sexta-feira, 22 de junho de 2012

MST INVADE ALPA


Por Taiane de Cássia 


No ultimo dia 20 de junho de 12 pela manhã o (MST) Movimento dos trabalhadores sem terra invadem á ALPA - Aços Laminados do Pará. A ALPA é uma siderúrgica para produção de aço a ser construída pela Vale S.A no município de Marabá, para entrar em fase de produção no ano de 2013, que já conta com a Licença Prévia de Instalação concedida pelo governo do Estado, em cerimônia realizada em 31 de março de 2010. A Siderúrgica Será instalada na área da fase III do Distrito Industrial de Marabá, Km 11, rodovia Transamazônica no sentido de Itupiranga. A área foi adquirida pelo governo do Estado através de desapropriação, com o tamanho de 1.035 há, sendo que a planta industrial ocupará 253,71 há. A estimativa é de produzir 2,5 milhões de toneladas/ano de placas de aço e laminados a quente, que na sua grande maioria será destinada à exportação.
fonte:  http://www.mst.org.br   
As estruturas a serem implantadas pela empresa são: planta industrial; acesso ferroviário ligando a área industrial à Estrada de Ferro Carajás; terminal fluvial às margens do rio Tocantins; linha de transmissão de energia elétrica; estruturas de apoio associadas. O investimento previsto pela empresa, para esta estrutura, é da ordem de 3,7 bilhões de dólares, sendo 45% empregados em equipamentos e 55% em serviços.

Dezenas de famílias foram desapropriadas da área onde será construída a siderúrgica. Às famílias de sete (7) Projetos de Assentamentos criados pelo INCRA (Belo Vale, Palmeiras Jussara, Santa Rita, Burgo, Boa Esperança do Burgo, Grande Vitória, Alegria) que ficarão no entorno da área em que à siderúrgica irá ser construída. O movimento ainda reivindica outros impactos ambientais, como: Poluição das águas superficiais e subterrâneas, Passagem de estradas e linhas de transmissão de energia pelas propriedades das famílias, Ameaça de desapropriação das áreas dos agricultores, como já esta acontecendo com 42 famílias do PA Belo Vale.  O protesto faz parte da chamada “Ação Global”, realizada em várias partes do país contra o controle dos recursos naturais por empresas transnacionais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário