terça-feira, 21 de agosto de 2012

MEC AVALIA CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMPUS DE ALTAMIRA

Durante os dias 16 e 17 de agosto a UFPA campus de Altamira recebeu a visita dos avaliadores do MEC. O objetivo da visita foi avaliar para o reconhecimento do curso superior de licenciatura em geografia.
Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos com conceito 3 e 4 receberão visitas apenas se solicitarem.
AVALIAÇÂO IN LOCO
As atividades exercidas pelos avaliadores no dia 16/08 foram: reunião com a coordenação e professores da faculdade e visita as instalações físicas da faculdade (Instalações administrativas, salas de aulas, instalações sanitárias, biblioteca, laboratórios, acessibilidade etc.).  Já no dia 17/08, a comissão continuou com o processo de avaliação as instalações e preparo do relatório a ser entregue ao MEC, por fim aconteceu a reunião de encerramento primeiramente com professores e depois com os alunos. 
Reunião de encerramento com alunos
Dentro de aproximadamente 10 dias o curso deve receber um comunicado no MEC informando a nota do curso.  Anualmente o MEC divulga o resultado da avaliação dos cursos, os cursos que alcançar um desempenho no Conceito Preliminar de 1 a 2 serão incluídos nas visitas do Inep, sendo obrigatório passar pela visita, e os que alcançar igual ou superior a 3 vão poder fazer a escolha de passar ou não passarem pela visita de avaliação do Inep,  mantendo assim o seu conceito permanente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário