sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PROJETO DE LEI OBRIGA POLITICOS ELEITOS E MATRICULAREM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

O projeto de lei do Senado nº 480, de 2007, elaborado pelo Senador Cristovan Buarque obriga os agente públicos eleitos a matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
Em outras palavras, todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. As consequências segundo a avaliação de alguns seriam as melhores possíveis, pois os políticos seriam forçados a melhorarem a qualidade da educação no ensino público.
Vivenciar os problemas da educação em sua própria família é uma forma muito eficaz de sensibilizar os políticos brasileiros da real situação do ensino público de nosso país.
Vale lembrar que tal projeto só será aprovado se houver engajamento e pressão popular.
Maiores informações sobre o projeto podem ser adquiridas no endereço eletrônico:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

Comentando a relação qualidade e quantidade no ensino
O geógrafo José Willian Vesentini, quando de sua passagem pela cidade de Ponta Grossa (PR), argumentou em sua palestra, que em sua época, teve a oportunidade de estudar em escolas públicas de qualidade. Vesentini relata que nessa época existiam boas escolhas públicas e praticamente não existiam escolas particulares. As classes mais abastadas colocavam seus filhos em escolas publicas e faziam pressão para que o ensino fosse de qualidade. Os professores eram respeitados e tinham salários e status de profissionais como juízes e outros.
Segundo a avaliação de Vesentini, hoje as classes mais abastadas colocam seus filhos em escolas particulares e portanto, não exigem um ensino público de qualidade. Por outro lado, o número de alunos de hoje é muito maior do que nas décadas de 50 a 70 o que torna difícil uma educação de qualidade quando a capacidade do sistema educacional público já está mais do que esgotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário