sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A política de pão e circo continua?!

Meyjael antonio Gomes e Silva*


A política de pão e circo foi um modo de controle da massa na época da antiga Roma, funcionava da seguinte maneira: existia o coliseu que era palco de batalha de escravos denominados de “gladiadores”. Na ocasião eram distribuídos alimentos para a massa que frequentava o local, desta maneira o governo de Cesar controlava a grande parte da população de Roma que chegou a ter mais de 1 milhão de habitantes no seu apogeu.
Pão e Circo é uma tática antiga que ainda hoje funciona muito bem, horas fico me perguntando o que seria uma copa do mundo uma olimpíada, shows com “grandes cantores”, isso não seria uma forma de controlar a massa mundial? Na cidade de Altamira, por exemplo, não existe políticas públicas para a melhoria social, não existe saneamento urbano, o lixo está tomando de conta dos cartões portais da cidade, e parece que ninguém está vendo nada! Mas tem uma coisa que continua funcionando muito bem aqui em Altamira, a “política de pão e circo”. Festas são promovidas frequentemente, a feira agropecuaria do município que é realizada através de iniciativa da gestão do município acontecem todos os anos, sem falhas. Parece que isso é o suficiente para “controlar a massa”, e a população demonstra estar satisfeita com esta forma de governar. Nada mais é feito e todo mundo parece estar de olhos vendados, ou estamos todos simplesmente cegos. Mas uma vez esta provado que este velho e antigo método esta funcionando melhor do que nunca nos dias de hoje.
*Discente do curso de geografia da Altamira

Um comentário:

  1. Na verdade esse tipo de ``distração´´ para a massa, está relacionada tão somente a falta de capacidade dos orgãos competentes para administrar as suas devidas atribuicões, vemos então um grande engodo disponibizado pela gestão atual(referindo-me a gestão de nosso municipio)do qual é perfeitamente recebido pela maioria. Esse artigo foi muito bem colocado pelo senhor Meijael Gomes, que compara caracteristicas de fatos passados com a nossa própria realidade vivida hoje, parabéns!

    ResponderExcluir