quinta-feira, 28 de junho de 2012

NOTÍCIAS DE BELO MONTE: UMA PEQUENA VITÓRIA DO RIO XINGU


 por Prof. Dr. Rodolfo Salm

A construção de Belo Monte afetou a vida de todos por aqui, primeiramente ao aumentar a níveis astronômicos os preços dos aluguéis. Claro que milhares de casas deveriam ter sido feitas com antecedência na cidade pelo consórcio construtor da barragem para os trabalhadores que estão chegando. Mas para que se preocupar com isso se é mais fácil desalojar os moradores da cidade? A construção de Belo Monte também transformou completamente o outrora pacato trânsito da cidade. É difícil acreditar, mas caminhões e ônibus a serviço das empresas construtoras trafegam em alta velocidade nas estreitas ruas da cidade, ameaçando e frequentemente matando seus moradores. Também aumentaram os casos de violência contra crianças. Isso tudo vem em um único grande pacote de mega-construções como Belo Monte. As medidas mitigatórias e compensatórias são ilusórias, insignificantes ou existem somente no papel para justificar politicamente a violência contra essa região.
Com tantas transformações para pior que aconteceram por aqui, era de se esperar que, com o início das obras, as manifestações contrárias a ela aumentassem. Não. Ao contrário, elas cessaram quase que completamente. Há um desânimo generalizado dos que são contra, como se finalmente agora a barragem fosse realmente inevitável. Porém, gente contra não falta. Inclusive muita gente que defendia a obra já percebeu que não vai enriquecer e que a coisa toda foi uma grande furada. Mas cidade está totalmente dominada.
Apesar de certo desânimo para escrever, tenho que admitir que me sobram “ganchos” excelentes para começar um artigo para o Correio. Em janeiro, por exemplo, foi amplamente anunciada a construção de uma ensecadeira no rio Xingu (Construção de ensecadeira marca início das obras de Belo Monte no leito do Xingu). A ensecadeira é um barramento rústico, de pedras e terra, que cria um desvio no rio necessário para a construção da barragem. Fazê-lo em janeiro, no auge da época de elevação do nível do rio, e não na seca, quando isso seria obviamente mais fácil, foi uma operação ousada. O que não foi publicado em lugar nenhum é que o rio superou essa barreira e desapareceu para todo o sempre com uma série de caminhões e outras máquinas, levados pela corrente para o fundo do seu leito profundo. Ainda que pequena e momentânea, foi uma gloriosa vitória do rio Xingu. Que merecia ser divulgada e comemorada!

2 comentários:

  1. Nossa, mas como esse professor de meia tigela mente em dizer que o Rio Xingu levou para o fundo do seu leito vários caminhões e tratores... kkkkkkk fala sério! Se vc é contra, use argumentos verdadeiros e não ficar inventando poesia para enganar as pessoas que não sabem da importância da UHE Belo Monte. Todos tem seu direito de defender a sua opinião, agora ficar inventando poesia contra os serviços da Obra???? Hunnnn...Vc nao entende nada de engenharia, vc acha q esse tipo de erro realmente acontece como os profissionais que estão atuando nessa área? Vamos estudar néh Professor, acho q vc deve voltar e se formar novamente. Prove para todos do blog que é verdade isso que realmente acontece!

    Aff... é cada um que aparece!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se esse jornal aceita a opinião dos que são a favor da UHE Belo Monte!, Ou quer que todos fiquem inventando mentiras contra a Obra para poder ter seu comentário aqui!

    ResponderExcluir