quarta-feira, 27 de abril de 2011

CENSURADO


Causava estranheza a faixa em frente a Universidade Federal do Pará, onde lia-se o nome da festa “I Fodal”, com uma tarja negra com a palavra “censurado”. Parece que a tentativa de censura saiu pela culatra, afinal, além do nome da festa estar visível, também estava explicita a palavra de protesto pela tentativa de censura da festa em questão.
O anuncio em questão, era uma propaganda do I Forró da Engenharia Florestal (I FODAL), que aconteceu dia 08 de Abril, em dependências do Campus da Universidade Federal do Pará.
Segundo o coordenador geral do Diretório Acadêmico (DA), Sidney Fortunato da Silva Junior, o nome da festa teria sido censurado pela coordenação geral do Campus de Altamira. A alegação para a censura era de que “o nome da festa estaria expondo uma visão pejorativa da universidade, sujando o nome da UFPA – Altamira”.
Sidney, lembra que se não bastasse a censura do nome da festa de engenharia florestal a coordenação estaria querendo censurar também o Dark Room (sala Escura) da Festa CABe+, organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia.
Outra acusação levanta pelo representante do DA é de que os professores estariam marcando reuniões extraordinárias para debater exclusivamente o nome da festa da comissão de formatura da engenharia florestal 2010 sem convidar a parte mais interessada, os alunos.
O Diretório Acadêmico, classificam como “arbitrária e medieval” a decisão da coordenação do Campus em avaliar como pejorativa o nome da festa.
O que suja o nome da instituição na opinião do DA, são fatos como a deterioração dos materiais do REUNI pelas intempéries, os Centros Acadêmicos que não possuem salas, os prédios com obras atrasadas ou até mesmo a Casa do Estudante sem água durante quase três meses. Isso sim, é visto como uma vergonha segundo o DA. Na opinião deles, esses e muitos outros problemas é que maculariam realmente o nome da instituição.
Baseados nos problemas citados e em muitos outros o DA está propondo a Campanha “S.O.S UFPA”, que foi tirada no nosso conselho de entidades de base, aprovada com um quorum de quase 100 estudantes e que tem como objetivo lutar contra o atual sucateamento do Campus de Altamira.

Participe da campanha "S.O.S UFPA", contra o sucateamento do campus e a favor da liberdade cultural. visite nosso blog: http:// DAtitude.wordpress.com

Fonte das informações: Sidney Fortunato da Silva Junior (Coordenador Geral do Diretório Acadêmico - Gestão ATITUDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário