quinta-feira, 28 de junho de 2012

GENTE DA NOSSA TERRA: BAIANA DA COCADA

por Taiane de Cássia
Vandinei S. Nascimento  

O Jornal da Geografia inicia uma série de matérias mostrando as pessoas que ajudam a fazer a história de Altamira.
E para dar início a essa série fomos entrevistar uma simpática senhora que conquista a todos não somente  pela simpatia, mas também pela sua história de vida.
Natural de Vitória da Conquista na Bahia (mas altamirense de coração), Irene Ferreira Guerra veio para o Estado do Pará em 1977 com familiares, casou-se e teve quatro filhos em Altamira. Assim que chegou a cidade com a família, adquiriram uma chácara próxima ao KM 04 Altamira - Brasil Novo e começou a vender mangas na cidade, começando assim a conquistar amigos e clientes. Posteriormente, incrementou suas vendas com outras frutas e ervas. A famosa cocada da baiana só veio surgir em 1990, e a partir daí se dedicou exclusivamente a esse tipo de produção.
Com dons natos de comerciante conquistou muitos clientes e amigos em suas abordagens. Irene Guerra se orgulha de sua história de vida, ao proporcionar  a formação educacional de seus filhos e adquirir sua casa com o suor de seu trabalho, percorrendo as ruas da cidade com uma bacia na cabeça gritando “olha a cocada da baiana”.
Baiana como prefere ser chamada, diz que nos últimos anos suas vendas caíram muito. Quando indagada sobre se vai continuar com a atividade ela é enfática “gosto do que faço... A gente acostuma e é com meu trabalho que faço novas amizades todos os dias, e isso faz bem pra gente”. Além das cocadas, ela vende também bombons de amendoim torrado com calda de chocolate. Percorre diariamente o centro da cidade durante o meio dia, e a noite vai de mesa em mesa nos bares da orla de Altamira oferecendo suas cocadas e bombons.
Ela se emociona com as homenagens recebidas ao longo do tempo e guarda algumas lembranças que para ela são muito importantes. Até um poema já foi feito em sua homenagem, o qual exibe na parede de sua residência com orgulho.



A Baiana da Cocada

Olha a cocada da baiana!
Pelas ruas vai falando
Nas noites, na orla do Caís
O público cai conquistando.

Bacia solta na cabeça
é sua marca registrada
Todo mundo já conhece
A baiana da cocada.

Que, anda, corre, pula e brinca
Rodopiando a dançar
Faz a sua propaganda
Pois quer a vida ganhar.

Com a cocada ganha pão
Com elegância e simpatia
Esse encanto de pessoa
Faz da vida poesia.

Simboliza Altamira
Também a orla cais
Quem não conhece a baiana
Não conhece nada mais

As cocadas da Baiana
A Baiana das cocadas
Um docinho, Um encanto
Duas marcas registradas

Poema de: Francisco Cândido, 31 de agosto de 2007.


Se por acaso encontrar uma senhora com uma bacia na cabeça gritando “olha a cocada da baiana” “vamos negociar” fique certo de que se trata da dona Irene Guerra e fique a vontade para chama-la de Baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário