terça-feira, 2 de agosto de 2011

I Seminário Meio Ambiente Sustentabilidade e Gênero: olhares e práticas no cotidiano das mulheres*

Aconteceu nos dias 02 e 03 de junho de do auditório do Campus Universitário de Altamira, como atividade do projeto de extensão coordenado pela Profª Dr.ª Maria Ivonete Coutinho da Silva (UFPA), o I Seminário Meio Ambiente Sustentabilidade e Gênero: olhares e práticas no cotidiano das mulheres, . O objetivo do evento foi abordar a questão ambiental a partir das práticas e valores que permeiam o cotidiano das mulheres seja no contexto urbano ou rural, considerando que a participação das mulheres neste cenário se configura como elemento fundamental, visto que suas atividades no campo da produção agrícola, bem como nas tarefas cotidianas do espaço doméstico demonstram a capacidade e habilidade para lidar com a questão ambiental de maneira mais sensível e responsável.
Estiveram presentes no seminário representantes das Secretarias Municipais, Secretarias de Estado, além de alunos e professores da UFPA, UEPA (Universidade Estadual do Pará) e IFPA (Instituto Federal de Educação do Pará). Também se fizeram presentes mulheres representantes das organizações sociais e de setores governamentais ligados a questão ambiental. Na pauta de discussões do evento a profa. Msc. Andréia Barreto abordou o tema: '' Sustentabilidade no Brasil: Direito de todos''. Já a profa. Msc. Silvia Maia discorreu sobre o papel da mulher na economia brasileira, analisando de modo mais específico as experiências economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis. A discussão da mulher diante dos modelos de desenvolvimento social foi o tema da palestra da profa. Drª Maria Ivonete Coutinho.
Os participantes avaliaram que o evento promoveu um produtivo debate, de modo que propuseram dar continuidade a esta discussão com uma ação conjunta entre os setores que atuam diretamente com a questão ambiental na região e as organizações de mulheres. Na ocasião foi formada uma comissão com as representações dos seguintes órgãos: SEMA, SEMAT, EMATER, MMTC/C e a coordenadora do projeto a fim de desenvolver atividades que possam proporcionar o debate político sobre a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável. A coordenação avalia que este ‘’é um debate que perpassa por dois processos fundamentais: a conscientização de cada cidadão/cidadã e a educação - processos nos quais a mulher desempenha papel fundamental e de relevante contribuição social.

* Profa. Drª Maria Ivonete Coutinho- Faculdade de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário