quarta-feira, 27 de abril de 2011

Professores, alunos e funcionários da Ufopa são perseguidos

Fonte da imagem:http://blogdomarquinho45.blogspot.com/2011/03/ufopa-convoca-classificados-no-mestrado.html

Tudo começou naquela que seria a aula magna da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O reitor pro tempore, Seixas Lourenço, vetou a fala do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que protestava contra a falta de democracia na Universidade. Os alunos acabaram invadindo o local onde acontecia a aula inaugural e em silencio, com as bocas amordaçadas e cartazes protestavam contra a falta de democracia e a precariedade da estrutura da instituição. Desde este episódio, o prof. Gilson Costa, bem como outros técnicos e alunos vem sendo perseguidos pela reitoria, através de aberturas de processos administrativos disciplinares (PDAs) e outras medidas.
Cândido Cunha, avalia que ''o autoritarismo e o arbítrio tomaram conta da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)''. Segundo ele, além do Processo Administrativo Disciplinar (PDA) aberto contra o professor Gilson Costa e as duas sindicância abertas contra estudantes e técnicos administrativos que participaram de um protesto pacífico ocorrido durante uma aula inaugural pública, agora abriram mais processos de perseguição em massa. Calcula-se que entre cinqüenta e oitenta, deverão ser notificados na próxima segunda-feira que foram abertos PADs contra os mesmos por terem participado do referido protesto. Cândido Cunha, alerta para a ''curiosidade'' do fato de que os o processo de sindicância foi concluído em tempo recorde sem que nenhum dos estudantes acusados tenha sido ouvido.
As informações, segundo Cunha teriam vazado no final da tarde de sexta-feira, 8 de abril. No turno da noite, alguns calouros que estudam no chamado "Centro de Formação Interdisciplinar" já teriam sido notificados.
Outras informações conseguidas de forma sigilosa por Cunha dão conta de que serão processados 21 estudantes do Instituto de Ciências da Sociedade, sendo que a maioria deles estudantes do curso de Direito e mais trinta outros alunos dos cursos do Instituto de Ciências da Educação, além de estudantes de vários outros centros e cursos.
Cunha pede apoio de professores e alunos para que participem da campanha de solidariedade ao Movimento Estudantil da Ufopa, ao professor Gilson Costa e ao técnico-administrativo Wallace, que também deverá responder a um processo administrativo. Cunha solicita que as pessoas enviem suas moções de repúdio ao reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário