sábado, 23 de junho de 2012

CAMINHÃO ARREBENTA FIOS E QUASE DERRUBA POSTE DE ENERGIA EM FRENTE A UFPA


por Luiz Fernando Roscoche

Caminhão responsável pelos danos na Rua Senador José Porfirio  
No dia 21/06 por volta das 16 horas um caminhão (de João Pessoa na Paraíba, Placas BHJ - 9821 e carroceria de Mossoró - Rio Grande do Norte - MYL 2809) , que carregava em sua carroceria uma escavadeira mecânica, em transito pela rua Coronel José Porfirio, arrebentou fios de luz, telefone e internet, deixando toda a região sem luz e comunicação. O acidente ocorreu em frente ao Campus I da Universidade Federal do Pará e além de arrebentar a fiação, destruiu um dos postes de energia e ainda quebrou uma das árvores que ficava no meio do canteiro que divide as duas pistas. 
Após cerca de 30 minutos, agentes do DEMUTRAN apareceram para isolar o local e organizar. Antes da chegada do órgão, pessoas transitavam em meio a fios de luz arrebentados e veículos passavam embaixo do poste de energia em eminencia de desabamento desconsiderando o risco que corriam.  
Poste danificado no acidente.
Enquanto  os órgãos de transito não chegam ao local
veículos e pessoas trafegam entre  fios de luz e
embaixo do poste que corria risco de desabar. 
A energia dos Campi da UFPA foi reestabelecida ainda na noite do dia 21 após realização do trabalho da Rede Celpa com a instalação de um novo poste, visto que o anterior apresentava risco de queda. Segundo o Analista em Tecnologia da Informação da UFPA, Igor B. Loureiro  somente no dia 22 é que foi reestabelecida a Internet do Campus II e o serviço de telefonia do Campus I. A internet do Campus I e a telefonia do Campus II foram reestabelecidas somente 14 horas após realização do trabalho da Embratel”.
Devido ao acidente, muitos empreendimentos na Rua Coronel José Porfirio paralizaram suas atividades em função da falta de luz, telefone e internet, amargando com isso muitos prejuízos.  Os moradores de entorno também sofreram com a falta desses serviços.
Somado aos prejuízos das pessoas físicas há de se considerar os múltiplos órgãos ligados ao setor de transito, energia e telecomunicações que tiveram que se mobilizar para reestabelecer esses serviços.
Árvore que oferecia sombra aos usuários do local
é danificada
Devemos lembrar que este não é o primeiro acidente dessa natureza que acontece no centro da cidade. A imprudência, imperícia e a notória falta de bom senso de alguns motoristas têm gerado prejuízos crescentes ao patrimônio público e privado além de colocar em risco a vida de dezenas de cidadãos. 
Tal fato levanta a problemática da falta de qualificação e preparo de muitos motoristas que trafegam pela cidade. 
Por outro lado, suscita ainda a falta de normatização e de fiscalização pelos órgãos responsáveis pelo transito no município que parece agir de maneira paleativa frente aos transtornos provocados pelos veículos pesados em pleno centro da cidade, agravando com isso os problemas do já caótico sistema de transito de Altamira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário