quinta-feira, 12 de julho de 2012

INDÍGENAS DESOCUPAM CANTEIROS DE OBRAS DE BELO MONTE


Foto: Regina Santos / Norte Energia
Durante reuniões entre os dias 09 e 10 de julho a Norte Energia S.A. e as lideranças indígenas do Médio Xingu chegaram a um acordo para a desocupação o sítio Pimental, um dos canteiros da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Os índios das etnias Juruna, Xikrin, Arara da Volta Grande, Kaiapó e Parakanã permaneciam acampados no sítio Pimental desde o dia 21 de junho, cerca de 2.500 operários do CCBM estavam impedidos de trabalhar. A saída dos índios do canteiro aconteceu na manhã dessa quarta-feira (11) após o acordo.

Segundo a assessória de comunicação da norte energia os índios aceitaram as propostas apresentadas pela empresa durante as reuniões. Algumas reivindicações que motivaram a ocupação das lideranças serão atendidas imediatamente e outras, pelo acordo, serão discutidas no âmbito dos dois comitês criados. Haverá um comitê para monitorar a vazão à jusante do rio Xingu e outro para acompanhar as condicionantes do Projeto Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI). O início dos trabalhos dos dois comitês vai depender apenas da indicação dos representantes indígenas para cada um deles, o que deverá ser feito em até quinze dias.
Além do documento final, ficou definido que haverá um cronograma para reapresentar o sistema de transposição do Rio Xingu e o atendimento à algumas demandas emergenciais. Quanto à proteção das terras indígenas, a Norte Energias se comprometeu a entregar cinco bases operacionais e dois postos de vigilância cujas duas primeiras a serem implantadas nas aldeias dos Arara da Volta Grande e na Koatiemo serão concluídas em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário