quarta-feira, 27 de abril de 2011

Acadêmicos da UFPA participam de Estágio de Vida na Selva

Foto: da autora
Os alunos das Faculdades de Geografia e Engenharia Florestal, estiveram no ultimo dia 7 de abril, no Estágio de Vida na Selva, promovido pela 51° Batalhão de Infantaria de Selva – Batalhão Capitão-Mor Bento Maciel Parente. O objetivo do evento foi demonstrar aos universitários da UFPA algumas técnicas de sobrevivência no ambiente da selva amazônica.
As atividades se iniciaram no inicio da manhã, com a acolhida, quando foi realizada a entrega da mochila de assalto, contendo marmita, caneca, talheres, cinto com canil e o gorro de selva. Na seqüência os participantes foram encaminhados ao auditório para assistir a uma palestra do contexto Histórico e Geográfico do Exercito Militar, ministrada pelo Tenente Coronel Sérgio Wilton Lopes de Barros.
Foto: da autora

Finalizada a palestra os acadêmicos foram conduzidos para os locais onde aconteceriam as atividades. Dentre os temas ministrados estavam higiene e primeiros socorros, de matérias nativas para construção de abrigo, técnicas de reconhecimento, manuseio e captura de animais peçonhentos, obtenção de fogo e água. Depois do término das atividades ocorreu a formatura dos estagiários, quando foi entoada a oração de guerra da selva e as leis da Guerra, ambas respectivamente entoadas pelos universitários Lídia Patrícia de Lucena Pereira e Jordan Carvalho Pantoja. Após a cerimônia do arriamento da Bandeira e execução do hino nacional, houve a entrega de certificados de participação aos estagiários.
Os acadêmicos avaliaram a experiência de modo bastante positivo, tecendo elogios a todos os militares envolvidos, especialmente pela atenção do Tenente Coronel Sérgio Wilton Lopes de Barros. Segundo os participantes a vivência será muito útil em situações de risco e emergência.
Polyana Lobato -Coordenadora do CAGe Campus de Altamira UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário