quinta-feira, 28 de junho de 2012

FACGEO APROVA 20 BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA


por Luiz Fernando Roscoche

A Faculdade de Geografia,  Campus de Altamira, deverá contar em breve com 20 novas bolsas, voltadas para quem deseja trabalhar no ensino da geografia. A FACGEO foi contemplada no mais recente edital da seleção interna UFPA/ PIBID – Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência.
O PIBID é uma iniciativa da CAPES/MEC. Dentre seus principais objetivos, está a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e visa inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e contribuir para a articulação entre teoria e prática na formação dos futuros professores.
Os alunos selecionados desenvolverão suas atividades em escolas públicas do município de Altamira, sob a coordenação do Prof. Me. Daniel Vallerius, e deverão cumprir 30 horas mensais (no mínimo) de atividades realizadas em ambiente escolar. O valor da bolsa é de R$ 400,00.
Além dos alunos bolsistas, professores da rede pública de ensino também serão contemplados com bolsas dentro deste projeto, no intuito de oferecer acompanhamento e supervisão as atividades desenvolvidas pelos alunos vinculados ao PIBID.
A seleção para o programa será realizada em breve e o professor Daniel se mostra otimista com os resultados esperados: “A implantação do PIBID será muito importante para o despertar do interesse dos alunos de nosso curso – uma licenciatura, sempre é bom lembrar – pela docência e para aqueles que desejam estudar novas possibilidades no âmbito do ensino da geografia”.
O Campus de Altamira também deverá receber programas PIBID nos cursos de Biologia e Letras, permitindo a realização de trabalhos e atividades transversais com tais áreas e fortalecendo o programa dentro da instituição.
FACGEO aprova 8 bolsas de Extensão
No dia 21 de maio a Pró-Reitoria de Extensão, publicou o resultado dos programas e projetos contemplados com bolsa de extensão: Navega Saberes/Infocentros. Ao todo a UFPA, aprovou 51 projetos, sendo que a Faculdade de Geografia, Campus de Altamira, aprovou 3 projetos nesse edital, destinando duas bolsas de extensão para cada projeto. Os projetos aprovados pertencem aos  professores Luiz Fernando Roscoche, Luciana Martins Freire e José Queiroz de Miranda Neto.
Outras duas bolsas foram conseguidas através do edital ‘’Eixo Transversal Inovação e Tecnologia’, sendo uma bolsa para o projeto “Mapeamento temático da província espeleológica Altamira-Itaituba, Estado do Pará” e  outra bolsa para o projeto coordenado pelo prof. Me. Daniel Mallmann Vallerius através do projeto “Outros saberes, novas conexões: inovação e tecnologia na formação dos professores de Geografia e demais Ciências Humanas”.
Os alunos devem ficar atentos para os editais de seleção que devem estar em breve nos murais da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário