sexta-feira, 24 de agosto de 2012

12º CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

12º Congresso Nacional de Iniciação Científica do Semesp terá como tema a Energia Sustentável

Durante os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o Semesp realiza, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, a 12ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP – que, este ano, fará uma homenagem a Adolf Goetzberger. Um dos maiores pesquisadores no campo da energia solar, o cientista foi premiado por suas pesquisas para a viabilização comercial de uma alternativa à utilização de combustíveis fósseis.
A escolha do nome de Goetzberger é em comemoração ao Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser celebrado este ano, mundialmente.
Realizado anualmente pelo Semesp, o Congresso tem por objetivo fomentar a produção de conteúdo científico e identificar as iniciativas que tenham potencial para se transformarem em projetos com aplicação prática. E, além de apoiar o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do ensino superior, este ano o CONIC-SEMESP também terá outro propósito: o do incentivar as práticas sustentáveis.
“Nesta edição do Conic buscaremos não só estimular a iniciativa dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa científica – que deve ser uma crescente no ensino superior brasileiro -, mas, também, fazê-los refletir sobre alternativas sustentáveis, visando a preservação ambiental. Para isso, criamos o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental, inédito neste Congresso”, esclarece o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.
As inscrições para o 12º CONIC-SEMESP deverão ser feitas através do site do Conic-Semesp (www.conic-semesp.com.br). Autores aprovados no ProUni ou Fies estão isentos da taxa de inscrição.
Para participar do Congresso, os alunos – brasileiros ou estrangeiros – devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas brasileiras. Será aceito apenas um trabalho para cada autor, podendo haver um ou mais coautores.
O Congresso é aberto ao público em geral que esteja interessado em acompanhar as apresentações programadas.
O 11º CONIC-SEMESP, realizado no ano passado pelo Sindicato, reuniu 2.641 alunos-pesquisadores e contou com 1.800 trabalhos inscritos.

Fonte: http://conic-semesp.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário