terça-feira, 6 de março de 2012

TRÊS CHAPAS DISPUTAM A COORDENAÇÃO DO CAMPUS DE ALTAMIRA

por Taiane de Cássia Costa e Vandinei S.Nascimento 


Acontece no dia 8 de março de 2012 a eleição para a coordenação do Campus Universitário de Altamira que hoje é coordenado pelo prof. Dr. Rainério Meireles.  Disputam 3 chapas, a Chapa 1 ‘’Nosso Campus Nossa História’’ composta pela profa. Dra. Maria Ivonete Coutinho (Netinha) como candidadata a coordenadora e o prof. Msc. José Queiroz de Miranda Neto como vice-coordenador. A Chapa 2 ‘’Para Fazer Melhor’’ por sua vez, é composta pelo prof. Dr. Yarnel de Oliveira Campos como candidato a coordenador e como sua vice a profa. Dra. Raquel Lopes. Já a Chapa 3 ‘’Quem ama cuida!’’ é composta pelo prof. Msc. Iselino Nogueira Jardim como candidato a vaga de coordenador e seu vice o prof. Msc. Adelson Luiz Bayma.
Poderão votar os alunos dos cursos de graduação e pós´graduação da UFPA do Campus de Altamira, professores e técnicos.  Segundo a Comissão Eleitoral, estão aptos a votar pouco mais de 1800 pessoas, sendo 15 técnicos; 97 professores e aproximadamente 1700 alunos.


O Regime de votação

Em Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Campus de Altamira, ocorrida no dia 19 de dezembro de 2011, discutiu-se 3 propostas de sistema de votação.  O primeiro foi o voto Proporcional, onde 50% dos votos seriam atribuidos a técnicos administrativos e professores e outros 50% dos votos seriam dos alunos. O segundo sistema de votação proposto foi o  Paritário, onde cada categoria ficaria com 33% dos votos ( ou seja 33% dos votos seriam dos professores, 33% dos técnicos administrativos e  33% para os alunos). E finalmente o voto universal. Posto em votação a primeira proposta recebeu 7 votos, a segunda 11 votos, e a terceira proposta (voto universal) não recebeu nenhum voto, logrando vitória a proposta de voto paritário.    
Na proposta vencedora cada voto de um técnico administrativo equivale a 2,2%, dos professores 0,3% e dos alunos 0,01%. Exemplificando, para cada voto de um técnico administrativo se equivale ao de aproximadamente 7 professores e de 220 alunos.   

      
 Debate entre as chapas

 No dia 03 de fevereiro de 2012  aconteceu o primeiro debate entre as chapas concorrentes ao pleito promovido pelo D.A (diretório acadêmico), gestão “reconstruir é preciso” o objetivo do debate, segundo o D.A, é exclusivamente apresentar e defender as propostas e ideias de gestão para os próximos quatro anos.
O  debate ocorreu da seguinte forma: no primeiro bloco houve o sorteio da apresentação das chapas. No segundo ocorreu um círculo fechado de perguntas, sorteio pra definir a ordem de quem pergunta e quem responde. No  terceiro bloco, realizadas as perguntas da plenária definidas também por sorteio por fim no quarto e ultimo bloco, foram disponibilizados 5 minutos para cada chapa finalizar sua participação, cuja ordem também foi definida por sorteio. 
Segundo presidente do D.A, Tarcisio Soares, foi o primeiro ato realizado pela atual gestão e o resultado foi satisfatório. 


Sistema de votação causa revolta entre acadêmicos



Reunião do Conselho do Campus no dia 07/02/2012
No dia 06 de fevereiro de 2012 houve uma reunião com os estudantes na cantina universitária para discutir pontos relativos ao sistema de votação da eleição para a coordenação do Campus e analisar qual sistema de votação é o mais democrático. 


Já no dia 07 de fevereiro de 2012 aconteceu no auditório da UFPA, uma reunião do Conselho do Campus.  Na ocasião além de outras problemáticas foi colocado em pauta a discussão sobre o sistema de contabilização de votos para eleição.
Alguns acadêmicos mostraram insatisfação, pois o sistema de voto universal defendido por eles não foi considerado. 
Tal contrariedade gerou insatisfação entre os estudantes que revoltados com a decisão, rasgaram cartazes e faixas de todas as chapas concorrentes. 




studantes revoltados arrancaram cartazes dos candidatos
 a coordenação do Campus de Altamira
  No dia 09 de fevereiro, os alunos recorreram ao Ministério Público Federal (com o documento TD PRM/ATM/016/2012) para apresentar reclamação contra o processo eleitoral de escolha de coordenador e vice no campus de Altamira. Entre os problemas relatados pelos alunos estão a discordância com o voto paritário no qual requerem a adoção do voto universal. A outra reivindicação é a mudança de data do processo eleitoral, marcada para o dia 08/03/2012, pois segundo eles os alunos do curso intensivo (intervalar), que estão participando do processo de debate das questões relativas à eleição, não votarão; ao passo que os alunos do período regular (extensivo), que votarão, não estão participando do debate mencionado. Nesses termos os alunos requerem ao Ministério Público Federal a paralização e regularização do processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário