terça-feira, 27 de março de 2012

I CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO E VII ENCONTRO DA REGIÃO NORTE DE HISTORIA ORAL



Acontece em Belém entre os dias 27 a 30 de março o I Congresso Pan-Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral que tem como tema "História do Tempo Presente & Oralidades na Amazônia". O evento, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), será realizado no Campus de Belém da UFPA. Segundo os organizadores do evento o mesmo tem o objetivo de consolidar a importância das fontes orais para os estudos na Amazônia, sendo um espaço de diálogo e formação de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, estreitando parcerias e incrementando colaborações entre pesquisadores do Brasil e países vizinhos.

Segundo o prof. Dr. Pere Petit, (professor da Faculdade de História - UFPA), coordenador geral do evento, a programação do evento  "além das Conferências de Abertura e Encerramento do Congresso-Encontro, serão realizados durante o evento nove Mesas-Redondas, dez minicursos, quinze Simpósios Temáticos (GTs), Grupos de Trabalhos nos quais serão apresentadas cerca de 200 comunicações, três Rodas de Conversa e apresentação de diferentes vídeodocumentários".

Professor e acadêmica da Faculdade de Geografia participam do evento



Prof. Daniel Valerius
 
Prof. Adolfo Oliveira Neto

O prof. da Faculdade de Geografia de Altamira, Daniel Valerius, conjuntamente com a academica Josenilda Araújo e o prof Adolfo Oliveira Neto (Faculdade de Geografia e Cartografia de Belém), participam do evento com o artigo intitulado  Contribuições da História de Vida no ensino de Geografia com alunos indígenas.
O trabalho segundo os autores visa socializar a experiência desenvolvida por professores da Faculdade de Geografia e Cartografia, em Belém, e da Faculdade de Geografia, em Altamira, onde a história oral é utilizada como instrumento metodológico no ensino de geografia com alunos oriundos de comunidades indígenas e que estudam em escolas localizadas na zona urbana do município de Altamira, no estado do Pará.

Explicam ainda que "tal projeto tem por finalidade investigar qual impacto o uso da história de vida pode ter no ensino de alunos indígenas e qual é a sua influência no processo de regate das tradições histórico-culturais e afirmação do território destas comunidades. Nestas, temporalidade, territorialidade, memória coletiva, história, imaginário, relações de trabalho e as disputas pelo domínio territorial são alguns dos elementos que constituem o território."

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