. Também, é um importante momento para a criação de redes sociais em torno dos assuntos relacionados aos temas de interesse da associação.
46º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA - CBC
Centro de Convenções do Grupo Mendes
Avenida General Francisco Glicério n° 206, CEP 11065-400 Santos (SP).
30 de setembro e 05 de Outubro de 2012
O bem-estar alcançado pelo homem sempre envolveu o uso dos recursos naturais, como minérios, petróleo, gás e água. O uso de seus produtos de transformação tecnológica atingiu um crescimento estupendo nos séculos XX e XXI, a ponto de antecipar as projeções de esgotamento de alguns deles. O uso racional e eficiente dos recursos naturais é uma necessidade premente e uma preocupação compartilhada por toda a sociedade. A proposição de um evento com a temática "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais" significa reconhecer a importância da Geologia e das outras faces das Ciências da Terra para a descoberta e uso conservativo dos recursos naturais, notadamente recursos minerais e energéticos, a fim de alcançar um equilíbrio entre nossas necessidades e possibilidades do ambiente que nos cerca. As Geociências, outrora centradas na procura insaciável por bens minerais, descobrem que têm um papel fundamental na nova etapa de desenvolvimento do Mundo Global - o uso racional dos recursos naturais em prol do bem-estar e da sobrevivência da espécie Homo na face da Terra. Assim, nesta quadragésima sexta edição do Congresso Brasileiro de Geologia, serão criados diversos fóruns para expandir e instigar o debate deste grande desafio que se apresenta para o novo profissional de Geociências, no que diz respeito ao seu papel frente ao futuro da sociedade.
Maiores informações:  www.mendesconventioncenter.com.br

OUTUBRO/2012

XXI ENGA – ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA
Uberlândia – Minas Gerais
15 a 19 de outubro de 2012
UFU sediará o XXI ENGA em 2012
O Instituto de Geografia (IG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que em 1983 realizou o Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), ou seja, 29 anos atrás, terá  a honra de novamente realizar mais uma edição do referido evento. Agora, agregando a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) - campus do Pontal que também será responsável pela organização.
GEOMORFOLOGIA E EVENTOS CATASTRÓFICOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
21 a 24 de outubro de 2012
O tema escolhido para o próximo  SINAGEO 2012  - “Geomorfologia e Eventos Catastróficos: passado, presente e futuro” - foi concebido sob duas perspectivas fundamentais e integradas: uma aliada a demanda  por avanços  do conhecimento teórico no campo da Geomorfologia, e outra a demanda  por maior aplicação do conhecimento geomorfológico frente aos desastres induzidos por excesso ou escassez de chuvas que podem alcançar magnitude catastrófica.  O recente evento catastrófico  de chuvas  que atingiu  uma grande extensão da região serrana do Rio de Janeiro, em Janeiro de 2011, evidenciou a necessidade de maiores reflexões sobre o papel dos eventos extremos na dinâmica dos processos geomorfológicos e na evolução da paisagem nos Trópicos Úmidos.
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.sinageo.org.br/

Um comentário: