sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CURSO DE GEOGRAFIA (CAMPUS DE ALTAMIRA) RECEBE CONCEITO 3 DO MEC

por Luiz Fernando Roscoche

Estiveram visitando “in loco”, entre os dias 15 a 18 de agosto de 2012 a comissão de avaliação do MEC (Ministério da Educação), constituída pelos professores Rildo Dias da Silva (coordenador) e Isa de Oliveira Rocha. A visita tinha como objetivo a avaliação de renovação de reconhecimento de curso superior de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, embora os avaliadores tenham considerado que não seria Renovação de Reconhecimento e sim apenas reconhecimento.
Os técnicos avaliarão toda a documentação da Faculdade, avaliação da infra-estrutura do curso e do Campus, além de realizarem levantamentos e entrevistas junto a alunos e professores co curso. 
Os avaliadores consideraram que "foram muito bem recebidos, não houve nenhuma resistência por parte dos gestores em providenciar a documentação solicitada e que as reuniões e o trabalho transcorreram na mais perfeita ordem"
No dia 23/08/2012 a coordenação do curso de Geografia recebeu o relatório final de avaliação do curso onde obteve o conceito fina de 3 (numa escala de 1 a 5), sendo considerado portanto Bom. 
No que se refere a organização didático-pedagógica os avaliadores consideraram que nesse quesito "atende satisfatoriamente aos critérios de avaliação", recebendo o conceito 3,8 (numa escala de 1 a 5). Já na dimensão 2,  que diz respeito ao corpo docente o curso recebeu a nota 3,7. Os avaliadores consideraram que "atendeu muito bem aos critérios de avaliação, composto atualmente por 11 docentes, dos quais 2 (dois) possuem a titulação de Doutor e 09 (nove) possuem a titulação de Mestre". E, finamente na terceira dimensão que trata da infra-estrutura física o curso recebeu a nota 1,5.  Segundo os avaliadores esta dimensão não atingiu satisfatoriamente as exigências de avaliação. "Em primeiro lugar com relação aos gabinetes dos professores, número insuficiente para atender ao número de professores e alunos. Falta um espaço exclusivo para a coordenação do curso. Falta um laboratório de informática com número suficiente de computadores que possa atender a demanda. O ponto mais crítico é a biblioteca, faltam livros de bibliografia básica e complementar, número de livros não atendem ao número de alunos, faltam livros com edições mais atuais e periódicos. Os laboratórios precisam ser institucionalizados e precisam de espaço suficiente para atender a demanda exigida pelas disciplinas e pelos alunos.  

Fonte das Informações: Relatório de Avaliação do MEC 

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