segunda-feira, 4 de junho de 2012

NA CIDADE DA HIDRELÉTRICA FALTA ENERGIA

 por Vandinei S. Nascimento


A rede CELPA vem enfrentando uma grave crise financeira com dividas que podem chegar R$ 2,4 bilhões, em fevereiro a empresa apresentou um plano de recuperação judicial à Justiça, mas a insatisfação dos paraenses só aumenta. Nos últimos dias alguns bairros de Altamira tiveram o fornecimento de energia interrompido, a CELPA informou que isso se deve a manutenção da rede e a sobrecarga ocasionada por ligações clandestinas.

Ligações clandestinas prejudicam fornecimento de energia 
Alguns moradores do bairro Olaria estão sem energia elétrica em suas residências, sendo que nos últimos dias o fornecimento no bairro é interrompido quase que diariamente.
Na opinião dos moradores os motivos que levam a sobrecarga do sistema elétrico seriam as geleiras localizadas na rodovia Ernesto Acioly, segundo eles, a maioria das geleiras estão em situação irregular com a rede CELPA. Outro motivo seria que algumas residências possuem ligações clandestinas de energia elétrica. Os moradores que tem a situação regular dizem que estão sendo prejudicados tanto pelas geleiras quanto por moradores que fazem ligações de forma irregular, dizem ainda que querem resolver a situação, mas que a CELPA não estaria demonstrando interesse na regularização.

As frequentes quedas de energia também prejudicam o trânsito no local. Em várias situações cabos pegaram fogo, devido a curto circuito e obstruíram a passagem de veículos e pedestres. 


Rodovia Ernesto Acioly com a Abel Figueiredo
O DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) optou por desligar o semáforo localizado na rodovia Ernesto Acioly, pois segundo o órgão o desligamento se faz necessário devido a sensibilidade dos  LEDs (em inglês  Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz), que podem queimar com a variação de energia. O DEMUTRAN informou que só irá religar o semáforo  quando a distribuição da energia se normalizar no bairro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário