quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Por Taiane de Cássia Costa

Dando continuidade à série de matérias sobre os projetos desenvolvidos  pelos  professores da Faculdade de Geografia do Campus Universitário de Altamira da UFPA, apresentaremos os projetos em andamento do prof. Eder Mileno S. De Paula.
O prof. Eder, que possui em seu currículo mestrado em Geografia e especialização em Geoprocessamento pela Universidade Estadual do Ceará, desenvolve dois projetos, a saber:
1.    Mapeamento Colaborativo do Uso da Terra da Transamazônica e Xingu – Pará;
2.    Sensoriamento Remoto na Identificação do Uso da Terra e Cobertura Vegetal do Arquipélago do Embaubal no Baixo Rio Xingú - Pará.
O primeiro projeto é de ensino, e além mapear o uso da terra em escala superior a 1/100.000 (Um para cem mil) da Transamazônica e Xingu, visa principalmente difundir as técnicas de mapeamento de uso da terra através da elaboração de material didático e da realização de cursos. Quanto ao segundo projeto, desenvolve pesquisa sobre o uso das técnicas de sensoriamento remoto para identificação uso da terra do arquipélago do Tabuleiro do Embaubal. E ambos são desenvolvidos no Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais-LAGEO, pelo professor e os bolsistas de monitoria Igor Renan Araújo Oliveira e Pedro Rafael Pojo.

Explica o professor que “identificar o uso da terra torna-se essencial quando se busca o adequado planejamento territorial, pois possibilita, por exemplo, a determinação de áreas aptas ao uso industrial, ou mesmo a delimitação de áreas que devem ser recuperadas.” Ainda acrescenta que “os projetos disponibilizarão para a sociedade informações quanto aos usos da terra de áreas da Transamazônica e Xingu, além de curso sobre técnicas utilizadas para mapeamento de uso da terra”.
                      Imagens de Satélite do Arquipélago do Tabuleiro do Embaubal - Foz do Rio Xingu - Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário