quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Geografia dos Solos

Profa. Msc. Rita Denise de Oliveira
(Faculdade de Geografia)

Os solos têm importância para o desenvolvimento econômico da humanidade desde a antiguidade, como fonte de alimentação, substrato para construções, matéria–prima e reserva biológica. Na transamazônica, mais precisamente no Município de Altamira, essa funcionalidade tem se mantido através de atividades importantes como agricultura, pecuária e exploração mineral. A Faculdade de Geografia, apesar de ser um curso de implantação recente no Campus de Altamira, e ainda engatinhando nos trabalhos pedológicos, tem obtido resultados interessantes em seus primeiros trabalhos de reconhecimento em áreas urbanas e rurais de Altamira realizados sob coordenação da Prof. MSc. Rita Denize de Oliveira. Nas áreas urbanas foram selecionados alguns bairros residenciais para pesquisa, e dos perfis de solo descritos, observamos que as unidades pedológicas apresentam inúmeras alterações provocadas pela intervenção antrópica, sendo identificados vários objetos como vidro, sacos plásticos, cano PVC, ossos, sandálias. Segundo conversa com moradores locais, vários bairros de Altamira teriam sido aterrados com entulhos, configurando perfis típicos do tecnógeno (feições resultantes de atividade humana) (Figura 01),
Figura 01: Camada superficial dos solos em uma Avenida Via Oeste.
podendo provocar graves problemas ambientais como a contaminação do subsolo. Essa prática inadequada vem acontecendo a algumas décadas em outras cidades Amazônicas como Belém, a exemplo o bairro do Marco, que atualmente enfrenta um expressivo processo de verticalização, cujas conseqüências são imprevisíveis. Quanto às áreas rurais de Altamira, foram selecionadas algumas propriedades rurais no Ramal São Francisco.
A caracterização morfológica dos perfis de solos demonstrou textura acima de 60% de areia, declive acima de 20%, com uso atual predominantemente de pastagem, e perceptível redução no conteúdo de matéria orgânica, através da prática de queimadas, que favorecem ao aparecimento de processos erosivos de grande envergadura como voçorocas (Ver figura 02).
Figura 02: Voçoroca localizada em propriedade Rural próximo ao ramal São Francisco.
Salientamos a necessidade emergencial de praticas que incentivem a manutenção de áreas verdes, e assim, garantir uma maior estabilade do solo reduzindo a ação do splash que favorece o aparecimento de sulcos, ravinas e até mesmo voçorocas. Apesar deste impacto apresentar-se a nível local, os sedimentos transportados através do escoamento superficial são depositados em pequenos córregos que atravessam as propriedades rurais e chegam as áreas urbanas, provocando assoreamento dos mesmos. Neste caso especifico, segundo informações dos pequenos proprietários, algumas nascentes como a do igarapé de Altamira atravessam essas propriedades e são impactadas por praticas inadequadas ao tipo de solo e relevo, a conseqüência é a redução da profundidade do canal pelo assoreamento, provocando enchentes como as observadas as proximidades da foz desse igarapé. Essas enchentes se potencializam ainda mais pelo lançamento de resíduos sólidos nos canais, favorecendo a disseminação de doenças de veiculação hídrica, trazendo vários transtornos a inúmeras famílias. Nesse sentido, destacamos a importância de fortalecermos um grupo de pesquisa em solo, no campus de Altamira, para desenvolver pesquisas sobre fertilidade, manejo, microbiologia, gênese, levantamento e classificação de solos entre outras, sem, no entanto, perder a dimensão social. Esse grupo constituído de profissionais de diferentes Faculdades deveria interagir em Laboratórios institucionais, na qual os docentes possam orientar seus alunos de uma forma mais eficaz, com laboratórios equipados e em pleno funcionamento, formando profissionais qualificados para atuar na região, mitigando uma gama de impactos sob a hidrografia, geomorfologia, pedologia e principalmente sobre a qualidade de vida da população local.
Colaboradores: Geane, Meyjael , Aldani, Germano, Celso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário