terça-feira, 3 de julho de 2012

PARTICIPANTES AVALIAM O 2° ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO SUDOESTE DO PARÁ


Por Taiane de Cássia e Vandinei S. Nascimento 


O 2° encontro de Geografia do Sudoeste do Pará realizado durante os dias 25 e 29 de junho na UFPA campus de Altamira contou com grande participação do público mesmo com a greve dos professores e técnicos. O evento teve a participação de Professores doutores e mestres de outras universidades do país e acadêmicos de outras instituições e cidades. 
Os acadêmicos elogiaram a iniciativa do Encontro por tratar temas regionais.

                                     

Depoimentos de participantes do 2° EGESPA.

Perla Letícia Furtado Marinho LIC/BACH Geografia UFOPA/SANTARÉM - “O evento e toda sua organização estão de parabéns, as palestras e debates estão de altíssima qualidade, eventos como esse são de suma importância para nós acadêmicos. Já estou me programando para participar do próximo EGESPA”.

Dayana Portela (LIC/BACH) Geografia UFPA/Marabá – “O Encontro está sendo riquíssimo, pois aborda temas atuais e conta com a presença de palestrantes mestres e doutores que estão contribuindo muito para o melhor desenvolvimento das questões, o evento superou minhas expectativas, uma vez que essas abordagens nos trás conteúdos importantes, os minicursos estão ótimos, em especifico o minicurso de recuperação e revegetação de solos degradados.”

Girlene dos Reis Rebeiro (LIC/BACH) Geografia UFPA/Santarém – Mesmo com os atropelos que ocorrem em qualquer evento, o encontro de Geografia está sendo um sucesso muito bom, seria importante que tivesse temáticas mais voltada ao ensino de geografia, mas achei interessante os temas escolhidos. O minicurso Ensino de Geografia através de imagem foi muito interessante.


Dra. Ivaine Tonini e  Mestranda Paola  
A Mestranda Paola Gomes e a professora Dra. Ivaine Tonini ministraram o minicurso O Ensino de Geografia através da Imagem, também elogiaram o encontro, segundo elas, o evento de geografia foi muito positivo, pois houve uma grande participação dos alunos, o evento abordou bons temas para discursão com o publico. Destacaram ainda a grande participação de alunos de outros cursos que estavam no minicurso em que ministraram e o público que compareceu até o enceramento do evento.

 Professor Me. Rafael Zilio

O Professor Me. Rafael Zilio – UFRJ disse que o evento chamou a atenção por abordar temas ou questões regionais e locais, o professor achou importante a participação de professores de outros estados para abordar temas que não é da realidade dos mesmos – Rafael reitera que “o evento também chama a atenção, pois é um evento do Pará que aborda temas daqui”.




Professora Dra. Elizabete Vidal – ILC/FALE/ UFPA Campus do Guamá
“Um evento dessa natureza é extremamente importante para os professores e alunos, ainda mais porque está acontecendo durante a greve e ter um presença expressiva, isso é uma demonstração que o evento foi uma iniciativa que está dando certo. Tenho uma admiração muito grande pelo que os professores de Altamira conseguem fazer, sabemos que muitas vezes na universidade ‘a gente tira leite de pedra’ trabalhando com poucos recursos, mesmo assim o evento foi um sucesso”  


Celso do Nascimento Ferreira CAGE/Altamira que participou da coordenação geral do 2° EGESPA fez uma analise geral do evento e segundo ele, mesmo com o período de greve o encontro de geografia o surpreendeu pela participação do público, isso foi devido à qualidade das palestras e dos minicursos. Houve a ausência de alguns convidados, mas sem prejudicar as mesas de debates e palestras, apenas um minicurso não aconteceu pela ausência de um professor, entretanto os alunos inscritos foram remanejados para outros minicursos.
Ainda segundo Celso Ferreira há um esforço para que o encontro possa se tornar um evento fixo na programação da faculdade, quanto ao período, os meses de junho e julho são melhores para ocorrer o EGESPA porque há eventos de outras faculdades que ocorrem durante outros períodos isso é divido pelo fato de alguns alunos que estão saindo do período regular e outros voltando para o período intensivo, mas a data do próximo evento somente será definida pela comissão que será formada para a organização do próximo encontro. Celso Ferreira finaliza dizendo “o EGESPA caminha para ser um grande evento, a tendência é que o 3° Encontro de Geografia do sudoeste do Pará possa ser melhor”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário